Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

UM GESTO DE LEITURA: A DISCURSIVIDADE NO E DO AVAAZ

Autores:  Maria Aparecida Viegas de Melo
Resumo:  

Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as materialidades e discursividades que circulam na internet, mais especificamente, no site Avaaz sob a ótica da análise do discurso francesa. Como aporte teórico, nos ateremos às contribuições teóricas de Foucault (1989, 1996, 2008), Pêcheux (1983, 1997), Grigoletto (2007, 2010) e Gregolin (2005, 2007) procurando trazer conceitos como discurso, sujeito, formação discursiva, interdiscurso, memória discursiva e práticas discursivas. Entendemos que, a análise das mídias como prática discursiva são ferramentas em potencial para os analistas do discurso, em que dizeres e fazeres inserem-se em formações discursivas e o discurso se articula com outras práticas num espaço em que saber e poder se articulam e discursos são produzidos determinando o que pode ser dito em certos momentos históricos. Neste contexto, Foucault em “A arqueologia do Saber” (2004) se propõe a analisar as condições que permitem que certos enunciados apareçam e outros enunciados sejam proibidos, em determinados momentos históricos alguns enunciados podem ser ditos e outros não, devem ser silenciados como forma de controlar sentidos e verdades. Dessa forma, na visão de Michel Pêcheux, “não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia”.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF trabalho_completo_evento_online_2018_atualizado.pdf
Trilha Principal:  Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:  Hipertexto
Área do conhecimento (CNPq): Letras, Linguística
Instituição:  UFU
Palavras-Chave:   Avaaz; análise do discurso; materialidades discursivas.
Mesa (1): Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
Mesa (2): Fernanda Correa Silveira Galli
Código:

  

Aprovado quinta, 20 set 2018, 23:54

Código: