Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG

Autores:   Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
Resumo:  

Nos dias atuais, qualquer empresa que possua como objetivo se destacar em sua área de atuação precisa compreender a importância do alinhamento e motivação dos colaboradores para que sejam capazes de exercer suas funções com alto grau de excelência. Buscando este horizonte é que o endomarketing deve ser aplicado, principalmente no que diz respeito à visão dos gestores. Essa ferramenta se mostra benéfica nas empresas, que visa um melhor aproveitamento do capital humano das organizações fazendo com que os mesmos se sintam motivados, integrados e tendo como objetivo único o sucesso da empresa.  O endomarketing é o marketing para os colaboradores, onde vender a imagem da empresa passa a ser um patrimônio importante de qualquer organização. Contudo, a pesquisa tem por objetivo avaliar e analisar as implicâncias que o endomarketing exerce sobre o clima organizacional na empresa XY na cidade de Carangola – MG. A metodologia foi definida por uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisas bibliográficas, com um estudo de caso e aplicação de questionário semiestruturado individual com questões abertas e fechadas. A base para amostra foi colhida de forma aleatória, que visa maior credibilidade e precisão, com 16 colaboradores atuantes no setor fiscal, administrativo, comunicação visual e montagem externa da empresa pesquisada, que atua na área comercial. Como resultado, observou-se que a aplicação do endomarketing ainda se encontra em fases iniciais e possui suas ferramentas sem a total utilização. Desse modo, são geradas visões diferentes da empresa por parte dos colaboradores e, por consequência, um clima organizacional que se mostrou desfavorável.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF O_endomarketing_como_ferramenta_de_gestao.pdf
Trilha Principal:  Cultura Livre
Trilha Opcional:  Cultura Livre
Área do conhecimento (CNPq): Administração
Instituição:  Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Carangola
Palavras-Chave:   marketing; endomarketing; fluxo de informações; clima organizacional.
Mesa (1): Fábio dos Santos Coradini
Mesa (2): André Raeli Gomes
Código:

  

Aprovado segunda, 15 out 2018, 15:34

Código: