Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

Recursos Abertos

Jogos, gramática, tutoriais etc

Site: Texto Livre Eventos
Curso: Ciência Aberta: Espaço Compartilhado dos Grupos de Semiótica do Brasil
Livro: Recursos Abertos
Impresso por: Usuário visitante
Data: segunda, 21 set 2020, 06:57

1. Revistas Online de Semiótica

revista Cadernos de Semiótica Aplicada

  • CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada
    • Revista criada pelo grupo CASA, da UNESP de Araraquara. Fiz parte do grupo principal, aquele que criou a revista, e foi nessa época, justamente para fazer a revista, que aprendi um pouco de html. Fui Editora responsável da revista CASA nos dois primeiros anos (quatro números em 2003 e 2004), quando vim pra UFMG e passei a revista para o departamento de Semiótica da UNESP de Araraquara, sede do grupo CASA. A revista foi idealizada pelo professor da Unesp, e pesquisador considerado pelos maiores como o maior semioticista brasileiro, Ignácio Assis Silva, uma figura fantástica que, infelizmente, faleceu dois anos antes do lançamento do primeiro número dos CASA. A revista é um dos dois principais periódicos científicos online dedicados à semiótica no Brasil.
    • Editor responsável atual: Jean Cristtus Portela

revista estudos semióticos

  • EsSe - Estudos Semióticos
    • Lançada em 2005 pelo GESUSP (Grupo de Estudos Semióticos da USP), na esteira dos CASA, a revista EsSe é o outro dos dois principais periódicos científicos de Semiótica no Brasil. Ivã Carlos Lopes, líder do GESUSP, fez parte ativa da criação da revista CASA. O grupo foi e continua sendo palco de debates que engrandecem como pesquisadores de semiótica os seus integrantes, inclusive eu, que entrei no grupo na sua criação, durante o doutorado, e, logo após a minha defesa, ajudei a criar o FAPS (Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/faps/2015/faps2015.html)
    • Editores responsáveis atuais: Ivã Carlos Lopes (USP) e José Américo Bezerra Saraiva (UFC)

Revista Texto Livre

  • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
  • A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia foi lançada em 2008 para abrir um espaço ainda raro de publicação científica de pesquisas interdisciplinares. A semiótica foi e continua sendo um de seus pilares, com participação ativa de semioticistas como pareceristas e nas comissões científicas nacional e internacional. Fui sua idealizadora e realizadora, mas o crescimento editorial começou de fato com a entrada da Daniervelin Pereira como Editora responsável em 201(conferir)
  • URL: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre
  • Editores responsáveis atuais: Ana Cristina Fricke Matte (UFMG) e Daniervelin Renata Marques Pereira (UFMG)

Outras

Outras importantes revistas brasileiras e estrangeiras de semiótica podem ser consultadas na página do GESUSP: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/links/links2.html

2. Jogos Educacionais Abertos

São jogos produzidos para estudos específicos cuja maior preocupação é estimular a reflexão como ponto de partida para o aprendizado.

O principal para a semiótica, até agora, é o Linha do Texto.

2.1 Linha do Texto

Jogo concebido e implementado por Ana Matte (versão 1) e Rubens Ribeiro (versão 2) para trabalhar eixos semânticos.

Um jogo criado no Linha do Texto é um jogo semântico/semiótico que procura, a partir do cálculo da posição de textos num eixo semântico em cujos extremos residem conceitos normalmente tomados dicotomicamente, ou seja, ou classificamos como sendo A ou como sendo B, deixando passar pequenas diferenças que o linha do texto vai trazer à tona.
Como o jogo faz isso? Pela decomposição dos extremos do eixo semântico em parâmetros. Cada jogador vai “votar” na posição que melhor define o texto segundo o sub-eixo semântico do parâmetro, e não do eixo principal. Veja um texto aberto para votação:

Página do Linha do Texto com texto aberto para votação

Cada jogo vai ter uma lista de textos, devemos clicar encima de cada título para votar. O resultado pode surpreender e é a base para uma reflexão mais profunda sobre o eixo que, praticamente sempre, mostra-se não dicotômico, mas como um contínuo de um lado a outro. Veja um resultado, que aparece abaixo da lista de textos para votação:

Página do Linha do Texto com o resultado da votação até o momento

Assim que o primeiro jogador termina sua jogada, desde que feita de forma comprometida, já é possível vislumbrar um resultado não dicotômico.

O resultado final é modificável a cada novo voto, de modo que o último jogador vê a linha dos textos diferentemente que o primeiro. Uma forma interessante de trabalhar com grupos fechados é pedir que cada jogador capte um screenshot da linha dos textos ao final de sua jogada e compartilhe com os colegas,  com informação de data e hora da realização, para discussão.

O software permite criar jogos que funcionam como enquetes complexas sobre a relação entre textos, baseando o resultado na análise das classificações dos jogadores sobre cada texto em relação a cada parâmetro pré-definido. Por exemplo, experimente jogar o "cultura livre versus cultura proprietária 2017", no qual vamos testar essa oposição a partir de textos relacionados. O resultado dos votos obtidos até agora aparece no final da página.

Pelo link do Linha do Texto [http://textolivre.org/aplicacoes/linhadotexto/modulos/jogos/buscar_jogo.php], com os campos em branco, o botão "buscar" retorna todos os jogos cadastrados. Alguns pedem usuário e senha, pois foram criados para grupos específicos.

2.2 Vírgulas pra que te quero

Jogo elaborado por Ana Matte no Texto Livre.

  • Coloque no campo de texto uma ou mais frases com as quais está em dúvida sobre a pontuação.
  • No final do texto deve ter um ponto final (se terminar com outra pontuação, inclua o ponto final após a frase para não dar erro; isso é um bug conhecido...).
  • O jogo vai colocar a frase em uma tabela, mudando o nível do texto conforme as vírgulas.
  • Procure observar se as partes separadas tem sentido sozinhas ou, ao menos, se retirado o trecho que intercala duas partes, o sentido está completo.
  • Se não estiver, tente novamente colocando a pontuação onde parecer mais adequado, até obter um resultado satisfatório. http://www.textolivre.org/aplicacoes/virgulas/

ATENÇÃO: o jogo precisa de betatesters dedicados à construção do tutorial ou instruções para incluir no site. Quem fizer, como tudo no Texto Livre, entra la lista de créditos. Se tiver interesse em participar, escreva para mim: acris@textolivre.org.

2.3 Crases

Jogo criado pela Ana Matte no grupo Texto Livre. Envie uma frase com crase para o jogo e ele vai te retornar várias frases pela desconstrução da crase. Se nenhuma opção for aceitável, a crase está incorreta. Veja também as exceções, no rodapé. http://www.textolivre.org/aplicacoes/crase/

ATENÇÃO: o jogo precisa de betatesters (pessoas que testam o sistema para encontrar problemas e dar sugestões de melhorias), especialmente para colaborar com um tutorial e para colaborar na construção da lista de excessões. Se tiver interesse em colaborar, entre em contato comigo: acris@textolivre.org.

2. Gramática Online

Gramática para consulta produzida pelo grupo Texto Livre/FALE/UFMG: http://www.textolivre.org/aplicacoes/gramatica_online/ (versão 1).

ATENÇÃO: a versão mais nova, que pode ser consultada em celular e permite criar exercícios de fixação, está com o software pronto há anos mas precisa de voluntários para colocar o material lá, tanto o material que já está disponível na versão atual quanto novos materiais. Se tiver interesse em colaborar, entre em contato comigo: acris@textolivre.org.