ANFITEATRO

  Título:

POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE SUCOS DE MARACUJÁ DE DIFERENTES ESPÉCIES

Autores: Laura de Souza Araújo, Juliana de Oliveira Moraes, Rafaela Cristina Martins, Renata Rosane A. Bastos, Vitória da Cunha P. Carneiro, Vivian Vieira da S. Dutra, Bruno M. Dala Paula
Resumo:

Este trabalho apresenta a verificação do poder antioxidante em 3 amostras do suco de maracujá roxo, azedo e doce utilizando o método de descoloração do radical livre catiônico ABTS+•, obtida pela sua neutralização com compostos antioxidantes presentes nas amostras, obtendo maior poder antioxidante no suco da polpa do maracujá-doce, seguido pelo maracujá-roxo e por último o maracujá-azedo.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Potencial Antioxidante de Sucos de Maracujá de Diferentes Espécies.pdf
Anexos:

PERFIL DOS AUTORES: Laura AraújoJuliana de Oliveira MoraesRafaela Cristina MartinsRenata BastosVitória CunhaVívian Vieira da Silva DutraBruno Dala Paula

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Bromatologia
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruno Martins Dala Paula
Mesa (2): Aline Poliana Silva Batista - UFMG
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado segunda, 4 jun 2018, 13:42

Código: Bruno-01

Comentários

  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 12:23
    Muito bom o trabalho! Gostaria de perguntar se o processo utilizado pelas industrias para produção do suco pode afetar a atividade antioxidante?
  • Imagem de Milena Ramos MagalhãesMilena Ramos Magalhães - qui, 28 jun 2018, 16:37
    Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho! O artigo ficou muito bem elaborado, de fácil leitura, com clareza e coesão. Achei muito relevante os resultados encontrados sobre o potencial antioxidante das três espécies de maracujá, e aproveito para perguntar se o potencial pode sofrer alguma alteração de acordo com o período de maturação da fruta.
  • Imagem de Larissa MoraesLarissa Moraes - qui, 28 jun 2018, 18:41
    Nossa achei muito interessante o maracujá doce ser mais antioxidante, vou procurá-lo para consumo na minha cidade.
  • Imagem de Igor GranjaIgor Granja - qui, 28 jun 2018, 21:01
    Muito interessante o trabalho, nos mostra que os diferentes tipos de maracujá podem resultar em atividades antioxidantes diferentes também... Linguagem de fácil entendimento e metodologia bastante eficiente... Parabéns pelo trabalho!!!
  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - sex, 29 jun 2018, 08:15
    Olá Lisandra, vou tentar responder a sua pergunta, tudo bem? Os sucos industrializados, em geral, são pasteurizados na indústria para aumentar a sua vida de prateleira. A pasteurização consiste em num método de conservação em que o produto é submetido a temperaturas levemente elevada, sendo resfriados em seguida. Esse processo, essencial para a conservação dos sucos, pode alterar o conteúdo de vitaminas, em especial do ácido ascórbico (Vit. C) e de alguns compostos com atividades antioxidantes. Em alguns casos, a indústria de bebidas adicionam ácido ascórbico para repor a quantidade perdida e para auxiliar na conservação do produto.
  • Imagem de Renata BastosRenata Bastos - sex, 29 jun 2018, 13:02
    Obrigada pela interação pessoal, ficamos muito felizes ao ler cada comentário!!!
  • Imagem de Mariana AmaralMariana Amaral - sex, 29 jun 2018, 18:25
    Muito bem elaborado o trabalho, não conhecia sobre o maracujá-roxo. Achei interessante comparar o poder antioxidante de cada um e mostrar que o maracujá-doce mesmo sendo mais antioxidante ainda é o menos consumido.
  • Imagem de Belisa CrabbisBelisa Crabbis - sex, 29 jun 2018, 19:14
    Parabéns pelo trabalho, muito bom para nos deixar atentos na hora de escolher essa fruta que além de deliciosa pode trazer muitos benefícios.
  • Imagem de Natália MagalhãesNatália Magalhães - sex, 29 jun 2018, 20:28
    Parabéns pelo trabalho! O que me chamou a atenção é que mesmo as espécies apresentarem características próximas e serem do mesmo gênero na classificação botânica, quanto ao potencial antioxidante nota-se que Maracujá roxo possui um potencial quase que o dobro do Maracujá Azedo.
  • Imagem de Isadora Azevedo OliveiraIsadora Azevedo Oliveira - sex, 29 jun 2018, 21:36
    Muito relevante o trabalho de vocês, parabéns! Achei muito interessante o fato de o maracujá roxo ter maior potencial antioxidante comparado com as outras espécies analisadas. Além disso, confesso que não conhecia a espécie de maracujá roxo, mas após a pesquisa de vocês, vou procurá-lo para consumir.
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:22
    Muito interessante! As vezes ingerimos alimentos que nem sabemos que tem tantas variações e nem que são tantos os benefícios que eles nos trazem! Parabéns pela dinâmica do artigo!
  • Imagem de Simone E. FonsecaSimone E. Fonseca - sex, 29 jun 2018, 23:13
    Ótimo trabalho, a discussão acerca da alimentação saudável consiste em um tema de grande relevância. Discutir a ingestão de alimentos engloba um universo bastante rico em informações, como o próprio caso do maracujá roxo, assim como ressalta uma discussão prática acerca de hábitos cotidianos que permitem melhoria da nossa qualidade de vida. Parabéns aos autores!
  • Imagem de Pablo MaximianoPablo Maximiano - sex, 29 jun 2018, 23:25
    Parabéns pelo trabalho! Metodologia eficiente, resultados discutidos de forma coesa, e de fácil entendimento. Interessante descobrir que existem diferenças entre os potenciais antioxidantes, de acordo com a variedade da fruta.
  • Imagem de Kamilla de Lelis Souza BorgesKamilla de Lelis Souza Borges - sáb, 30 jun 2018, 00:03
    Muito bem elaborado o trabalho, parabéns!! O texto ficou de fácil entendimento e muito interessante, pelo fato de ressaltar que em há diferenças no potencial antioxidante em espécies diferentes de mesma fruta.
  • Imagem de Amanda Pereira BergamaschiAmanda Pereira Bergamaschi - sáb, 30 jun 2018, 16:45
    Trabalho muito bem elaborado, eu particularmente só conhecia o maracujá azedo e achei muito interessante que o maracujá doce ser o que apresenta maior poder antioxidante, mas não é o mais consumido. Parabéns pelo trabalho