Registro das Conferências em Chat

2019

12 de novembro - Carlos Alexandre Oliveira

Educação no século XXI: qual o papel das tecnologias digitais na escola?

Por Carlos Alexandre Oliveira – NEPCED/UFMG

12 de novembro de 2019 às 20h

Sala de Conferências do CILTEC

Coordenador e Moderador: Carlos Henrique Silva de Castro

Os slides podem ser acessados na sala de conferências

LOG

[20:27] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Boa noite oficial a tod@s!
‎[20:28] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Agora o professor CARLOS ALEXANDRE OLIVEIRA traz a conferÊncia  Educação no século XXI: qual o papel das tecnologias digitais na escola?
‎[20:28] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Carlos Alexandre Oliveira é graduado em Letras - Licenciatura Plena - com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Santa Luzia - CESSAL / MG. Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos
‎[20:28] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - PósLin / FALE / UFMG.
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Especialista em Mídias na Educação pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - CEAD / UFOP-MG / UAB. Mestre em Educação e Docência/MP pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - PROMESTRE / FaE/UFMG. Pesquisador das áreas de Linguística Aplicada (Linguagem & Tecnologia),
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Educação (Educação Tecnológica & Sociedade) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso pedagógico, no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita da/na cultura digital (FALE / FaE / UFMG).
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED / CEALE / FaE/UFMG). Foi docente de educação básica, de níveis fundamental e médio, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no período de 2000 a 2011, e Coordenador / Professor Orientador de Aprendizagem do Programa de Educação Profissional para a
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA), integrado ao ensino médio (SRE-C / SEE-MG), no período de 2009 a 2010.
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Atualmente, é Docente Colaborador da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE / UFMG) e Docente Colaborador da Universidade Aberta do Brasil (UAB / UFMG).
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Tem experiência em Consultoria Pedagógica (Linguagem & Tecnologia / Educação & Tecnologia), Coordenação e Orientação de Grupos de Trabalho Docente de Língua Portuguesa com plano de atuação das TDIC em sala de aula, Educação a Distância (EAD), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Recursos Educacionais Digitais (Tecnologias Emergentes)
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ voltados ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, e na área de Letras com ênfase em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa, com atuação nos seguintes temas: gêneros discursivos/textuais, gêneros digitais, discurso, saber e o fazer docente, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa, formação inicial e
‎[20:29] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ continuada de professores de educação básica para uso das TDIC em sala de aula, letramento(s), letramento digital, multiletramentos, multimodalidade, inclusão digital na escola (e o uso das TDIC na educação), leitura e escrita.
‎[20:30] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Professor CarlosAlexandre, seja bem-vindo!
‎[20:30] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ A palavra é toda sua.
‎[20:30] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Vc tem até 40 minutos para a apresentação.
‎[20:30] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Depois abrimos para questões.
‎[20:30] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Fique à vontade!
‎[20:30] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Obrigado, Carlos!
[inserido na edição: CÓDIGO DOS SLIDES: 2019-CarlosAlexandre ]
‎[20:33] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ CarlosAlexandre, pode começar!
‎[20:33] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ Somos todos olhos
‎[20:33] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Gostaria de agradecer a todos os organizadores, em especial  ao Prof. Carlos Henrique pelo convite.
‎[20:34] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E gostaria de agradecer também a todos que estão aqui participando dessa conferência. Em especial, a todos os meus alunos presentes e que também ficaram ansiosos e surpresos com a existência de um evento online de porte como o CILTec-online.
‎[20:34] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Quero ressaltar, nesse momento, o tamanho de minha felicidade em poder compartilhar meus estudos/pesquisas e experiências docentes com vocês.
‎[20:34] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Espero que tenhamos uma noite muito proveitosa.
‎[20:36] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O que pretendemos?
‎[20:37] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Refletir sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais na escola para aprender e ensinar.
‎[20:37] ‎<‎CarlosCastro‎>‎ CarlosAlexandre, acho que pode ir um pouco mais rápido. Se possível, claro
‎[20:37] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Discutir sobre a formação, as características e a atuação do professor na cultura digital.
‎[20:37] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Sim. Estou tendo um probleminha aqui de conexão.
‎[20:38] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Precisamos pensar como era a escola ANTES.
‎[20:38] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Uma escola com "raízes" do século XIX.
‎[20:39] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ e agora?
‎[20:39] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ A escola mudou?
‎[20:39] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Continua a mesma. Mas os nossos alunos não.
‎[20:39] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E o que eles querem?
‎[20:40] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Perdão! Estou no slide 3, 4, 5 e 6.
‎[20:41] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Hoje temos professores do século XX.
‎[20:41] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Aluno do século XXI.
‎[20:41] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E uma escola do século XIX.
‎[20:42] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 7.
‎[20:42] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 8.
‎[20:43] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas precisamos, também, pensar em nossa crianças.
‎[20:43] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Estas já "nascem" conectadas. Slides 9, 10 e 11.
‎[20:43] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vejam as imagens aí e reflitam!
‎[20:44] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Como não trazer as tecnologias para a escola?
‎[20:45] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Diante disso, precisamos pensar sobre a "Alfabetização Digital" e o "Letramento Digital".
‎[20:46] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Penso que é muito difícil separar os dois nos dias de hoje. Ou seja, será que somos completamente alfabetizados e letrados digitalmente?
‎[20:46] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ “ser letrado digitalmente requer modificações na maneira de ler e escrever na tela, ou seja, uma nova maneira de se ver e estar no mundo (OLIVEIRA JÚNIOR, 2018, p. 33).
‎[20:47] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ ara um cidadão ser letrado digitalmente ele “precisa ir além de manusear tecnicamente o computador. Necessitaria desenvolver capacidades que o ajudem a interagir e comunicar-se eficientemente em ambientes digitais”.
‎[20:47] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ não basta apenas saber ligar/desligar o computador, é importante saber usufruir criticamente dessa tecnologia para a produção e apropriação de conhecimento (VELLOSO, 2010).
‎[20:47] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Se refletirmos mais...
‎[20:48] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ vamos ver que “a aquisição do letramento digital seria uma necessidade educacional e de sobrevivência” (VELLOSO, 2010, p. 35).
‎[20:49] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas pensando sobre isso, o que ainda falta?
‎[20:50] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Qual é o problema que estamos enfrentando em sala de aula quando pensamos na inserção das tecnologias digitais nas práticas docentes?
‎[20:50] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Tecnologia ou Metodologia?
‎[20:50] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vamos pensar juntos?
‎[20:51] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Gosto muito desse vídeo:
‎[20:51] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ https://www.youtube.com/watch?v=QzwNpyoX1xk
‎[20:51] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vocês já devem conhecê-lo.
‎[20:52] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas não adianta inserir tecnologias nas aulas se a metodologia não mudou.
‎[20:53] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Continua com fortes pontos de uma educação tradicional, conteudista.
‎[20:54] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Isso nos remete a pensar em uma escola chamada de "Agência de Letramento" que todos nós somos obrigados a passar por ela.
‎[20:54] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Para Kleiman (2004), os espaços que orientam as práticas de indivíduos e comunidades para letramentos diversos são chamados de “agências de letramentos”, na qual somos obrigados a passar por elas no decorrer de nossa formação educacional.
‎[20:55] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas com toda essa evolução da era digital, precisamos pensar e repensar a escola, os nossos alunos e o que eles trazem como "bagagem" para a sala de aula.
‎[20:56] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Seria uma Escola Conect@da?
‎[20:56] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ “A escola deixa de centrar-se no ensino e passa a centrar-se nas aprendizagens. Essa mudança só é possível se o professor adotar uma concepção construtivista da aquisição do conhecimento” (OLIVEIRA, 2016, p. 29).
‎[20:57] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E quando pensamos nos "Multiletramentos"?
‎[20:57] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎  “A multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e comunica” (ROJO, 2012, p. 13).
‎[20:58] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Essa variedade de informações em variados formatos de textos e imagens para se comunicar e "sobreviver" nesse meio digital.
‎[20:58] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ É preciso pensar também na "Multiculturalidade".
‎[20:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Quem são os nossos alunos de hoje?
‎[20:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O que eles trazem para a sala de aula?
‎[20:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Qual é a realidade deles fora da escola?
‎[20:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O que eles querem falar?
‎[20:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Eles têm voz?
‎[21:00] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Como eles veem a escola de hoje?
‎[21:00] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Precisamos refletir sobre o nosso papel nesse cenário. E o que fazer?
‎[21:01] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O professor e as tecnologias?
‎[21:01] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Quem somos nesse ciberespaço?
‎[21:02] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Estamos preparados para essa era digital? Para essa geração "alfa"?
‎[21:02] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Para Lévy (1999), o professor da era digital...
‎[21:03] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ somos um arquiteto e um engenheiro do conhecimento. Mas estamos projetando o que na escola?
‎[21:03] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ A escola está nos oferendo um espaço para criar e empreender com tecnologias digitais?
‎[21:04] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ainda com Lévy (1999),
‎[21:04] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ um profissional que desenvolva estratégias metodológicas e que leve os alunos a construir um aprendizado contínuo, de forma autônoma e integrada e os habilitem, ainda, para a utilização crítica das tecnologias.
‎[21:05] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Para Soares (2002), o professor tem grande necessidade de desenvolver o letramento digital.
‎[21:06] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E se ele não for usuário das tecnologia digitais fora da escola?
‎[21:06] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Como fará para utilizar os recursos que as tecnologias oferecem para aprender e ensinar?
‎[21:07] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 21.
‎[21:07] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Com isso, somos considerados imigrantes digitais?
‎[21:08] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ou também estamos aprendendo nessa era digital?
‎[21:08] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Qual é o papel do professor nos dias de hoje?
‎[21:08] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Detentor do saber?
‎[21:09] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mediador?
‎[21:09] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 24.
‎[21:09] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Não é mais o centro do processo.
‎[21:10] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Precisa desafiar seus alunos a produzirem, criar e pesquisar.
‎[21:10] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Estimula a autonomia dos alunos.
‎[21:11] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Não oferece respostas prontas. O aluno precisa refletir, ler e interpretar.
‎[21:11] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Incentiva a buscar...
‎[21:11] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Provoca a criatividade.
‎[21:12] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Já pensaram em propor atividades que os alunos possam "criar" com as tecnologias que eles têm acesso.
‎[21:12] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E se tornarem empreendedores com essas criações?
‎[21:13] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 25.
‎[21:13] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Não precisamos ter medo...
‎[21:13] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ as tecnologias não vão nos substituir.
‎[21:14] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas precisamos utilizá-las quando necessário para aprender e ensinar.
‎[21:14] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Será um desafio?
‎[21:14] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Xavier (2013) diz:
‎[21:14] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ A capacitação tecnológica dos professores = “o professor precisa entender que a tecnologia lhe dará vantagens.”
‎[21:15] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ A descentralização do protagonismo docente = “o educador precisa compartilhar com seus alunos. Seu papel agora é muito mais de um facilitador de conexões do que um fornecedor de informações. Ele não pode competir com o Google.”
‎[21:15] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 26.
‎[21:16] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas para que isso ocorra é preciso que o professor tenha...
‎[21:16] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ "força de vontade"
‎[21:16] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ "interesse"
‎[21:16] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ e o mais importante: "desejo".
‎[21:17] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Tudo isso poderá mudar o cenário da escola em que estamos inseridos e que tanto nos incomoda hoje em dia.
‎[21:18] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas dizem que o grande problema da educação hoje é ele:
‎[21:18] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 28.
‎[21:18] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Será?
‎[21:19] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Devemos proibi-lo?
‎[21:19] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Recolhê-lo no início das aulas?
‎[21:19] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ou utilizá-lo como recurso pedagógico em sala de aula.
‎[21:20] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vamos pensar!
‎[21:20] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O que você, professor, faria ou está fazendo?
‎[21:21] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vejam os slides do 29 ao 32.
‎[21:21] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ São algumas possibilidades
‎[21:22] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ São algumas possibilidades de uso do celular em sala de aula para trabalhar leitura e escrita. Mas é professor que precisa saber "o como usar" e "quando usar" dentro de suas possibilidades e espaço.
‎[21:23] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Isso requer um olhar crítico, ético e autoral que precisa ser desenvolvidos com os alunos antes de o uso de qualquer tecnologias em sala de aula.
‎[21:23] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Slide 33.
‎[21:24] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Hoje, temos uma infinidade de recursos que possamos utilizar para nos comunicarmos no meio digital, dentro e fora da escola.
‎[21:24] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas é importante saber utilizar e "para que utilizar".
‎[21:25] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Pensando em engajar e motivar os alunos da geração digital...
‎[21:25] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O que precisar fazer?
‎[21:26] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ao invés de coibir o uso do celular, as escolas deveriam incorporá-lo como um recurso que já tem uma forte ligação com a rotina dos estudantes.
‎[21:26] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Verificar se a grade curricular que stá sendo trabalhada é relevante e faz sentido para os alunos.
‎[21:26] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Observar se as estratégias de ensino são instigantes e desafiantes, colocando o aluno no centro da aprendizagem e colaborando no desenvolvimento de suas competências e habilidades básicas para serem mais participativos na sociedade.
‎[21:26] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Rever se os recursos que apoiam estas iniciativas são os mais adequados.
‎[21:27] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ “Adotar as tecnologias digitais na educação é um caminho sem volta. Mas não é preciso reinventar a roda. Agregar o celular como ferramenta pedagógica já pode ser um excelente começo. Proibir seu uso nas escolas faz com que os alunos se sintam em um presídio” (ALLAN, 2013).
‎[21:27] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vejamos alguns desafios nos slides:
‎[21:27] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ 36, 37 e 38.
‎[21:28] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ é impossível?
‎[21:28] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Penso que não.
‎[21:28] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas precisamos rever as nossas práticas de sala de aula;
‎[21:28] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ a estrutura de nossas escolas;
‎[21:29] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ o nosso currículo, se está adequado ou não hoje no século XXI;
‎[21:29] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ levar essas discussões de uso de tecnologias para as reuniões pedagógicas;
‎[21:30] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ trabalhar com outros professores;
‎[21:30] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ trabalhar com a pedagogia de projetos;
‎[21:30] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ e saber quem são os nossos alunos "alfas".
‎[21:30] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Enfim,
‎[21:31] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ "vivemos em uma sociedade emergente dita tecnológica e digital".
‎[21:32] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ (OLIVEIRA JÚNIOR, p. 26, 2018)
‎[21:33] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Nos slides 40 e 41 temos algumas referências que foram utilizadas para esta conferência.
‎[21:33] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ No slide 42, algumas sugestões para capacitação/formação de professore com uso de tecnologias em sala de aula.
‎[21:34] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ É um ponto muito importante a se pensar. Estamos preparados ou não para essa era digital
‎[21:35] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ No slide 43, o lançamento do livro que eu e outros pesquisadores organizamos para o professor da Educação Básica que se interessa em utilizar as tecnologias digitais em sala de aula.
‎[21:36] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Obrigado pela atenção de tod@s!
‎[21:36] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Obrigado, CarlosAlexandre!
‎[21:36] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Meus contatos estão no slide 44.
‎[21:37] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ O espaço está aberto para perguntas e comentários
‎[21:37] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Fiquem à vontade, congressistas!
‎[21:37] ‎<‎Dudu22‎>‎ Professor, porque o sr acha que os professores são...
‎[21:37] ‎<‎Dudu22‎>‎ Ps os profs são tão conservadores no uso de TDICs?
‎[21:38] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Oi, Dudu!
‎[21:38] ‎<‎Dudu22‎>‎ Oi! Boa noite!
‎[21:39] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ainda temos vários professores resistentes em relação ao uso das tecnologias digitais em sala de aula. Eles não se sentem confortáveis e preferem continuar adotando o método tradicional em suas aulas.
‎[21:40] ‎<‎brunoforgiarini‎>‎ Primeiramente, quero parabenizar o professor Carlos pela excelente exposição. Tenho acompanhado o seu trabalho e vejo o quão importante é sua pesquisa dedicada a formação de professores para as tecnologias. MInha questão é: Na sua opinião, qual é o maior desafio do professor na era das tecnologias e das práticas de multiletramentos?
‎[21:40] ‎<‎eliane_mila‎>‎  Eu como acadêmica do curso de Licenciatura em Computação, acho que seria importante  o ensino da informática  pelo profissional da área.
‎[21:40] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mas não os culpo. É preciso pensar em formação continuada para os professores para que eles possam refletir sobre o uso das TDIC em suas práticas de sala de aula.
‎[21:40] ‎<‎eliane_mila‎>‎ Não temos muita oportunidade nessa área da computação
‎[21:40] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Em 2010, se eu não me engano, trabalhei em uma escola muito bacana que tinha lousa digital em todas as salas, mas infelizmente nenhum profissional foi capacitado para usa-la. Ela funcionava como enfeite.
‎[21:43] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ei, Bruno! Tudo bem? Penso que o maior desafio desse professor saber utilizar as TDIC fora da escola. Ou seja, caso ele não saiba utilizar as tecnologias no seus dia a dia, como irá rever as possibilidades que elas podem oferecer para ensinar e aprender o seu conteúdo.
‎[21:43] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Parabéns pela apresentação, professor Carlos. Vcs desenvolvem projetos em parceria com escolas públicas q fomentam o uso de tecnologia?
‎[21:43] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ eliane_mila, se me permite opinar, letramento digital e aula de informática são um pouco diferentes, pois letramento refere-se a uso social da língua. Então, isso cabe a todos os professores, pois há usos sociais da língua na matemática, na história, no portuguÊs, na geografia... mas é claro que umprof de informática é muito bem-vindo,
‎[21:43] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ sobretudo em um cenário que falta formação continuada.
‎[21:44] ‎<‎eliane_mila‎>‎ Certo professor
‎[21:44] ‎<‎brunoforgiarini‎>‎ Muito obrigado. Aproveito para mandar um grande abraço para o professor Carlos Castro e parabenizando-o pela organização do evento.
‎[21:44] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Nó é que agradecemos a presença, prof brunoforgiarini!
‎[21:45] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Carlos, você falou sobre o uso de celular em sala de aula.
‎[21:45] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Sobre as práticas de multiletramentos, estamos formando leitores proficientes nos dias de hoje? Pq não pensar na "bagagem" que os nossos alunos trazem de fora da escola? Pq não oportunizar a autoria desses alunos com uso das TDIC? Outra coisa, conhecemos os nossos aluno? Damos voz a eles?
‎[21:46] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Car@s congressistas, começamos um pouco tarde e não podemos ficar segurando o professor CarlosAlexandre
‎[21:46] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Sim, Eliane! Mas esse profissional também precisa de uma formação pedagógica.
‎[21:46] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Peço, por favor, os últimos comentários e amanhã temos mais duas conferências
‎[21:46] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ às 16 e ás 20 horas
‎[21:47] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Vivemos essa realidade até hoje, Mariana. Falta formação/capacitação para os professores.
‎[21:47] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Você alguma vez já experimentou fazer uma atividade com os alunos utilizando o celular?
‎[21:47] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ E para todos os participantes cadastrados direitinho, com participação para certificado, participam do sorteio de livros da galera do Texto Livre.
‎[21:47] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Obaaaa! 👏👏👏
‎[21:48] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Se sim, poderia nos contar como foi?
‎[21:48] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ E é preciso pensar também sobre a formação inicial de professores. Como as TDIC estão sendo discutidas e trabalhadas nas licenciaturas?
‎[21:48] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Há um laboratório de práticas e metodologias para aplicar o uso das TDIC em sala de aula?
‎[21:49] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Confiram nossa programação de conferência convidadas: https://eventos.textolivre.org/moodle/course/view.php?id=12&section=5
‎[21:49] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Oi, Eliane! Sim. Podemos conversar mais sobre isso. Ok!
‎[21:50] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ calexandre.ro@gmail.com
‎[21:50] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Os podcasts estão ótimos.
‎[21:50] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Prof CarlosAlexandre, fique à vontade para finalizar.
‎[21:51] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Sim, Mariana. Venho pesquisando sobre o celular em sala de aula desde 2008.
‎[21:52] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Iniciei o trabalho com o celular em sala de aula em 2008 quado estava na Educação Básica.
‎[21:53] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Alguma das referências dos seus slides traz experiências com o celular, CarlosAlexandre?
‎[21:53] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Trabalhei com os alunos na elaboração de Haikai.
‎[21:53] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Que interessante
‎[21:54] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Depois eu gostaria de saber um pouco mais, caso não se importe.
‎[21:54] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Fui proibido pela diretora da escola a realizar a atividade, pois ela achava que causaria indisciplina nos alunos. Mas a escola não tinha disciplina!?
‎[21:54] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Que triste
‎[21:54] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ D:
‎[21:55] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Eu já tive experiência muito parecida com essa, infelizmente
‎[21:55] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Parabéns pela apresentação, Carlos. Depois podemos trocar umas figurinhas, caso você esteja interessado.
‎[21:55] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O trabalho foi realizado escondido e ganhou até p prêmio e convite para falar sobre a experiência na Argentina e em NY.
‎[21:55] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Parabéns!!!!
‎[21:55] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ 8)  tb sou desses que faz escondido
‎[21:56] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ :') :')
‎[21:56] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Tem uma publicação sobre esse trabalho. Posso disponibilizar depois. Ok!
‎[21:56] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Por favor, faça isso
‎[21:56] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Ah! Na época... a atividade foi realizada com SMS.
‎[21:56] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Ótimo. Compartilhe conosco.
‎[21:56] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Os alunos não tinham recurso para ter acesso à intenet.
‎[21:57] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Muitos hoje tbm não têm, pelo menos na minha comunidade.
‎[21:57] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Essa é a minha grande preocupação: o acesso
‎[21:57] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Há alguns dias eu tive um encontro com uma professora de Tecnologia em Educação de uma Universidade Federal Brasileira aqui na California. Durante a nossa conversa sobre as inovações presentes em sala de aula ela me disse que o maior desafio na sala de aula dela é ter os computadores conectados, porque a internet quase nunca funciona na
‎[21:57] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ universidade em que ela trabalha.
‎[21:57] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Nos viramos como podemos no Vale do Jequitinhonha.
‎[21:58] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Até hoje, recebo haikai desses alunos que já são profissionais com formação acadêmica. Amo! Kkkk
‎[21:58] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Mas a banda larga faz muuuuita falta
‎[21:58] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Imagino
‎[21:58] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Sou do interior do estado de São Paulo e aqui tbm faz muuuuita falta... Rs
‎[21:59] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Prof CarlosAlexandre, estou satisfeitíssimo.
‎[21:59] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Alguma última consideração?
‎[21:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Mais tarde, repeti a mesma atividade com alunos do Ensino Profissional Técnico, Superior e Pós-Graduação... agora com acesso à internet.
‎[21:59] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ As escolas aqui em Santa Barbara são outra realidade completamente diferente
‎[21:59] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Recurso e acesso não falta
‎[21:59] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ O mais legal era que eles já utilizavam recursos multimodais nos textos.
‎[22:00] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Penso no Brasil o tempo inteiro...
‎[22:00] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Aprenderam e jamais esquecerão
‎[22:00] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Pois é... mas vamos tentando! Não podemos desistir.
‎[22:00] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Simmm
‎[22:01] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Nas minhas referências há trabalhos recentes e interessantes sobre o uso das TDIC em sala de aula.
‎[22:02] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Agradeço muito a tod@s vocês!!!
‎[22:02] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Nós é que agradecemos, CarlosAlexandre!
‎[22:02] ‎<‎MarianaFurst‎>‎ Obrigada pela apresentação, querido. Vou checar suas referências com carinho
‎[22:02] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Quando o papo é bom, a gente fica mais mesmo.
‎[22:02] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Precisamos continuar tendo interesse e eventos como este sobre o uso de recursos tecnológicos digitais em sala de aula.
‎[22:02] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Agradecemos tb a disponibilidade, além do trabalho tão preocupado com a questões de inclusão.
‎[22:02] ‎<‎ElianaBrochado‎>‎ Boa noite a tod@s!
‎[22:03] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Obrigado, Mariana!
‎[22:03] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Isso é bom, Carlas!
‎[22:03] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Carlos*
‎[22:03] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ :D
‎[22:04] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Então voltamos amanhã, às 16h00 e às 20h00
‎[22:04] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ MarianaFurst fala sobre as tecnologias nas salas de aula na California às 20.
‎[22:04] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Estou à disposição para conversarmos mais.
‎[22:04] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ Abraços!
‎[22:04] ‎<‎CarlosAlexandre‎>‎ <3
‎[22:05] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ E Júlio Araújo falará sobre discurso de ódio nas redes sociais.
‎[22:05] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Precisaremos sim, CarlosAlexandre
‎[22:05] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ Boa noite e obrigado mais uma vez.
‎[22:05] ‎<‎CarlosHCastro‎>‎ (y) <3