Submissão de Trabalhos

1. Para submeter seu trabalho, é necessário estar cadastrado na plataforma (clique em Acessar, no canto superior direito desta tela ou qualquer outra deste evento) e inscrever-se na edição atual do evento (pelo link de auto inscrição que aparece na categoria EVIDOSOL ou na rodinha no canto superior à direita). Preencha os campos em branco e clique no botão para confirmar seu pedido e pronto. 

2. Para submeter seu artigo, uma vez que sua inscrição já esteja pronta, clique em Acrescentar Item logo abaixo e preencha os campos solicitados.

3. Para verificar o parecer do seu artigo e sua nota, veja os comentários deixados no rodapé do artigo. Para apresentação, o mínimo necessário é de 70 pontos.

  Título:

OS PHRASAL VERBS NA ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS

Autores:  Priscilla Tulipa da Costa
Resumo:  

Este estudo analisa a frequência dos phrasal verbs do inglês na escrita de aprendizes brasileiros. Em uma metodologia baseada na Linguística de Corpus, dois corpora de estudantes de nível superior, sendo um para estudo (Br-ICLE) e outro para referência (LOCNESS), foram examinados e seus dados tratados e analisados quantitativamente com o suporte do software AntConc. Os resultados sugerem que, se comparados a outros tipos de verbos multipalvras, como os prepositional verbs, os phrasal verbs são pouco utilizados nas produções escritas de aprendizes. Por outro lado, percebe-se que algumas das combinações de verbo + partícula adverbial encontradas se tornaram peculiares ao gênero ensaio acadêmico, sinalizando que essa estrutura se faz cada dia mais comum na escrita de caráter formal. O estudo apontou ainda para semelhanças e diferenças de uso entre os grupos de aprendizes nativos e não nativos, e sugere que nativos e não nativos fazem uso de phrasal verbs iguais em proporções bem parecidas, ainda que alguns usos de alunos brasileiros apresentem desacordo em relação aos padrões da língua inglesa.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Artigo PTC Evidosol.pdf
Trilha Principal:  Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:  
Área do conhecimento (CNPq): Linguística
Instituição:  Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-Chave:   phrasal verbs; corpus de aprendizes; escrita acadêmica; linguística de corpus.
Mesa (1): Joyce Vieira Fettermann
Mesa (2): Marina Morena dos Santos e Silva
Código:

  

Aprovado segunda, 15 out 2018, 23:55

Código: