Submissão de trabalhos para a RODA DE CONVERSAS ENTRE EDUCADORES até 10/10/2020


CHAMADA

O Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL) é um evento acadêmico semestral, online e gratuito, promovido pelo Texto Livre, um grupo de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Roda de Conversas entre Educadores é o espaço desse evento destinado a aproximar educadores do Brasil e do Exterior interessados em:

  • Debates sobre questões atuais em educação e ensino
  • Práticas pedagógicas exitosas e desenvolvimento de projetos na educação formal e não-formal
  • Pedagogia PauloFreiriana
  • Cultura Livre
  • Conhecimento Aberto
  • Interdisciplinaridade

O Congresso Nacional UEADSL 2020.2 acontecerá de 2 a 8 de novembro de 2020 pela plataforma ueadsl.textolivre.pro.br .

Para o segundo semestre de 2020 estamos recebendo trabalhos de educadores (formados ou em formação) com atuação em qualquer área do conhecimento.

O período para envio das propostas é de 9 de setembro a 10 de outubro de 2020, com submissões nos seguintes formatos:

*relato de experiência (sobre prática pedagógica ou projeto desenvolvido pelo proponente na educação formal ou não-formal)

*artigo (revisão de literatura ou pesquisa com enfoque na educação formal ou não-formal)

*Os trabalhos devem ter extensão máxima de 6 páginas, incluindo as Referências.


  1. Para submeter, se ainda não o fez, clique aqui para cadastrar-se na Plataforma de Eventos.
  2. Com o cadastro concluído, um dos autores faz o login no sistema, retorna a essa página <https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/data/view.php?id=1444> e envia o arquivo pelo formulário online utilizando o campo ACRESCENTAR ITEM (favor postar título, palavras-chave, resumo e um texto de 4 a 6 páginas).
  3. Cada participante pode submeter até DOIS TRABALHOS. Isso implica que você só deverá constar como autor ou coautor de no máximo dois textos.
  4. O prazo para envio dos trabalhos termina dia 10/10.
  5. Acesse o link a seguir para ter acesso aos modelos de formatação: http://ueadsl.textolivre.pro.br/arquivos/formatacao/
  6. Para maiores informações e sanar possíveis dúvidas, você também pode entrar em contato pelo e-mail: ueadsl.sec@textolivre.pro.br.

**CONFIRA O CRONOGRAMA:

ENVIO DOS TRABALHOS>> 9 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO

PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO>> ATÉ 10 DE OUTUBRO

REVISÃO DOS TRABALHOS PELOS AUTORES (QUANDO NECESSÁRIO)>> 12 A 17 DE OUTUBRO

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS>> 22 DE OUTUBRO

Equipe da Roda de Conversas entre Educadores

Comissão Organizadora

UEADSL 2020.2

Título:

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Experiências vivenciadas pelos residentes de Língua Portuguesa

Autores: Ana Cristina Braga Barros, José Orlando Ferreira de Miranda Júnior
Resumo:

 

O presente artigo tem como objetivo apresentar os desafios e as contribuições ocorridas no período de execução do projeto, voltada para a formação e qualificação profissional, a partir dos relatos dos residentes e preenchimento de questionário para melhor encaminhamento da pesquisa. Para aporte teórico, de forma a repensar a escola, autonomia do sujeito, relações entre teoria e prática e a sistematização dos saberes a partir do contexto de sala de aula teremos um diálogo com: PILETTI (2018) e TARDIF (2002). A metodologia é uma abordagem qualitativa de cunho social, baseados em relatos retirados de questionários, para tanto foi utilizado os teóricos MINAYO (2001). Os resultados alcançados perpassam, por uma preparação teórico prática para a atuação dos residentes no espaço escolar, pelas experiências adquiridas no decorres do projeto Residência Pedagógica.

 

 

 Links e informações complementares  
Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Letras
Instituição:  Universidade Federal do Pará
Palavras-Chave:
Mesa (1):  Breno de Campos Belém
Mesa (2):
Mesa (3):

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo CRISTINA BARROS PARA ENVIO UEADSL.pdf
Versão revisada:

 Slides:

 

Aprovado

Imagem de José Orlando Ferreira de Júnior José Orlando Ferreira de Júnior Adicionado em sábado, 10 out 2020, 13:45 Modificado em quinta, 5 nov 2020, 01:37

Autores Ativos:

Ana Cristina Braga Barros

Coordenador de Mesa Anotador:  Breno de Campos Belém, Camila Ericka Andrade de Melo



 


Avaliação 1

Documento PDF Formulario-de-avaliacao-UltimaEtapaTextoCompleto-Final-2020_2-modelo (2).ods.pdf


Avaliação 2


Avaliação 3

)

Comentários

  • Imagem de Breno de Campos BelémBreno de Campos Belém - dom, 25 out 2020, 11:22
    As sugestões seguem a ordem cronológica do texto.
    SUGESTÕES:
    (NO TÍTULO)
    - No subtítulo coloque “experiências” com letra minúscula.
    - Há excesso de espaço entre o título e o nome dos autores.
    (NOME DOS AUTORES E FILIAÇÃO)
    - Sigam o modelo do evento. A filiação não vem em nota de rodapé, vem logo abaixo do nome dos autores e só é necessário mencionar: Instituição/Departamento, e-mail.
    (NO RESUMO)
    - O resumo está muito longo, tem 129 palavras. Pelas normas do artigo do evento, deve conter até 80 palavras. Sugiro omitir a menção aos autores (citação) e focar em objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Deixar a menção dos autores para o artigo em si.
    - Substituir “preenchimento de questionário” por “coleta de dados por meio de questionário”.
    - Observe as normas da ABNT para utilização de sobrenome de autores, fora de parênteses, usa-se a escrita normal, sem caixa alta. Sendo assim, substitua “PILETTI (2018) e TARDIF (2002)” por “Piletti (2018) e Tardif (2002)”. Siga a mesma orientação para MINAYO (2001).
    - Substituir “A metodologia é uma abordagem qualitativa” por “A metodologia segue o paradigma da abordagem qualitativa”. (A metodologia segue uma abordagem, mas qual o tipo da pesquisa? Bibliográfica? Estudo de caso? Pesquisa ação? Sendo uma pesquisa de campo, seria interessante informar qual a tipologia).
    - Reescrever “utilizado os teóricos MINAYO (2001)”. (Concordância nominal).
    - Retirar a vírgula após “perpassam”.
    - Reescrever “no decorres do projeto” (Concordância nominal).
    - Há excesso de espaço entre o resumo e as palavras-chave.
    (PALAVRAS-CHAVE)
    Sugestão: Residência Pedagógica, Residentes, Língua Portuguesa.
    (INTRODUÇÃO)
    - Pelo modelo do artigo que devemos seguir, não há recuo de primeira linha de parágrafo. Sugiro retirar de todo o texto.
    - Retire o espaço antes da vírgula após a “educação básica” na terceira linha.
    - Sugiro colocar as notas explicativa incorporadas ao texto, para não ocupar espaço da escrita do seu artigo.
    - Expor que o município de Mocajuba está localizado na região do Baixo Tocantins no interior do estado do Pará, para melhor compreensão de localização do leitor. Lembre-se que o evento é nacional.
    - No resumo você utiliza alguns instrumentos de coleta de dados e na introdução aparecem mais do que os mencionados no resumo. Seria bom seguir um padrão de menção para não ficar confuso ao leitor. No resumo os instrumentos são: relatos e questionário. Na introdução surgem novos e outros são negligenciados: diários de bordo, relatórios e questionários. Observe também que relatos e relatórios são instrumentos de coletas diferentes.
    - No final do último parágrafo substituir “nos espaços da escola básica” por “nos espaços de escolas básicas”.
    (CAMINHOS PERCORRIDOS: Formação Inicial)
    - Para melhor organização do seu texto, sugiro deixar um espaço (ENTER) antes e após cada tópico apresentado: INTRODUÇÃO, CAMINHOS PERCORRIDOS, METODOLOGIA, ANÁLISE E DISCUSSÕES e CONSIDERAÇÕES FINAIS.
    - Sugestão para o primeiro parágrafo: Há em torno da formação acadêmica do curso de Letras uma série de discussões no que diz respeito ao que se ensina e ao que se aprende, levando em conta sempre a realidade vivenciada e as teorias aprendidas. O contato com a escola da Educação Básica é de extrema importância, e é vivenciada através dos estágios, momento em que aproxima os diálogos teóricos dos práticos que engloba o fazer, o ensinar e o aprender, na formação do profissional de Letras e a sua inserção no campo de atuação como professor. Atualmente no bojo da BNCC é apresentado inicialmente uma proposta de alinhamento para a formação de professor.
    - Na citação direta recuada, finalize desta forma: educação (BRASIL, 2018, p. 8). Utilize este padrão para as suas citações, observando os padrões de espaçamentos e pontuações.
    - Observação sobre esta citação: não há referência a Brasil (2018) em suas referências. A única referência de Brasil data o ano 2019. Reveja isso.
    - O parágrafo seguinte à citação está muito longo sem a utilização de pontos. Isso dificulta a leitura, tornando-a cansativa. CONSIDERE COLOCAR MAIS PONTOS QUE VÍRGULAS. Reescreva-o e reestruture-o. Faça esta revisão para os demais parágrafos, pois observa-se que este problema de excesso de vírgulas encontra-se em diversas partes de seu texto. LER EM VOZ ALTA ajuda a compreender onde a pausa é mais demorada, com a necessidade de inserção de ponto, em vez de vírgula. Dou algumas sugestões de mudança nos três últimos parágrafos de seu texto. Veja as últimas considerações.
    - Verifique a utilização de crase em: “à BNCC” e “à melhoria”.
    - Não deixe (sub)tópicos aglutinados com o texto. Dê espaçamento antes e após cada (sub)tópico.
    (Vivências na Escola)
    - Não compreendi o subtópico. Por que ele está apenas 1.? Não seria 2.1.1 já que você está falando do tópico 2? Rever e corrigir esta sequência.
    - Substitua “está” por “estar” na segunda linha.
    - Corrigir pontuação. Há excesso de vírgulas e os períodos não estão corretamente separados por pontos.
    - No terceiro parágrafo da página 3 é necessário revisão de pontuação mais uma vez. Neste mesmo parágrafo, substitua a referência citada para: Piletti (2018, p. 192) nos mostra que...
    - Retire o excesso de espaço após a palavra “corresponde”.
    - Falta elo coesivo entre a citação direta de Piletti e o comentário do(s) autor(es) do artigo. “Deste modo”, “Sendo assim”, “Desta maneira”...
    - Na penúltima linha deste tópico, substitua “é está aberto”, por “é estar aberto”.
    (Universidade e Escola Básica)
    - Retire a vírgula após “graduação” na primeira linha.
    - Achei incoerente a expressão “tais teorias” na quarta linha. Explique melhor ou retire.
    - A nota explicativa ficaria melhor no corpo do texto, neste caso, devido à limitação de laudas exigida no evento.
    - Substitua “dentro da graduação” por “durante a graduação”.
    - Substitua a vírgula pelo ponto antes de “Desta maneira”.
    - Substitua a última frase por: “propicia-se benefícios comunitários pela melhoria do ensino”.
    (METODOLOGIA)
    - Substitua por Minayo (2001, p. 11).
    - Estabeleça elo coesivo entre a citação direta recuada de Minayo e seu texto.
    - “Qualitativo” não é método. É abordagem. Isso precisa ser revisto e corrigido no trabalho.
    - Reescrever o segundo parágrafo com foco na pontuação.
    (ANÁLISE E DISCUSSÕES)
    - É necessário haver um paralelismo na denominação deste tópico. Sugiro que você coloque análises e discussões ou análise e discussão.
    - Na análise dos dados coletados por meio de um questionário enviado aos residentes, (substituir a primeira linha).
    - Explicar melhor o que seria “tudo vai tomando uma forma mais consistente”. Não consegui compreender...
    - Coloque a resposta do Residente 18 em apenas um parágrafo.
    - Sugestão para o parágrafo que segue (observe a mudança de termos e pontuação): Passar por experiências concretas e vive-las cotidianamente na graduação só reforça a fala acima. Muitos só teriam tal oportunidade, em tempos mais curtos nos estágios obrigatórios. Tal oportunidade só revela a importância do projeto RP aos residentes participantes do projeto, pois, como nos mostra Siveres (2013, p. 26) “a atuação profissional no contato com o social permite, de forma geral, a comunicação entre os saberes e a criação de novos conhecimentos para a resolução de questões que se apresentam”. Sendo assim, a experiencia traz não só o aprender, mas também o preparar, o qualificar, o vivenciar e inquietar as experiencias vividas na graduação.
    (CONSIDERAÇÕES FINAIS)
    - Sugestão de escrita:
    No decorrer dos anos novos graduandos surgirão com impulsos de superar desafios. Frente a esse objetivo, as mudanças passam a acontecer de forma gradativa, pela troca de saberes e experiências adquiridas. Não se pode frear os saberes, quando realmente eles são almejados. O importante é mostrar que tudo e mutável: pessoas, ensino, saberes e formas de aprendizado, por exemplo. No entanto, apesar dessas mudanças, sempre devemos estar abertos a outras possibilidades de renovação, de sempre aprender para além do conhecer.
    A pesquisa aqui apresentada não se torna estática, nem tão pouco está perto de seu fim. Muito ainda há de se implementar ou de se explorar quando se trata de pesquisa com abordagem qualitativa. O que se pretende é abrir caminhos e possibilidades de mostrar que apesar dos desafios no percalço aqui elencados, temos conquistas pessoais e profissionais que nunca se apagaram, vivências que sempre serão lembradas por termos tido a oportunidade de vive-las.
    (REFERÊNCIAS)
    - Coloque o ponto final após o 2019 da primeira referência.
    - Na referência de Piletti, retire a vírgula e o hífen e coloque apenas o ponto após “reimpressão”.
    - Coloque o ponto final após o 2002 da última referência.
  • Imagem de Breno de Campos BelémBreno de Campos Belém - sex, 30 out 2020, 13:56
    (NO RESUMO)
    Sugiro explicitar melhor no resumo a denominação "Residência Pedagógica". Só por "execução do projeto" não está claro qual projeto vocês estão se referindo.