ANFITEATRO

  Título:

O USO DAS TCIs NA EJA POR UMA VIDA MAIS AUTÔNOMA

Autores: Neilton Soares dos Santos
Resumo:

Este artigo versa sobre a importância da inserção do uso das Tecnologias da Comunicação e Informação na formação dos estudantes da educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pensando nas possibilidades do desenvolvimento da autonomia e inclusão social destes, por meio do aprimoramento de suas competências e habilidades.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Neilton-O uso das TCIs na EJA por uma vida mais autônoma.pdf
Anexos:

PERFIL DO AUTOR: Neilton Soares dos Santos

Área do Conhecimento: Educação
Categoria principal: Conferências Convidadas
Categorias Específicas: Educação Libertadora
Novas Tecnologias
Universidade
Instituição: UNEB - BA
Palavras-Chave:
Mesa (1): Carlos Henrique Silva de Castro
Mesa (2):
Mesa (3):

Adorou este trabalho? Que tal indicá-lo para receber Menção Honrosa? Clique aqui para ir à página de votação.

Aprovado sexta, 22 jun 2018, 08:17

Código: Conferência-02

Comentários

  • Imagem de CILTec On-line 2020CILTec On-line 2020 - dom, 24 jun 2018, 21:18
    Olá, Neilson! Certamente , em uma sociedade letrada e mediada por tecnologias diversas como a nossa, uma educação que se quer democrática tem que preparar o cidadão para essas rotinas. Para o público da EJA, o letramento digital mais do que necessário é urgente. Você tem experiências práticas para compartilhar sobre o uso de TICs com EJA? Grato.
  • Imagem de Napoliana Silva de SouzaNapoliana Silva de Souza - seg, 25 jun 2018, 18:46
    Conforme mencionado no texto, o EJA tem um público diversificado. Essa diversidade pode ser uma barreira para estabelecer estratégias pedagógicas que integrem o uso da tecnologia, de modo a atender a diversidade de estudantes do EJA?
  • Imagem de Eliane Apolinário Vieira AvelarEliane Apolinário Vieira Avelar - seg, 25 jun 2018, 20:27
    Boa noite a tod@s!
    Considero muito importante o tipo de discussão levantada por esse artigo. A interação com as TICs quando o intuito é estimular e favorecer a autonomia dos sujeitos da EJA é de fato muito importante nos dias atuais, já que as pessoas necessitam utilizá-las para diversas atividades, tais como: acessar o celular, marcar um exame e/ou consulta médica, conversar com pessoas que estão geograficamente distantes, dentre outras.
  • Imagem de Myrna ReisMyrna Reis - seg, 25 jun 2018, 22:18
    A pesquisa sobre o Uso das TICs na EJA por uma vida mais autônoma é um tema interessante, como professora do laboratório de informática educativa na Semec/Belém atendo alunos do ensino fundamental menor, maior e EJA. O que percebo com relação ao letramento digital na EJA é que os mais velhos tem dificuldades em manusear o mouse e fazer operações simples como digitar um texto ou pesquisar na internet por exemplo, enquanto os alunos da EJA mais jovens dominam com mais habilidade as TICs. Os professores necessitam inserir em suas atividades pedagógicas algumas ferramentas que possibilitem o uso das TICs na EJA, como formulários on line, textos colaborativos, redes socais, dentre outros.
  • Imagem de Rômulo MaziroRômulo Maziro - seg, 25 jun 2018, 23:16
    O uso das TIC sem dúvidas transforma o ensino e aprendizagem que reflete diretamente na autonomia, sendo uma das oportunidades para inclusão social com qualidade e equiparidade dos conhecimentos em diversas modalidades de ensino.
  • Imagem de Kelly Lúcio DuarteKelly Lúcio Duarte - qui, 28 jun 2018, 17:36
    Concordo quando você discorre que " ponderar a relação das TICs com a Educação de Jovens e Adultos é, antes de tudo uma ruptura com a visão minimalista da EJA como modalidade de educação voltada para “pessoas fracassadas”, e um despertar para a formação de um cidadão crítico, participante, mais autônomo, dotado de competências e habilidades que o coloquem num patamar igual a seus pares, que tiveram acesso à formação em “idade regular”. ", pois as turmas de EJA muitas vezes não tem acesso ao laboratório de informática da escola. Onde fiz meu estágio no Ensino Médio, pude perceber isso que você ressaltou. é quase um descaso com esses alunos. Penso que todos deveriam ter as mesmas oportunidades nas escolas.
  • Imagem de Marcelo VieiraMarcelo Vieira - qui, 28 jun 2018, 18:39
    Carlos, gostaria de dizer que eu concordo com algo que você menciona na conclusão... que se refere a importância do letramento digital para a própria continuidade nos estudos do aluno EJA. Principalmente após a conclusão de seu curso. Daí um importante legado.
  • Imagem de CILTec On-line 2020CILTec On-line 2020 - sex, 29 jun 2018, 17:28
    Marcelo, concordo demais com você. Saber lidar com o aplicativo do banco ou do ônibus ou do 'táxi' é uma demanda que nem todos dão conta. Além de outros exemplos como pesquisar na rede, reconhecer notícias falas etc. Se a escola não estiver a serviço dessas demandas de letramentos, acho que ela não serve para muita coisa mais.
  • EuWoodson Fiorini de Carvalho - sáb, 30 jun 2018, 00:11
    Neilton, acho que tudo que puder fazer para melhorar o aprendizado na EJA e outras modalidades do ensino básico é sempre bem-vindo. Os laboratórios nas escolas municipais da PBH estão melhores que os que outrora existiam, mas muita coisa tem que melhorar para permitir o acesso do aluno a essa ferramenta e às tecnologias na escola! Acho esse esforço ainda muito incipiente e descontínuo para surtir algum efeito realmente significativo no sentido de abandonar a orientação supletiva e se voltar "...para a garantia do direito à educação em um tempo de vida específico dos jovens e adultos.".