Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

FANFICS: UMA PRÁTICA DE ESCRITA NO CIBERESPAÇO

Autores:  Joyce Fettermann; Clesiane Benevenuti; Annabell Tamariz
Resumo:  

A forma de escrever e publicar conteúdo escrito tem passado por mudanças significativas a partir do advento das tecnologias digitais. Tais mudanças não se prendem apenas à forma digitalizada da escrita, mas se volta também ao seu conteúdo, para quem se escreve e porque se escreve. Nesse contexto, novas configurações são dadas ao uso da Língua, o que possibilita, dentre outros, novas perspectivas e novos comportamentos sociais. Pensando nisso, procura-se demonstrar como as fanfics - em uma tradução literal, “ficção de fã” - se caracterizam como uma construção textual que contribui com a criatividade e imaginação de seus autores. Este trabalho, portanto, constitui-se uma exposição da análise de duas das fanfics escritas pelos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio de um Instituto Federal do Espírito Santo, correlacionando-as ao estudo de como a tecnologia tem servido de suporte para que a escrita seja cada vez mais abrangente. Este teve como objetivo demonstrar como os jovens têm se apropriado do gênero textual digital fanfics para construírem narrativas baseadas em obras ou personagens de que são fãs, sejam eles de séries, filmes, quadrinhos, vídeo games, músicas, entre outros, sem a intenção de comercializar os textos ou ferir direitos autorais. Conclui-se, que as fanfics podem incentivar a criatividade e a imaginação dos estudantes, permitindo-lhes exercitar suas leituras de mundo, a partir dos textos-base que os estimulam a escrever. Considera-se que suas preferências possibilitam que a escrita seja realizada com mais prazer.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF FANFICS UMA PRÁTICA DE ESCRITA NO CIBERESPAÇO - Evidosol 2018.pdf
Trilha Principal:  Produção Textual no Computador
Trilha Opcional:  Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  UENF
Palavras-Chave:   Fanfics. Leitura e produção textual. Retextualização.
Mesa (1): Odair José Silva dos Santos
Mesa (2): José Ignacio Ribeiro Marinho
Código:

  

Aprovado segunda, 15 out 2018, 15:50

Código: