Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS

Autores:  Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
Resumo:  

Entender o letramento acadêmico de graduandos, por meio do acesso a confiáveis conteúdos de pesquisas digitais, é de extrema relevância no atual cenário da educação, tendo em vista a indiscutível presença de informações provindas da internet e compartilhadas nas instituições de ensino. Este artigo analisa, a partir dos resultados obtidos em questionário aplicado aos discentes pertencentes à disciplina online Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, da Universidade Federal de Minas Gerais, o conhecimento e o acesso aos portais de periódicos digitais Capes e Google Acadêmico por parte desses alunos, a fim de se estabelecer uma relação entre letramento acadêmico e o uso das tecnologias digitais. A pesquisa foi aplicada a 83 estudantes da Oficina, no primeiro semestre de 2018, e objetivava levantar dados sobre o letramento acadêmico desses graduandos. Os resultados apontaram que existe uma quantidade representativa de alunos que desconhece os portais pesquisados, principalmente ao se considerar que os informantes são acadêmicos de uma grande universidade federal. Essa falta de conhecimento ou o pouco acesso dos estudantes ao Portal da Capes e Google Acadêmico reforça a necessidade de as instituições acadêmicas investirem em maior divulgação e inserção dos graduandos, sobretudo, em práticas letradas dessa natureza.


LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Letramento acadêmico e tecnologias digitais-um olhar para os portais de periódicos.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-Chave:   letramento acadêmico; tecnologias digitais; portais de periódicos
Mesa (1): Luiz Henrique Magnani
Mesa (2):
Código:

  

Aprovado quinta, 20 set 2018, 13:49

Código: