ANFITEATRO

  Título:

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O KETCHUP DE TOMATE E O KETCHUP DE GOIABA

Autores: Ana Luiza Moura, Lisandra Ramos, Olga Luisa Tavano
Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma comparação entre os ketchups feitos a partir do tomate e dos ketchups feitos a partir da goiaba. Foi possível observar que em termos de rendimento o ketchup feito a partir da goiaba apresentou melhores resultados, em termos físico-químicos ambos foram bastante próximos. Uma análise sensorial prévia foi realizada, onde o ketchup de goiaba teve uma boa aceitação dentre o grupo de pessoas estudado.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo Ana Luisa e Lisandra -Ketchup.pdf
Anexos:

PERFIL DAS AUTORAS: Ana Luiza MouraLisandra Pereira RamosOlga Tavano

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Qualidade
Tecnologia de alimentos
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Olga Luisa Tavano
Mesa (2): Márcia Farsura de Oliveira - FADIP/MG
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado sexta, 8 jun 2018, 22:50

Código: Olga-04

Comentários

  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:06
    Boa tarde Olga, em resposta a sua pergunta acho que um incentivo para a pesquisa voltada para este produto levando em consideração que seu valor nutritivo é maior que o concorrente composto por tomate, a Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba possui uma pesquisa voltada para o guatchup e creio que logo competirá a altura com o Ketchup a base de tomate.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:32
    Boa tarde Márcia, respondendo a questão o tipo de solo para a plantação de goiabas são mais areno-argilesos, as sacas acontecem entre os meses de janeiro e abril pois a fruta prefere o calor para se desenvolver, não vou saber te responder em questão de área.
    Em relação a cultura do tomate, não sei afirmar qual é a mais lucrativa, porém o goiaba tem ganhado muito espaço nas lavouras, alguns agricultores tem trocado plantações de laranja por goiaba devido a maior produtividade.
    Pesquisei também sobre o uso de agrotóxicos, não achei informações que possam levar a comparação as plantações, porém como a plantação de goiaba precisa de uma temperatura mais elevada a absorção de agrotóxicos é maior pelo corpo humano, podendo ser um fator negativo.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:40
    Boa tarde Julieuza Alves, respondendo a sua pergunta, foram feitas algumas análises físico-químicas para comparação e ambas se aproximaram muito,logo algumas vantagens que observamos foi o rendimento, a redução do tempo para se preparar o extrato. No caso do tomate é necessário adicionar uma quantidade significativa de açúcar diferente da goiaba. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba o catchup feito da goiaba apresenta alto valor nutricional além de ser menos calórico.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:43
    Foi muito interessante procurar sobre o tema Diego Roa, pois descobri que existem catchup de diversas frutas como acerola e até banana.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:48
    Ótima pergunta Juliana de Oliveira Moraes, fizemos inicialmente um concentrado da polpa para demais análises, depois temperamos ambos para comparar o sabor e na polpa de goiaba não foi utilizado nenhum tipo de açúcar, pois as goiabas escolhidas estavam bem vermelha e doce foi necessário apenas acidificar mais a polpa e temperar com especiárias para que remetesse ao catchup de tomate.
  • Imagem de Lisandra Pereira RamosLisandra Pereira Ramos - qui, 28 jun 2018, 13:54
    Obrigada pela pergunta Fernanda Freitas Pereira, como o guatchup está em desenvolvimento pelo Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba não consegui achar nenhum estudo comparando com o catchup de tomate, entretanto como foi relatado pelo professor Bruno, o uso de agrotóxicos pelo lavoura de tomate é muito alto e pode afetar o tomate que é utilizado, em contrapartida a goiaba é rica em vitamina C ficando atrás apenas da acerola, talvez um estudo mais aprofundado sobre o teor de vitamina na constituição do produto final torne o guatchup mais rico nutricionalmente.
  • Imagem de Milena Ramos MagalhãesMilena Ramos Magalhães - qui, 28 jun 2018, 16:44
    Gostaria de parabenizá-las pela relevância do trabalho. Achei muito interessante a comparação entre os dois tipos de ketchup, principalmente no que diz respeito às vantagens do uso da goiaba, como o rendimento.
  • Imagem de Clara Pedrasini DiasClara Pedrasini Dias - qui, 28 jun 2018, 17:15
    Parabéns pelo trabalho! Foi um tema muito interessante levando-se em conta aspectos como o maior rendimento do ketchup de goiaba, no entanto foram feitas repetições e análises estatísticas nos quesitos pesquisados de ambos ketchups para considerá-los parecidos?
  • Imagem de Monique Sant'AnnaMonique Sant'Anna - qui, 28 jun 2018, 18:32
    Parabéns pelo trabalho. Achei muito interessante! Quanto as características sensoriais, vocês acreditam que o ketchup de goiaba teria uma grande aceitação, assim como o de tomate, se comercializado?
  • Imagem de Laura AraújoLaura Araújo - qui, 28 jun 2018, 21:43
    Que interessante o trabalho de vocês, parabéns! Como mencionado no trabalho, um alimento é avaliado visualmente pelo consumidor. Sendo assim, vocês acreditam que a adição de algum corante alimentar, como por exemplo a utilização de pigmentos que dão a cor característica da beterraba (betalaínas), poderia melhorar a aceitação do ketchup de goiaba no quesito cor de modo a ficar mais parecido com o ketchup de tomate?
  • Imagem de Vívian DutraVívian Dutra - qui, 28 jun 2018, 21:51
    Gostaria de parabenizar o trabalho!! Considero essa temática muito interessante, principalmente pelas inúmeras vantagens da incorporação do ketchup de goiaba discorridas no trabalho, como no seu maior rendimento, valor nutricional, e a não necessidade de adição de açúcar. Porém, nota-se que o custo financeiro da fruta goiaba consiste em ser maior que o do tomate. Logo, gostaria de saber se, apesar dos inúmeros benefícios encontrados no trabalho, o fator custo influenciaria na consolidação do consumo do ketchup de goiaba em substituição ao de tomate na população?
  • Imagem de Gustavo OliveiraGustavo Oliveira - qui, 28 jun 2018, 23:06
    Parabéns pelo interessante trabalho! Nunca tinha ouvido falar da ideia de um ketchup feito a base de goiaba, e acho que seria muito válido realizar uma análise sensorial com mais pessoas para verificar se realmente haveria aceitação do produto.
  • Imagem de Geraldo Antonio Borges De Moura JuniorGeraldo Antonio Borges De Moura Junior - sex, 29 jun 2018, 10:41
    Ótimo artigo, retrata que nosso país rico em diversos tipos de terra e clima de acordo com a região, podemos produzir diversos tipos de alimento através das frutas, e esse experimento demonstra que pode ser criado molhos de outras frutas, e que a qualidade vai ser boa igual a que costumamos consumir diariamente. Parabéns.
  • Imagem de Belisa CrabbisBelisa Crabbis - sex, 29 jun 2018, 21:20
    Parabéns, achei sensacional o trabalho e confesso que fiquei curiosa para experimentar o ketchup de goiaba. Muito interessante!
  • Imagem de Isabella BorgesIsabella Borges - sex, 29 jun 2018, 23:00
    Achei o assunto do trabalho muito interessante, e particularmente o ketchup de goiaba foi uma novidade pra mim, achei o artigo excelente, e mediante ao tema confesso que logo me interessei! Parabéns pelo trabalho!