Submissão de trabalhos para o ANFITEATRO (graduação e pós) - prazo final de envio para avaliação pelo evento 6/11; para quem não for participar desta etapa (conforme o prof. responsável), o prazo final termina em 19/11

UEADSL - Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre

Submissão de trabalhos de turmas de pós e graduação

Passos para a submissão:

As inscrições de propostas de trabalho estão abertas e devem ser enviadas aqui no máximo até 7/11, conforme cronograma definido pelo professor responsável pela turma.

Trabalhos submetidos sem esse vínculo com professor cadastrado não serão sequer avaliados.

  1. Para submeter, se ainda não o fez, clique aqui para cadastrar-se na Plataforma de Eventos. O mesmo cadastro é válido para todas as edições do UEADSL e do EVIDOSOL/CILTEC-Online a partir do primeiro semestre de 2018.
  2. Inscreva-se na edição atual do UEADSL como autor (inscrição sem chave, clique aqui após fazer login). (Para participação como professor, coordenador de mesa ou parecerista, mesmo que vá submeter trabalho de sua autoria, é necessária a chave de inscrição apropriada)
  3. Feito isso, submeta seu trabalho (contendo título, palavras-chave, resumo e um artigo de 4 a 6 páginas conforme o modelo encontrado no nosso repositório de recursos abertos (http://ueadsl.textolivre.pro.br/arquivos/formatacao/).
  4. O prazo para envio dos trabalhos é definido pelo professor, no máximo até 7/11.
  5. Todos os trabalhos aprovados poderão ser publicados nos Anais do UEADSL (ISSN 2317-0220), os autores aprovados receberão maiores informações por e-mail.

Certifique-se de estar com tudo de acordo antes de submeter.

Se o trabalho for feito em grupo, apenas um dos autores deverá fazer a submissão.

PARA SUBMETER A REVISÃO: abra o item referente a seu trabalho e clique no ícone de edição (o primeiro da última linha: Ícone Editar); encaminhe o novo PDF no campo de envio de arquivo "Artigo Revisado", mantendo o original onde está: Envio de artigo revisado

Anfiteatro Universitário do UEADSL

Coordenação: Eliane Lima Piske e xx

Título:

Android: Ferramenta de inclusão digital e social

Autores: Fernanda Moreira da Silva, Dayanne Silva Lopes
Resumo:

 o novo sistema operacional android, que traz em sua essência a ansiedade de uma sociedade, que é a integração ao mundo digital gratuitamente através de um simples aparelho, que cabe na palma da mão, conhecido como smartphone. Diante das diversas possibilidades que este sistema oferece, o mesmo ganha cada vez mais adeptos que se unem na criação de vários aplicativos que ajudaram o usuário em suas atividades cotidianas e os incluíram sem que o mesmo perceba no mundo digital e automaticamente se socialização com a nova plataforma e com o mundo virtual.

   
Anexos:

Slides (Clique aqui)

Área do Conhecimento: Outras

Campo de pesquisa ou Curso:

Ciências Sociais
Comunicação
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Francine de Souza Andrade
Mesa (2): Rômulo Maziero
Mesa (3): Adriana Camilo Leovergilio de Andrade

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo Android ferramenta de inclusão.pdf
Versão revisada: Documento PDF Android ferramenta de inclusão pdf.pdf

 Slides:

Código: 445 Grupo: Ana-06

Avaliações: Documento PDF M3-Android Ferramenta de inclusão digital e social.pdf

Aprovado

Imagem de Dayanne Lopes Adicionado em domingo, 4 nov 2018, 16:53 Modificado em domingo, 25 nov 2018, 11:47

Comentários

  • Imagem de Adriana Camilo Leovergilio de AndradeAdriana Camilo Leovergilio de Andrade - seg, 12 nov 2018, 22:18
    a) o resumo corresponde ao texto submetido ao evento e está de acordo com o conteúdo? Até 10 pontos
    Explicação do item
    O resumo publicado no evento deve estar de acordo com o conteúdo desenvolvido e apresentado no evento. Em geral, deve explicitar o objeto (o que foi analisado ou estudado), o objetivo principal (o que se buscou mostrar ou investigar) e como isso foi feito.
    Nota: 10
    b) a idéia central está clara no texto? até 15 pontos;
    Explicação do item
    Basicamente, espera-se que tenha sido apresentada no início e que o desenvolvimento conduza a ela, na conclusão.
    Nota: 15
    c) a estrutura do trabalho ajuda na compreensão do conteúdo? até 10 pontos;
    Explicação do item
    Aqui são observados subtítulos, figuras, exemplos, tabelas, com o objetivo de verificar se aparecem no momento certo, se são importantes para a compreensão do trabalho ou descartáveis, se estão na medida certa ou se aparecem em demasia.
    Nota: 9
    d) se baseado em alguma teoria, metodologia ou linha de pesquisa, o trabalho indica referências? OU se baseado em vídeos, textos verbais ou qualquer outro tipo te mídia, cita devidamente as referências?até 10 pontos;
    Explicação do item
    Os 10 pontos são assim distribuídos: i) se não indicar referência alguma, perde 5 pontos, ii) se indicar, observe se os textos citados e somente eles estão listados: caso sim, recebe 10 pontos, iii) se não apresenta na listagem todos os textos citados OU se lista textos não referidos, 5 pontos.
    Nota: 10
    e) o trabalho apresenta metodologia de forma adequada à proposta? se houve coleta de dados, é descrita? o trabalho é claro quanto à forma como foi realizado?até 10 pontos;
    Explicação do item
    O trabalho foi realizado de alguma forma: é isso que a metodologia explica: como foi feita a análise, como os dados foram colhidos, como os resultados foram obtidos.
    Nota: 8
    f) Houve plágio?Sim: -100pt ||| Plágio Parcial: -50pt ||| Não apresenta plágio: 0pt
    Explicação do item
    Esta questão da avaliação só tira pontos, pois o plágio é um problema ético: tanto na cultura livre quanto na ciência aberta, você pode tranquilamente usar trechos de trabalhos de outras pessoas, desde que apresente as fontes. Somente no caso de autoria desconhecida ou coletiva, pode-se indicar entre parênteses Domínio Público.
    Nota: 0
    g) Apresentação adequada da análise, do trabalho e/ou da proposta, do ponto de vista formal? até 10 pontos;
    Explicação do item
    Apresentar em um evento é uma cerimônia pública: devemos manter o grau de formalidade necessário para mostrar a seriedade do trabalho e nossa postura científica.
    Nota: 9
    h) Avaliação das considerações finais (conclusão). até 10 pontos;
    Explicação do item
    A conclusão de um trabalho científico não precisa ser a última palavra sobre o assunto - e, na imensa maioria das vezes, não é, já que fazer ciência é estar sempre investigando e questionando. Então, a conclusão pode optar por mostrar a importância dos resultados, citar os limites do trabalho (o que não foi possível mostrar), indicar o que ainda pode ser feito sobre o assunto e, inclusive, fazer alguma observação que indique o ponto de vista do autor. É uma espécie de resumo: enquanto o resumo fala do que será exposto, a conclusão nos lembra o que já foi apresentado.
    Nota: 9

    i) Originalidade, interesse do tema, criatividade e/ou diálogo do texto com a área de pesquisa. até 15 pontos;
    Explicação do item
    Um trabalho científico deve ter algo que os outros não possuem: por isso não é bom fazer um monte de citações apenas para dizer o que os outros já disseram, as citações só serão justificadas se você cruzar trabalhos de outros para fazer novas observações. O trabalho pode, também, apresentar uma nova forma de apresentar um assunto (criatividade) ou ser uma conversa entre seus dados e a área em que se insere a pesquisa.
    Nota: 13
    j) Linguagem formal. a adequação ao gênero vale até 10 pontos;
    Explicação do item
    A linguagem não precisa ser excessivamente formal, mas deve serr mais formal do que a usada no quotidiano. Devemos escolher, num trabalho científico, palavras e estruturas de frases que indiquem a seriedade do trabalho e denotem respeito ao ouvinte ou leitor.
    Nota: 9
    Soma dos pontos: 92

    Comentário privado aos autores sobre o trabalho, para fins de revisão:
    Texto muito bom!!!Claro e objetivo. Acho que poderiam formular melhor a conclusão, aproveitando melhor as informações contidas no texto.
  • Imagem de Coordenador UEADSLCoordenador UEADSL - ter, 13 nov 2018, 14:04
    AGUARDA AVALIAÇÃO
  • Imagem de Coordenador UEADSLCoordenador UEADSL - sáb, 17 nov 2018, 16:13
    APROVADO