ANFITEATRO

  Título:

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DO SUCO VERDE

Autores: Kamilla de Lelis Souza Borges, Lara Lima Rodrigues, Lívia Barros dos Santos Marques, Mariana Grande Amaral, Micaela da Silva Pereira, Bruno Martins Dala Paula
Resumo:

Diferentes amostras de sucos de abacaxi, adicionados de couve, linhaça ou ambos, tiveram o seu potencial antioxidante determinado a partir do método ABTS em equipamento de espectrofotômetro. Foram observadas diferenças na atividade antioxidante com base nos ingredientes utilizados no preparo.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo UEADSL Atividade antioxidante em suco à base de abacaxi.pdf
Anexos:

PERFIL DOS AUTORES: Kamilla de Lelis Souza BorgesLara Lima Rodrigues,  Lívia MarquesMariana AmaralMicaela da Silva PereiraBruno Dala Paula

 

Área do Conhecimento: Nutrição
Categoria principal:



Teorias Aplicadas
Categorias Específicas: Alimentos
Bromatologia
Instituição: UNIFAL - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Bruno Martins Dala Paula
Mesa (2): Márcia Farsura de Oliveira - FADIP/MG
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado terça, 12 jun 2018, 18:33

Código: Bruno-03

Comentários

  • Muito interessante o trabalho! Haveria algum metodo para promover o clareamento da amostra, nao afetando os compostos antioxidantes, antes de se fazer a analise?
  • Imagem de Monique Sant'AnnaMonique Sant'Anna - qui, 28 jun 2018, 18:04
    Muito relevante o trabalho de vocês.Fiquei surpresa quanto a atividade antioxidante com a adição da couve. É sempre bom ressaltar os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos.
  • Imagem de Laura AraújoLaura Araújo - qui, 28 jun 2018, 21:15
    Parabéns! Achei o trabalho de vocês extremamente relevante e muito bem elaborado, além de ressaltarem a importância do aproveitamento integral de alimentos. Além disso, fiquei surpresa com os resultados encontrados no trabalho em relação ao baixo potencial antioxidante do suco de abacaxi com couve e linhaça em relação aos demais.
  • Imagem de Bruno Martins Dala PaulaBruno Martins Dala Paula - sex, 29 jun 2018, 09:06
    Bom dia colegas, vou tentar responder a pergunta da Roqueline. Poderia ter sido realizada uma etapa de preparação da amostra chamada de clarificação. Para isso, seria necessário utilizar uma substância clarificante que geraria uma floculação com precipitação dos compostos de cor, no entanto, muitos pigmentos naturais possuem atividade antioxidante, e nesse caso, o resultado obtido seria subestimado. Caso alguém conheça uma outra alternativa, por favor, compartilhe conosco. Abraços e que todos tenham uma excelente participação no evento.
  • Imagem de Lais CostaLais Costa - sex, 29 jun 2018, 20:04
    Vou fazer isso com toda certeza, preciso muito ter uma vida saudável, vou indicar esse suco de abacaxi com linhaça para a minha família tbm e adicionar um pouco de couve.
  • Imagem de Natália MagalhãesNatália Magalhães - sex, 29 jun 2018, 20:40
    Parabéns pelo trabalho! O meu questionamento é quanto a preparação do suco de abacaxi, o qual o liquidificado por 20 s apresentou um potencial antioxidante menor que o liquidificado por 10 s. Gostaria de saber porquê o suco liquidificado por maior tempo tem um menor potencial antioxidante?
  • Imagem de Isadora Azevedo OliveiraIsadora Azevedo Oliveira - sex, 29 jun 2018, 21:25
    Muito atrativo o trabalho, parabéns! Fiquei surpresa ao ver que o suco de couve teve um menor potencial antioxidante quando comparado com os outros sucos.
  • Imagem de Belisa CrabbisBelisa Crabbis - sex, 29 jun 2018, 21:38
    Parabéns pelo trabalho, estou sempre ouvindo falar sobre suco verde mas nunca pesquisei muito, o trabalho de vocês com certeza despertou em mim uma curiosidade. E quanto ao reaproveitamento total dos alimentos também achei muito interessante ter sido relatado no trabalho, afinal é outro assunto muito importante. Mais uma vez, meus parabéns!
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:42
    Em nome do grupo, agradecemos todos os comentários construtivos e elogios!
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:44
    Antes de realizarmos o trabalho também pensávamos que ao misturar a couve com o abacaxi a capacidade antioxidante aumentava, mas pelos resultados observamos que não, íamos colocar sobre a possível interferência da couve (cor) nos resultados porém não achamos nenhuma referencial teórico e científico para tal afirmação!
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:47
    Márcia, os resultados foram empíricos, dissertamos sobre o que pudemos observar no nosso trabalho! Ótima pergunta, obrigada pelo comentário!
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:51
    Oi Laís! Que bom saber que nosso experimento pôde te incentivar assim, para iniciar uma vida mais saudável, atitudes como essa são ótimas!
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:54
    Olá Natália! Como respondido para Márcia, nossos resultados e observações foram de cunho empírico! Ainda não conseguimos achar na literatura o porquê do suco liquidificado por mais tempo apresenta menor potencial antioxidante! Mas boa pergunta, obrigada pelo comentário.
  • Imagem de Lívia MarquesLívia Marques - sex, 29 jun 2018, 22:55
    Isadora e Belisa, obrigada pelos comentários construtivos, adoramos os artigos de vocês também!!
  • Imagem de Amanda Pereira BergamaschiAmanda Pereira Bergamaschi - sáb, 30 jun 2018, 16:49
    Parabéns pelo trabalho, achei muito interessante e com bastante clareza. O que mais me chamou atenção foi que o suco da casca tem atividade antioxidante similar ao da polpa, mostrando que o alimento todo pode ser utilizado.