ANFITEATRO

  Título:

ANÁLISE DE AMIDO EM SUPLEMENTO DE PROTEÍNA PELO TESTE QUALITATIVO DE IODO

Autores: Amanda Pereira Bergamaschi, Diogo Modesto, Gabriel Turci Nadir, Izabela de Paiva Alves Antônio, Bruno Martins Dala Paula
Resumo:

Com alto valor nutricional, a suplementação proteica é amplamente utilizada nos dias atuais por praticantes de atividades físicas muitas vezes com o objetivo de hipertrofia muscular. A proteína do soro do leite é a fonte mais concentrada em aminoácidos essenciais, incluindo os de cadeia ramificada ou BCAA que favorecem a recuperação e a síntese proteica muscular. O presente estudo verificou a presença de amido em cinco amostras de suplementos proteicos adquiridos no mercado varejista do município de Alfenas. Os resultados indicaram a presença de uma amostra fraudulenta, demonstrando a importância da fiscalização da qualidade desse produto.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo UEADSL teste de amido em suplemento proteico.pdf
Anexos:

PERFIL DOS AUTORES: Amanda Pereira BergamaschiDiogo ModestoGabriel TurciIzabela PaivaBruno Dala Paula

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Bromatologia
Qualidade
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruno Martins Dala Paula
Mesa (2): Aline Poliana Silva Batista - UFMG
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado quinta, 7 jun 2018, 11:54

Código: Bruno-05

Comentários

  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - ter, 12 jun 2018, 16:54
    O artigo de vocês demonstra o importante papel dos órgãos de fiscalização da qualidade de produtos e suplementos alimentícios. Quando essa fiscalização não acontece de forma adequada, o consumidor pode ter seus direitos violados, ao adquirir um produto fora dos padrões de qualidade esperado.
  • Imagem de João Felipe ColiJoão Felipe Coli - qua, 27 jun 2018, 13:59
    Uma boa iniciativa, um teste relativamente simples que pode incitar na qualidade de um produto tão complexo... Em um produto adulterado com amido, além da lesa financeira de estar pagando por um produto que não é, quais poderiam ser os outros problemas que o consumo desse amido poderia gerar para a pessoa ?
  • Imagem de Geovana GabrieleGeovana Gabriele - qua, 27 jun 2018, 20:48
    Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. É de suma importância que as fiscalizações nos produtos como no caso do whey protein sejam precisas para que não ocorra eventos como o mencionado de fraude, haja vista que o consumidor deve pagar pelo produto de acordo com o que ele realmente deve conter.
  • Imagem de Marcel Zicolau ModoloMarcel Zicolau Modolo - qui, 28 jun 2018, 13:39
    Ótima iniciativa, tendo em vista o constante consumo de whey protein por quem faz atividades físicas atualmente. Além do amido utilizado para fraudar o suplemento há algum outro aditivo utilizado afim de fraudar o leite na produção do whey protein?
  • Imagem de Igor GranjaIgor Granja - qui, 28 jun 2018, 21:06
    Interessante o trabalho, visto que, muitas vezes, com o objetivo de baratear o produto e aumentar o lucro do produtor, adulterações são realizadas e, na maioria das vezes, passam por desapercebidos pelo consumidor. Parabéns pelo trabalho!!!
  • Imagem de Milena Ramos MagalhãesMilena Ramos Magalhães - qui, 28 jun 2018, 21:37
    Os resultados obtidos no trabalho foram muito relevantes, visto a ampla utilização do whey por praticantes de atividade física. Além disso, é possível perceber que mesmo utilizando uma metodologia mais simples já é possível identificar fraudes nos produtos! Parabéns pelo trabalho!!
  • Imagem de Gustavo OliveiraGustavo Oliveira - qui, 28 jun 2018, 23:09
    Parabéns pelo trabalho! Este tipo de análise, mesmo sendo simples, é bastante esclarecedor!
  • Imagem de Natália MagalhãesNatália Magalhães - sex, 29 jun 2018, 20:56
    Parabéns pelo trabalho! A partir desse estudo nota-se a importância de um órgão fiscalizador para todos os produtos alimentícios. No entanto, achei estranho o fato do Whey Protein que estava fraudado ter passado pelas fiscalizações e estas não ter constatado nenhuma irregularidade.
  • Imagem de Isadora Azevedo OliveiraIsadora Azevedo Oliveira - sex, 29 jun 2018, 22:16
    Muito atrativo e importante o trabalho de vocês, pois com ele foi possível verificar a adulteração de um produto que certamente é muito consumindo pelas pessoas que praticam atividades físicas e buscam melhorar sua forma física e a maioria delas certamente desconhece essa descoberta e deveria ser notificada. Além disso, isso prova que a fiscalização nem sempre ocorre de maneira adequada
  • Imagem de Kamilla de Lelis Souza BorgesKamilla de Lelis Souza Borges - sex, 29 jun 2018, 23:51
    Os resultados do trabalho são interessantes, percebemos que é de extrema importância a fiscalização correta da qualidade dos produtos alimentícios, pois há uma demanda grande de indivíduos que utilizam esse tipo de suplementação e muitas das vezes não sabem que isso ocorre. Muito bom o trabalho, parabéns!!
  • Imagem de Matheus MonacoMatheus Monaco - sáb, 30 jun 2018, 00:00
    Muito interessante pois com base nos resultados é possível visualizar que a fiscalização sempre se empenha para manter o padrão adequado nesses alimentos, muito bem feito o trabalho !!
  • Imagem de Amanda Pereira BergamaschiAmanda Pereira Bergamaschi - sáb, 30 jun 2018, 16:53
    Em nome do grupo venho agradecer por todos os comentários positivos referentes ao nosso trabalho, ficamos muito felizes.