Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS

Autores:  Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho
Resumo:  

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva discorrer sobre a produção de um curso de espanhol na plataforma ELO, visando como público-alvo alunos dos anos finais do ensino médio ou alunos dos anos iniciais do ensino superior, sobretudo, em disciplinas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua espanhola. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA e da plataforma ELO; expor o contexto para o qual o curso foi produzido; apresentar o curso elaborado. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. Com este trabalho, esperamos, para além dos frutos da elaboração e divulgação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e dos REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Renan Cardozo.pdf
Trilha Principal:  Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:  Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq): Linguística, Letras e Artes
Instituição:  Universidade Federal de Pelotas
Palavras-Chave:   Ensino; REA; Ensino de espanhol; TDIC.
Mesa (1): Raquel Madrigal Martínez
Mesa (2): Thayane Silva Campos
Código:

  

Aprovado segunda, 15 out 2018, 13:30

Código: