Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

DO FEITO AO EFEITO-AUTOR: AUTORIA NA CULTURA DIGITAL

Autores:  Paula Daniele Pavan
Resumo:  

Este trabalho é parte de minha Tese de Doutorado e ocupa-se do funcionamento da autoria na cultura digital sob uma perspectiva discursiva. Para tanto, estabeleço como ponto de partida a relação entre interpretação, autoria e apropriação tecnológica, levando em conta que o processo de apropriação tecnológica faz parte da ascensão autoral, isto é, considera-se não apenas o que o sujeito diz na rede, mas o modo como se apropria das ferramentas oferecidas pelo computador e pela internet para fazê-lo, colocando em jogo, em maior ou menor nível, a conservação e a movimentação dos sentidos. A fim de observar esse processo, tomo como corpus de análise recortes de dois sites indígenas que se constituem como Pontos de Cultura no âmbito da Ação Cultura Digital do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura: o blog Ponto de Cultura Maloca Digital e o portal Índios Online. Através desses recortes torna-se possível observar a autoria enquanto simulacro (feito-autor) e autoria enquanto acontecimento (efeito-autor). Por um lado, uma autoria que não chega à historicização do dizer, pois não produz os efeitos de único, de novo e singular; e, por outro, uma autoria que leva à desestabilização dos sentidos até então produzidos, isto é, que produz na e pela rede da internet sentidos-outros.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF texto-livre-evidosol.pdf
Trilha Principal:  Produção Textual no Computador
Trilha Opcional:  Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Faculdades João Paulo II - Campus Porto Alegre
Palavras-Chave:   autoria; cultura digital; Análise do Discurso.
Mesa (1): Marilane de Abreu Lima Miranda
Mesa (2): Layane Campos Soares
Código:

  

Aprovado segunda, 15 out 2018, 21:36

Código: