ANFITEATRO

  Título:

PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS DE SUCO, NÉCTAR, SUCO TROPICAL E BEBIDA MISTA DE LARANJA

Autores: Ana Clara Santos Barboza, Gustavo Francisco de Oliveira, Jaqueline Laureano de Azevedo, Julieuza Camila Alves, Bruno Martins Dala Paula
Resumo:

Conduziu-se este trabalho, com objetivo de quantificar o teor de sólidos solúveis totais e a acidez titulável de cinco amostras diferentes de produtos a base de laranja de cinco marcas distintas e a comparação dos resultados do suco de integral de laranja com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O suco integral de laranja apresentou-se em conformidade com padrões legais estabelecidos. Não foi possível comparar os parâmetros avaliados dos néctares e da bebida de frutas pela falta de definição legal para os mesmos.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ARTIGO - Parâmetros Físicos e Químicos de Bebidas a base de laranja.pdf
Anexos:

PERFIL DOS AUTORES: Ana Clara Santos BarbozaGustavo OliveiraJaqueline Laureano de AzevedoJulieuza AlvesBruno Dala Paula

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Bromatologia
Qualidade
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruno Martins Dala Paula
Mesa (2): Ariane Luz Carvalho - FAESF/MA
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado sábado, 9 jun 2018, 12:10

Código: Bruno-06

Comentários

  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - qua, 13 jun 2018, 10:57
    Vocês utilizaram diferentes amostras de bebidas à base de laranja na pesquisa, a legislação vigente da área de alimentos permite diferenças nos teores de suco de laranja para o preparo do néctar da fruta? Visto que vocês encontraram amostras de néctar com 30, 40 e 50% de teor de suco de laranja disponíveis no mercado.
  • Imagem de Ariane Luz CarvalhoAriane Luz Carvalho - seg, 25 jun 2018, 15:07
    olá! sou a Profª Ariane Carvalho. O tema do trabalho me chamou bastante atenção, pois despertou-me o interesse de saber entre as opções, qual seria o mais recomendado para o então consumo?
  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - seg, 25 jun 2018, 22:09
    Olá Ariane, tudo bem? Segundo o Padrão de Identidade e Qualidade proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, suco é a bebida elaborada a partir da fruta, podendo ou não ser adicionada de açúcar, o néctar, por sua vez, corresponde à diluição do suco da fruta ou de sua polpa. Então, quando vamos ao supermercado, devemos ficar atentos à denominação do produto presente na embalagem do mesmo. O Néctar em geral possui 30% de suco, sendo o restante composto por água e açúcares... As exceções ficam para os néctares de laranja e uva, cuja legislação diz que devem conter o teor mínimo de 50% de suco. Mas também é importante atentar se a bebida é um néctar misto ou não (o misto corresponde a uma mistura entre dois sabores e quando isso acontece, a indústria de alimentos pode produzir um néctar misto de laranja e maçã com teor de suco inferior a 50%). Resumindo... devemos procurar pelo suco de frutas e evitar o consumo dos néctares.
  • Imagem de Marcel Zicolau ModoloMarcel Zicolau Modolo - qui, 28 jun 2018, 14:35
    Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se baixos valores de pH em bebidas a base de laranja estão diretamente relacionados ao tempo de prateleira.
  • Imagem de Ariane Luz CarvalhoAriane Luz Carvalho - qui, 28 jun 2018, 22:23
    olá! obrigada pelos esclarecimentos! muito satisfeita com os resultados e discussões.
  • Imagem de Gustavo OliveiraGustavo Oliveira - qui, 28 jun 2018, 22:56
    Olá Marcel. Verificando os rótulos dos produtos analisados, verificou-se que realmente os valores de pH estão envolvidos ao tempo de prateleira. Quanto menor o pH do suco, maior será a sua vida de prateleira.
  • Imagem de Dayanne CarvalhoDayanne Carvalho - sex, 29 jun 2018, 00:49
    Boa noite, interessante o trabalho, informativo e alarmante! É correto dizer então que o único suco aceitável nutricionalmente é o integral?
  • Imagem de Valdiene GomesValdiene Gomes - sex, 29 jun 2018, 08:34
    Ansiosa pelas respostas...
  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - sex, 29 jun 2018, 09:24
    Olá Dayanne, podemos dizer que o suco integral é aquele sem diluição, no entanto, a legislação de bebidas ainda permite a adição ou não de açúcar em sucos. No caso do açúcar ter sido adicionado, o rótulo do alimento deve apresentar a adição de açúcar em uma frase clara e visível. O néctar representa uma bebida diluída e necessariamente adicionada de açúcar ou xarope, ingredientes que quando consumidos em excesso, podem apresentar riscos à saúde, assim como para o ganho de peso corpóreo. No entanto, os néctares ainda são melhores alternativas (nutricionalmente falando) quando comparados aos refrigerantes (bebidas gaseificadas), pois nelas, a adição do suco é mínima.
  • Imagem de Dayanne CarvalhoDayanne Carvalho - sex, 29 jun 2018, 13:33
    Obrigada pelo resposta Prof. Bruno, sempre bom ficarmos atentos então!
  • Imagem de Vitória CunhaVitória Cunha - sex, 29 jun 2018, 18:29
    Gostaria de parabenizar o grupo pelo excelente trabalho realizado! O assunto é de suma importância para a população que consome esse tipo de bebida e fornece subsidio necessário para aquisição adequado do produto. Parabéns!
  • Imagem de Isabella BorgesIsabella Borges - sex, 29 jun 2018, 22:54
    Achei o trabalho super interessante, parabéns ao grupo!
    Sabemos que este assunto é extremamente importante para todos, e nos atenta a estes outros tipos de informações ao adquirir um produto, principalmente quando se fala em produtos alimentícios, o nosso cuidado deve dobrar, e seria muito importante fazer com que informações como essas chegassem a todos, além do tipico cuidado que a maioria das pessoas tem com a validade dos produtos. Muito bom, parabéns!