ANFITEATRO

  Título:

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SUCO DE MAROLO DURANTE O ARMAZENAMENTO

Autores: Clara Pedrasini Dias, Gabriela Soares da Cunha, Milena Ramos Magalhães, Monique Oliveira Sant’Anna, Natália Goulart T. Magalhães, Bruno M. Dala Paula
Resumo:

 

O objetivo deste trabalho foi determinar a influência do tempo de armazenamento refrigerado, no potencial antioxidante em amostras de suco de marolo por meio do método ABTS. Os resultados indicaram diminuição do potencial antioxidante ao longo do armazenamento por 48 h. Fato que reforça a importância em se priorizar o consumo de frutas no dia em que foi preparado, a fim de se beneficiar de todo o seu aporte de antioxidantes. Foi possível concluir que a propriedade antioxidante desse suco diminui no decorrer dos dias, mesmo sendo conservado em refrigeração.

 

 

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Atividade antioxidante em suco de marolo DOCUMENTO FINAL.pdf
Anexos:

PERFIL DOS AUTORES: Clara Pedrasini DiasGabriela Soares da CunhaMilena Ramos MagalhãesMonique Sant'AnnaNatália Magalhães Bruno Dala Paula

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Bromatologia
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruno Martins Dala Paula
Mesa (2): Paula C. L. Neves - USP/ESALQ
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado quinta, 7 jun 2018, 19:29

Código: Bruno-02

Comentários

  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - ter, 12 jun 2018, 15:24
    O trabalho realizado por vocês é uma comprovação da vantagem em se consumir um suco natural imediatamente após o seu preparo, visando obter o máximo de suas propriedades nutricionais, a exemplo das atividades antioxidantes provenientes de algumas vitaminas e compostos fenólicos.
  • Imagem de Paula Lima NevesPaula Lima Neves - qua, 27 jun 2018, 18:27
    Boa noite, autores, alunos e professores. Fui designada coordenadora de mesa. Agradeço a oportunidade de participar dessa mesa com tema relevante sobre a Atividade antioxidante de suco de marolo durante o armazenamento. Minha presença é técnica, na disposição da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos com as normas técnicas especiais na administração da qualidade e certificações referente as etapas do armazenamento e comercialização. E parabenizo todos os autores de estudo sobre os esclarecimentos no artigo com a atenção da influência do tempo e armazenamento refrigerado na atividade antioxidante do suco.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 12:55
    Muito bom o trabalho, parabéns! Só fiquei com dúvida da causa da perda de antioxidante ao se preparar o suco, o fato dele estar em contato com o ar ou por ter sido processado afeta essas propriedades?
  • Imagem de Monique Sant'AnnaMonique Sant'Anna - qui, 28 jun 2018, 18:05
    Muito obrigada pelos elogios.
  • Imagem de Monique Sant'AnnaMonique Sant'Anna - qui, 28 jun 2018, 18:07
    Lisandra, quanto a causa da perda da atividade antioxidante, acredito que essa seja uma questão multifatorial, uma vez que a manipulação, temperatura de armazenamento, exposição ao oxigênio, pH do meio, entre outros fatores, podem alterar as propriedades nutricionais do suco
  • Imagem de Dayanne CarvalhoDayanne Carvalho - qui, 28 jun 2018, 23:49
    Boa noite, trabalho muito bom, gostaria de saber se a perda da atividade antioxidante do suco do marolo afeta outras propriedades nutricionais para a dieta em longo prazo? Ou não é indicado?
  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - sex, 29 jun 2018, 08:26
    Bom dia pessoal, vou tentar esclarecer as dúvidas da Dayanne, a perda da atividade antioxidante do suco de marolo ao longo do armazenamento é reflexo da degradação de alguns compostos com essa atividade, a exemplo de algumas vitaminas e dos compostos fenólicos. O consumo do suco não passa a ser contra indicado, a não ser que a bebida esteja contaminada com micro-organismos, no entanto, quanto maior o período de armazenamento, maiores serão as perdas, e portanto, você terá um menor proveito de suas propriedades funcionais. Espero ter respondido à sua pergunta.
  • Imagem de Dayanne CarvalhoDayanne Carvalho - sex, 29 jun 2018, 13:29
    Obrigada Prof. Bruno, respondeu sim!
  • Imagem de Vitória CunhaVitória Cunha - sex, 29 jun 2018, 18:52
    Boa noite, gostaria de parabenizar os autores do artigo. O tema é importantíssimo para vida pratica/cotidiana da população. Aproveitando, gostaria de questionar se existe um tempo mínimo de refrigeração onde o poder antioxidante do suco é mantido ou se, necessariamente, o mesmo deve ser consumido imediatamente após o preparo? Desde já, obrigada!
  • Imagem de José Adauto de Carvalho JúniorJosé Adauto de Carvalho Júnior - sex, 29 jun 2018, 19:07
    Realmente nosso país possui uma diversidade é uma extensão muito grande!
  • Imagem de Isadora Azevedo OliveiraIsadora Azevedo Oliveira - sex, 29 jun 2018, 22:01
    Muito envolvente o trabalho de vocês, parabéns! Como o marolo não é uma fruta típica da minha região, achei muito interessante o trabalho e ao ver que ele possui antioxidantes, vou procurá-lo para consumir. Também gostei muito, pois foi possível ver que ele reduziu consideravelmente o seu potencial antioxidante com o passar dos dias.
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:29
    Mesmo como estudante de nutrição, antes de ler sobre o experimento, nunca tinha ouvido falar sobre o marolo e achei muito curioso seus benefícios e mais ainda o efeito que o armazenamento, mesmo que aparentemente por pouco tempo, tem sobre as características antioxidantes e nutricionais, acredito que, assim como do marolo, de várias outras frutas! Ótimo trabalho, gostei muito! Parabéns!
  • Imagem de Kamilla de Lelis Souza BorgesKamilla de Lelis Souza Borges - sex, 29 jun 2018, 23:38
    Muito bom o trabalho, Parabéns! O que mais me chamou a atenção foi o fato do tempo em relação à perda do potencial antioxidante, pois guardar um suco na geladeira é um ato que realizamos diariamente, porém antes de ler o artigo não sabia que havia essa perda na qualidade.
  • Imagem de Matheus MonacoMatheus Monaco - sex, 29 jun 2018, 23:59
    Achei muito interessante o trabalho principalmente pelo fato do marolo ser uma fruta muito desvalorizada de conhecimento geral !