Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores:  Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo
Resumo:  

Resumo: Diante dos aparatos tecnológicos da atualidade que, na maioria das vezes, compõem o ambiente escolar, verifica-se a necessidade de criar um projeto que coloque em evidência o uso da linguagem, especificamente, exposta em diversos gêneros e suportes textuais. Assim, este trabalho relata sobre o projeto O uso do livro digital no século XXI, realizado em um colégio particular de Belo Horizonte/MG. Ademais, expõe os resultados de uma pesquisa realizada por uma das equipes de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Motivados por tentar analisar a importância do uso do livro digital no século XXI, os educandos realizaram diversas pesquisas sobre o tema em questão e aplicaram um questionário para verificar a relação entre o uso de livros em suportes impressos versus suportes digitais. Após o trabalho de campo, os alunos perceberam que a leitura em suporte digital não é novidade para determinado público. As entrevistas realizadas pelos discentes revelaram que há muita gente fazendo uso desse suporte de leitura, porém existem pessoas também que preferem o livro físico e resistem ao digital. Ao final do projeto foi possível verificar que a tecnologia tornou-se um elemento incentivador para que cada equipe produzisse seu próprio livro digital. Além disso, oportunizou aos sujeitos a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e aprendizagens.



LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES - ORIGINAL.pdf
Trilha Principal:  Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:  Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq): Educação
Instituição:  Colégio ICJ
Palavras-Chave:   Palavras-chave: livro digital; público leitor; aparato tecnológico.
Mesa (1): Mhdi Ibrahim Bader Khun
Mesa (2): Michel Ferreira dos Reis
Código:

  

Aprovado quinta, 20 set 2018, 00:43

Código: