Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

APRENDENDO PALAVRAS COM JOGOS DIGITAIS (LÉXICO, SEMÂNTICA, MORFOLOGIA E ORTOGRAFIA)

Autores:  Geraldo José Rodrigues Liska
Resumo:  

Seguindo os pressupostos de Gee (2014), defendemos que os jogos digitais podem se tornar um poderoso recurso de ensino de uma língua e, neste trabalho, trataremos do português como língua materna e do ensino de palavras e sentidos. Primeiramente, tratamos de como é o ensino do léxico na sala de aula de educação básica, aqui englobando palavras e sentidos. Em seguida, tratamos da utilização dos jogos digitais como ferramentas de ensino. Selecionamos alguns jogos e expusemos seus aspectos técnicos e mecanismos, como layout, interatividade, diversão e jogabilidade. Realizamos uma relação entre esses aspectos aos elementos que os caracterizam como ferramenta educativa. De todos os games analisados, “Scribblenauts” permite ao jogador utilizar a língua para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem à resolução dos desafios propostos.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo-evidosol2018.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq): Letras/Linguística
Instituição:  Universidade Federal de Alfenas
Palavras-Chave:   jogos digitais; gamificação; ensino do léxico; ensino de língua; ensino de português.
Mesa (1): Luiz Henrique Magnani
Mesa (2): Ana Paula Ferreira Sebastião
Código:

  

Aprovado segunda, 17 set 2018, 18:38

Código: