Submissão de trabalhos para o ANFITEATRO (graduação e pós) - prazo final de envio para avaliação pelo evento 6/11; para quem não for participar desta etapa (conforme o prof. responsável), o prazo final termina em 19/11

UEADSL - Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre

Submissão de trabalhos de turmas de pós e graduação

Passos para a submissão:

As inscrições de propostas de trabalho estão abertas e devem ser enviadas aqui no máximo até 7/11, conforme cronograma definido pelo professor responsável pela turma.

Trabalhos submetidos sem esse vínculo com professor cadastrado não serão sequer avaliados.

  1. Para submeter, se ainda não o fez, clique aqui para cadastrar-se na Plataforma de Eventos. O mesmo cadastro é válido para todas as edições do UEADSL e do EVIDOSOL/CILTEC-Online a partir do primeiro semestre de 2018.
  2. Inscreva-se na edição atual do UEADSL como autor (inscrição sem chave, clique aqui após fazer login). (Para participação como professor, coordenador de mesa ou parecerista, mesmo que vá submeter trabalho de sua autoria, é necessária a chave de inscrição apropriada)
  3. Feito isso, submeta seu trabalho (contendo título, palavras-chave, resumo e um artigo de 4 a 6 páginas conforme o modelo encontrado no nosso repositório de recursos abertos (http://ueadsl.textolivre.pro.br/arquivos/formatacao/).
  4. O prazo para envio dos trabalhos é definido pelo professor, no máximo até 7/11.
  5. Todos os trabalhos aprovados poderão ser publicados nos Anais do UEADSL (ISSN 2317-0220), os autores aprovados receberão maiores informações por e-mail.

Certifique-se de estar com tudo de acordo antes de submeter.

Se o trabalho for feito em grupo, apenas um dos autores deverá fazer a submissão.

PARA SUBMETER A REVISÃO: abra o item referente a seu trabalho e clique no ícone de edição (o primeiro da última linha: Ícone Editar); encaminhe o novo PDF no campo de envio de arquivo "Artigo Revisado", mantendo o original onde está: Envio de artigo revisado

Anfiteatro Universitário do UEADSL

Coordenação: Eliane Lima Piske e xx

Título:

DESAFIO #AJOGADA: UM PROJETO PARA O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTOS RURAIS

Autores: Crislaine Junqueira Silva Aguiar
Resumo:

Apresenta-se um projeto de formação continuada para professores de inglês da EJA em contextos rurais, moderado pela técnica #ajogada, sobre REAs, Gamificação e TICs educacionais. No projeto, propõe-se explorar esses conceitos para a elaboração e aplicação de sequências didáticas sobre as quais os participantes farão uma reflexão da prática através de relatos de experiência. Assim, este trabalho buscou apresentar brevemente o conteúdo da formação pretendida e a ideia do projeto.

Palavras-chave: Formação Continuada de professores de LI, REAs, Gamificação, TICs educacionais, Sequencia Didática, Relatos de Experiência.

   
Anexos:

 

 

ANEXO 1

 #ajogada:

#ajogada Projeto de formação continuada para professores de inglês que atuam na EJA em contextos rurais

 

META: Promover a formação continuada de professores de LI atuantes na EJA em contextos rurais,

DESEJO: Fazer com que os Professores participantes possam explorar mais e melhor os recursos, ainda que precários, que seus contextos escolares oferecem para o ensino de Inglês na EJA.

CIRCUNSTÂNCIA: Formação continuada dos Professores envolvidos;

Produção de dados para a pesquisa;

DESAFIO: Engajar os Professores de LI da EJA, que atuam em contextos rurais (precários de recursos tecnológicos), numa formação continuada que aborda REAs, Gamificação e TICs educacionais e fazê-los aplicar o aprendizado da formação em suas aulas de inglês através da elaboração e execução de sequências didáticas que viabilize o processo de ensino de acordo com os recursos que estiverem ao alcance.

 

I PROGRAMAÇÃO - Intenção

            OBJETIVOS

Envolver os Professores de LI da EJA que estão inseridos nos contextos rurais de Caetité – Bahia, em um curso de formação continuada, na modalidade semipresencial, sobre REAs, Gamificação e TICs educacionais.

           

ESTRATÉGIAS

Apresentar a proposta aos professores;

Convidá-los a participar do projeto;

Demonstrar os benefícios do uso dos REAs, Gamificação e TICs educacionais;

Garantir certificação de participação, para que os professores possam utilizá-la como títulos junto às secretarias de educação as quais estiverem vinculados.

 

II PREPARAÇÃO – Causa

            MÉTODOS

·         Visitar as escolas que recebem os campesinos de Caetité-BA;

·         Procurar conhecer os professores que trabalham com o ensino de inglês na EJA;

·         Convidar os professores apresentando a proposta do curso, os benefícios do uso dos REAs, Gamificação e TICs educacionais, e ainda apresentar a pesquisa que será feita com os relatos de experiência;

·         Cadastrar os professores interessados, coletar informações acerca da formação acadêmica, atuação profissional e experiência docente;

·         Colher relatos de experiência docente das vivencias desses professores até aquele dia – o relato será gravado;

·         Através de aulas expositivas, em vídeo e presencialmente, introduzir os conceitos de: REAs, Gamificação, TICs educacionais e sequências didáticas.

·         Envolver os professores na elaboração de uma sequência didática, baseado na #ajogada, que eles mesmos devem elaborar pensando nas turmas onde atuam;

·         Fazê-los aplicar essa sequência, anotando as reações dos alunos durante a execução e os resultados obtidos;

·         Colher, após término do curso e aplicação dos projetos, os relatos de experiência da aplicação das sequências didáticas por eles elaboradas e aplicadas – o relato será gravado;

·         Catalogar os relatos de maneira que forme um banco de dados para a pesquisa.

           

 

RECURSOS

·         Ambiente para encontro (sala de aula, laboratório de informática, sala de planejamento);

·         Computadores com acesso à internet;

·         Plataforma para EaD;

·         Vídeo aulas e textos sobre conceitos REAs, Gamificação, TICs educacionais e sequencias didáticas;

·         Recurso para impressões, xerox e material de escritório;

·         Certificados de participação com legitimação do POSLIN/FALE/UFMG;

·         Câmera e microfone para gravação dos relatos;

·         Serviços técnico de operação de câmera, microfone e edição de vídeo;

·         Estagiário(s) para auxílio das atividades administrativas e didáticas do curso.

 

III AÇÃO –

TECNICAS

Conhecimentos de REAs, Gamificação, TICs esducacionais e sequência didática;

Elaboração da sequência didática;

Aplicação das sequencias;

Avaliação dos resultados;

JOGADORES

Pesquisadora;

Orientadora da Pesquisa e Co-orientadores (se for o caso);

Professores participantes (Atuantes na EJA em contextos rurais).

 

IV CONTEMPLAÇÃO – EFEITO

            PRODUTOS

Sequências didáticas

Relatos de experiência (antes e depois)

            PONTUAÇÃO

Pela participação, certificação;

Pela aplicação da sequência, troféu de reconhecimento;

Pela obtenção dos objetivos propostos na sequência didática, medalha de honra ao mérito.

 

Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Campo de pesquisa ou Curso:

Linguística
Instituição: UFMG - MG
Palavras-Chave:
Mesa (1): Ana Cristina Fricke Matte
Mesa (2): Maíra Ferreira Sant'Ana
Mesa (3): Eliane Apolinário Vieira Avelar

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Versão revisada: Documento PDF Artigo Crislaine Silva UEADSL2018_2 Versão Final.pdf

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Código: 484 Grupo: Ana-p-11

Avaliações: Documento PDF M2-DesafioAjogadaReas,Gamificação.pdf Documento PDF Crislaine Junqueira Aguiar Silva.pdf Documento PDF M3-DesafioAjogadaReas,Gamificação.pdf

Aprovado

Imagem de Crislaine Junqueira Aguiar Silva Adicionado em segunda, 5 nov 2018, 23:26 Modificado em terça, 20 nov 2018, 00:41