Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Recursos Abertos

1. Revistas Online de Semiótica

revista Cadernos de Semiótica Aplicada

  • CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada
    • Revista criada pelo grupo CASA, da UNESP de Araraquara. Fiz parte do grupo principal, aquele que criou a revista, e foi nessa época, justamente para fazer a revista, que aprendi um pouco de html. Fui Editora responsável da revista CASA nos dois primeiros anos (quatro números em 2003 e 2004), quando vim pra UFMG e passei a revista para o departamento de Semiótica da UNESP de Araraquara, sede do grupo CASA. A revista foi idealizada pelo professor da Unesp, e pesquisador considerado pelos maiores como o maior semioticista brasileiro, Ignácio Assis Silva, uma figura fantástica que, infelizmente, faleceu dois anos antes do lançamento do primeiro número dos CASA. A revista é um dos dois principais periódicos científicos online dedicados à semiótica no Brasil.
    • Editor responsável atual: Jean Cristtus Portela

revista estudos semióticos

  • EsSe - Estudos Semióticos
    • Lançada em 2005 pelo GESUSP (Grupo de Estudos Semióticos da USP), na esteira dos CASA, a revista EsSe é o outro dos dois principais periódicos científicos de Semiótica no Brasil. Ivã Carlos Lopes, líder do GESUSP, fez parte ativa da criação da revista CASA. O grupo foi e continua sendo palco de debates que engrandecem como pesquisadores de semiótica os seus integrantes, inclusive eu, que entrei no grupo na sua criação, durante o doutorado, e, logo após a minha defesa, ajudei a criar o FAPS (Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/faps/2015/faps2015.html)
    • Editores responsáveis atuais: Ivã Carlos Lopes (USP) e José Américo Bezerra Saraiva (UFC)

Revista Texto Livre

  • Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
  • A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia foi lançada em 2008 para abrir um espaço ainda raro de publicação científica de pesquisas interdisciplinares. A semiótica foi e continua sendo um de seus pilares, com participação ativa de semioticistas como pareceristas e nas comissões científicas nacional e internacional. Fui sua idealizadora e realizadora, mas o crescimento editorial começou de fato com a entrada da Daniervelin Pereira como Editora responsável em 201(conferir)
  • URL: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre
  • Editores responsáveis atuais: Ana Cristina Fricke Matte (UFMG) e Daniervelin Renata Marques Pereira (UFMG)

Outras

Outras importantes revistas brasileiras e estrangeiras de semiótica podem ser consultadas na página do GESUSP: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/links/links2.html