Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

A DIMENSÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL INSTITUÍDA NO PNLD E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:  Vânia Pereira do Nascimento Prates
Resumo:  

Neste trabalho, nosso objetivo geral é verificar se a abordagem feita por livros didáticos de Língua Portuguesa de temas, conceitos e práticas específicos das TDICs (os letramentos digitais) propicia uma discussão com “um enfoque crítico, pluralista, ético e democrático” (ROJO, 2012, p. 26 p. 8). Nossa hipótese é que a inserção de conteúdo digital nos LDs se deve à necessidade de dar uma resposta à demanda do mundo globalizado, segundo o qual, para se ensinar e aprender bem, na atualidade, é indispensável trabalhar com letramento digital. Nosso procedimento metodológico, que se fundamenta teoricamente nos Novos Estudos de Letramento (NEL), numa interface com a Análise de Discurso (AD) francesa, desenha-se pela análise de documentos do PNLD (de 2014 a 2019), pela descrição dos contextos político brasileiro de instituição e de desaparecimento dos objetos educacionais digitais (OEDs) nos PNLDs e a verificação da abordagem de uma unidade de LD de Língua Portuguesa de um tema relacionado à prática de letramento digital: o cyberbulling.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Evidosol final.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  
Área do conhecimento (CNPq): Linguística
Instituição:  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-Chave:   livro didático; PNLD; objeto educacional digital; cyberbulling
Mesa (1): Neffer Luiza de Aguiar Pinheiro
Mesa (2): Michel Ferreira dos Reis
Código:

  

Aprovado terça, 16 out 2018, 23:47

Código: