Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

O USO DE TECNOLOGIA MÓVEL COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL EM UM CONTEXTO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL (PLA) NA BOLÍVIA

Autores:  Ana Carla Barros Sobreira
Resumo:  

As novas tecnologias têm mudado a forma de viver de milhões de pessoas ao redor do mundo. Os relacionamentos, o acesso à informação e o trabalho vêm se alterando profundamente. Nesse mesmo processo de mudança, a fronteira entre o pessoal e o público também tem se tornado menos visível, bem como a forma como as pessoas conhecem e exploram o novo. As novas tecnologias fazem com que as pessoas de todas as idades consigam desenvolver o conhecimento como lhes parece conveniente, através dos meios disponíveis ao seu redor, o que lhes garante maior autonomia e requer maior organização e habilidades diferentes daquelas que antes precisavam para suas práticas em sociedade. Para ter acesso ao computador, no entanto, é preciso que o indivíduo tenha passado pelo processo de alfabetização e letramento digital. Faço aqui a distinção entre alfabetização e letramento dialogando com os conceitos desenvolvidos por Magda Soares (2017). Segundo a autora quando falamos de alfabetização e letramento, seria um grande equívoco dissociar um de outro. A iniciação tanto da criança como do adulto (analfabeto) no mundo da leitura e da escrita se dá simultaneamente através do processo de alfabetização e de letramento. O computador, bem como os smartphones mais recentemente, trouxeram graças a Internet, diversas novas formas de interação e de gêneros textuais, como os hipertextos, por exemplo. Assim, para navegar na Internet, é necessário que o indivíduo conheça mais que a cultura anterior a Internet, ou seja, não basta ser letrado, é necessário que seu letramento contemple as habilidades requeridas para a navegação, o que vai desde o manuseio material da leitura até a compreensão de hipertextos: é necessário ser, então, letrado digitalmente. Surge assim, uma nova terminologia, o letramento digital, que em outros tempos, já foi chamado de alfabetização digital, mas, hoje, abarca um sentido mais amplo. A leitura online requer outras habilidades e como mostra Lemke (2002), se faz necessário também uma prática de construção de significados, imagens, escrita, sons e outras semioses que estão integradas à vida cotidiana. Neste trabalho apresento uma experiencia de prática de letramento desenvolvida em ambientes digitais, contemplando as principais habilidades exigidas do leitor para a navegação e leitura online, mais especificamente, para o uso de tecnologia móvel para a aquisição de segunda língua, aqui, de Português como Língua Adicional (PLA). Essa experiência foi realizada em Oruro na Bolívia com alunos de PLA do nível intermediário. Verificou-se que houve um impacto quanto a introdução da tecnologia móvel para o ensino de PLA, uma vez que essa ferramenta não era utilizada como ferramenta de aprendizagem para essa proposta de ensino de línguas.  


LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF encontro virtual UFMG.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  Mídia-educação
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Universidade Federal de Uberlandia
Palavras-Chave:   letramento digital; tecnologia móvel; Práticas e Eventos de letramento.
Mesa (1): Fernanda Cavalcanti de Mello
Mesa (2): Anderson Cristiano da Silva
Código:

  

Aprovado sábado, 15 set 2018, 11:38

Código: