PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza

 
Imagem de Evidosol 2018
COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Evidosol 2018 - quinta, 15 nov 2018, 11:04
 

  Título:

COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA

Autores:  Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
Resumo:  

O Google Trends (GT) é uma das inúmeras ferramentas disponibilizadas de acesso público e gratuito pela Google Inc., que possui uma infinidade de recursos tecnológicos interessantes ao trabalho em sala de aula. Dessa forma, para o uso mais eficaz dessa tecnologia de filtragem das informações é preciso considerar: a seleção adequada dos termos de pesquisa, o reconhecimento do alcance ou das limitações dos motores de busca e a capacidade de interpretar a validade do conteúdo disponível em sua tela. Assim, faz-se importante a promoção de práticas pedagógicas baseadas no Letramento em Pesquisa para transformar os alunos em habilidosos pesquisadores na rede, que saibam utilizar ativamente os instrumentos tecnológicos. Diante deste contexto, este estudo objetiva analisar as contribuições do software GT nas atividades ativas de ensino voltadas ao Letramento Digital em Pesquisa. Para tanto, pretende-se, especificamente, apontar as funcionalidades deste buscador e, em seguida, discutir os meios possíveis para seu uso significativo na educação. Espera-se que o aplicativo ofereça alternativas para o protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este trabalho consiste em uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, baseada em Lemes e Santos (2017), Dinis, Costa e Pacheco (2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Coelho (2012) e Souza e Gomes (2008).


LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF Evidosol_GoogleTrends.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
Palavras-Chave:   Letramento digital; Letramento em pesquisa; Google Trends; Metodologias de ensino.
Mesa (1): Andreza Santos Xavier Rodrigues de Carvalho
Mesa (2): Ana Paula Ferreira Sebastião

Imagem de ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO - segunda, 19 nov 2018, 08:43
 

Bom dia Autores!

Primeiramente, gostaria dar os parabéns pela aprovação do artigo no Evento!

O uso de ferramentas tecnológicas no contexto educacional representa a cada dia, uma realidade de apropriação do Professor, de também construtor de articulações. Considero que o Google Trends representa uma possibilidade interdisciplinar muito interessante para os alunos exercitarem a ampliação do vocabulário, a construção de sentido via investigação que os termos pesquisados (no campo "comparar") propiciaria a elaboração de textos argumentativos, principalmente.

O grupo, destacaria para uma formação de professores destinada para apresentar o uso do Google Trends, qual referência obrigatória para leitura?

Cordialmente.. e vamos conversando...

Grande abraço

Imagem de Joane Marieli Pereira Caetano
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Joane Marieli Pereira Caetano - terça, 20 nov 2018, 10:06
 

Olá, Andreza! Ficamos felizes pelo seu feedback positivo em relação ao nosso trabalho. Desbravar esse novo caminho requer bastante estudo prévio mesmo, então, para formação de professores, sugerirmos leituras que realizam esse diálogo interdisciplinar entre Linguagem Tecnológica e Educação, tais como a obra "Letramentos Digitais" (DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark, 2016) e "Tecnologias para aprender" (COSCARELLI, 2016).

Boa leitura! ;)

Imagem de Andreza Carvalho
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Andreza Carvalho - terça, 20 nov 2018, 23:25
 

Boa noite Joane!

Obrigada pelas indicações. Consegui aqui em BH acesso a indicação da Coscarelli (2016), o livro "Letramentos digitais" está esgotado para compra. Vou tentar localizar pela estante virtual.

Obrigada mais uma vez!!

Andreza

Imagem de Franciely Lopes
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Franciely Lopes - segunda, 19 nov 2018, 08:57
 

Bom dia! Gostaria de parabenizar os autores pelo excelente trabalho, considerando a sua importância e contribuição para a ensino. Em um tempo aterrorizado pelo excesso de informação, ferramentas como esta podem auxiliar os alunos a avaliar várias ideias para selecionar o assunto.

Parabéns!



Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - terça, 20 nov 2018, 09:51
 

Bom dia, Franciely!

Agradecemos seu comentário positivo sobre nossa pesquisa e consideramos que a ideia é exatamente essa: permitir que o aluno tenha acesso a conteúdos relevantes e confiáveis, aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

Um abraço!





Imagem de Maria Blanc Figueira
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Maria Blanc Figueira - terça, 20 nov 2018, 11:06
 

Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Tema muito atual e de muita relevância. Muitos discentes se encontram despreparados para realizarem pesquisas na rede, o que prejudica o desempenho acadêmico.

Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - terça, 20 nov 2018, 11:26
 

Obrigada, Maria! 

Ficamos honrados em receber um comentário com tantos elogios. Esperamos que o trabalho tenha sido enriquecedor para sua prática docente. 

Abraço, 

Adriene Mello. 


Imagem de Gustavo Rezende da Silva
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Gustavo Rezende da Silva - terça, 20 nov 2018, 12:03
 

Parabéns aos autores pelo trabalho cujo traz importância e contribuição para a ensino além de auxiliar os alunos a avaliar várias ideias para selecionar o assunto.


Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 09:54
 

Obrigada, Gustavo, pelas palavras incentivadoras! 

Ficamos felizes em saber que o trabalho foi relevante e enriquecedor para seu conhecimento. 

Abraços!

Adriene Mello. 


Imagem de Poliana de Souza Castro
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Poliana de Souza Castro - terça, 20 nov 2018, 13:48
 

Boa tarde!

Gostaria de parabenizar as autoras pelo maravilhoso trabalho.

É um conteúdo atual e dinâmico, que gostei muito.

E que foi de grande proveito e enrequecimento pessoal.



Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 09:55
 

Bom dia, Poliana!

Ficamos extremamente honrados em saber que contribuímos para seu crescimento intelectual. Obrigada pelos elogios! 

Att., 

Adriene Mello. 



Imagem de Amanda Figueiredo de Oliveira
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Amanda Figueiredo de Oliveira - terça, 20 nov 2018, 14:12
 

Boa tarde! Gostaria de parabenizar os Autores pelo tema e pelo texto! Com os tempos atuais, onde temos acesso à todo tipo de informação e não sabemos qual é verdadeira ou não, quando temos uma ferramenta que nos ajuda a filtrar aquilo que vemos, é essencial para que nós, pesquisadores, saibamos utilizar tal instrumento a nosso favor! Parabéns novamente!

Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 09:58
 

Prezada Amanda, 

Suas palavras nos deixam muito satisfeitos, tendo em vista que essa é a ideia da produção científica: contribuir para que os leitores consigam utilizar na prática toda a teoria elucidada. Dessa forma, agradecemos seus elogios e torcemos para que em eventuais pesquisas nossas contribuições possam ser úteis. 

Abraço, 

Adriene Mello. 

Imagem de Diego Araujo
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Diego Araujo - terça, 20 nov 2018, 19:06
 

Super interessante o tema! Ele me fez pesquisar bastante sobre o GT e suas diversas  utilidades. Eu desconhecia a funcionalidade desta ferramenta, mas estou muito intrigado com seu funcionamento.
Se tiverem boas recomendações de leitura, por favor me enviem. Ficarei muito grato.  

Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 10:01
 
Prezado Diego, 

De fato, a maioria das pessoas desconhece as inúmeras funcionalidades do GT e, por isso, acabam perdendo a oportunidade de enriquecer uma pesquisa ou descobrir dados importantes e a relevância de um assunto. Essa foi a motivação de nossa pesquisa e ficamos muito felizes em saber que encontramos espaço para enriquecer intelectualmente muitos pesquisadores que, assim como nós, estão aprendendo a todo momento. 

Grata por essas palavras de incentivo, 

Adriene Mello. 
Imagem de Andreza Carvalho
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Andreza Carvalho - terça, 20 nov 2018, 23:34
 

Pessoal, boa noite!

Vou deixar aqui a indicação de uma dissertação! Eu gosto muito de ler pesquisas interessantes e que o imaginário está presente.

Título: Comportamento informacional em tempos de Google

Autor: Maria Leonor Amorim Antunes

Banca:

Presidente: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Membro: Claudio Paixao Anastacio de Paula; Shirlei Rezende Sales

Resumo: Em meados de 1995 a Internet deixou de ser privilégio de corporações e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Desde então, cada vez mais, tem sido considerada canal de acesso à informação; principalmente entre os nativos digitais. Uma vez que a Internet é explorada e mediada principalmente pelos motores de busca, reflete-se sobre o Google, que se destacou como preferido pelos usuários e líder do segmento em questão. Fundamentado na Abordagem Clínica da Informação referencial teórico que trabalha o uso afetivo e simbólico da informação pelo sujeito traçou-se um paralelo sobre a biblioteca escolar e a ferramenta de busca Google enquanto canais de busca de informação. O objetivo foi verificar que imagem e conceito os nativos digitais têm destes ambientes e como se relacionam com a busca, seleção e o uso da informação. Em uma percepção equilibrada, buscou-se observar as mudanças que o Google tem fomentado e posto em ação, tanto sob o aspecto da relação pessoal com a informação, quanto com a pesquisa e o ambiente da biblioteca escolar. Foi realizado um trabalho de campo envolvendo observação não participante e aplicação de entrevistas com alunos e funcionários de uma escola particular e laica de Belo Horizonte. Os estudantes selecionados na amostra responderam três entrevistas, em momentos distintos: uma geral, para compreender a relação e afinidade dos mesmos com o Google e a biblioteca; a segunda, acompanhando o processo de pesquisa, para verificar o procedimento dos entrevistados e a última com o confronto dos resultados anteriores e indicação efetiva de como se produziu a pesquisa escolar. Os resultados apontam que o Google tanto o motor de busca, quanto suas ramificações de fato, se consolidou no cotidiano dos jovens estudados. Com relação à biblioteca, constatou-se que esta não é mais considerada fonte de informação por eles. A maior evidencia foi com relação às subjetividades evocadas pela mesma, considerada um organismo vivo e fascinante. Efetivamente os alunos se mostraram mais próximos dele do que da biblioteca. Não obstante, percebeu-se que as tecnologias digitais e as facilidades permitidas pelo Google não são os únicos fatores que determinam sua utilização ou não. Houve indicadores relacionados à escola, à atuação dos professores e ao contexto familiar. Relata-se a conveniência de se realizar um estudo de usuários indicativo do perfil e do comportamento informacional dos estudantes e dos professores para inferir em quais novos ambientes e dimensões as habilidades informacionais podem (e devem) ser desenvolvidas e trabalhadas.

Link para acesso na íntegra: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A8SJ7E

Abraços,

Andreza


Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 11:08
 

Nossa, que grandiosa contribuição, Andreza!

Ficamos extremamente felizes com sua participação e, com certeza, essa pesquisa enriquecerá nosso referencial teórico para próximas pesquisas nessa seara. 

Obrigada! 

Adriene Mello, em nome dos autores. 

Imagem de Joyce Fettermann
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Joyce Fettermann - terça, 20 nov 2018, 23:57
 

Parabéns, autores!

Nos dias de hoje é imprescindível que os alunos aprendam a pesquisar on-line, pois são várias as informações e possibilidades de navegação que acabam levando-nos a diversos outros caminhos, muitas vezes nem pensados no início das pesquisas. Apontar, então, novos meios e funcionalidades que auxiliem nesse processo é um ponto essencial para desenvolver o protagonismo discente em pesquisa.

Grande abraço.


Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 11:14
 

Obrigada, Joyce!

Essa era, justamente, nossa intenção: mostrar o quanto a tecnologia pode desenvolver uma aprendizagem mais significativa ao discente, fomentando seu protagonismo. 

Agradecemos seu elogio e nos sentimos honrados com palavras tão incentivadoras!

Abraço, 

Adriene Mello e os demais autores. 

Imagem de Ludmila Ferrarezi
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Ludmila Ferrarezi - quarta, 21 nov 2018, 10:55
 
Parabéns pelo tema! Essa ferramenta do Google é muito interessante e muito pouco conhecida, eu mesma nunca a tinha utilizado. Após me deparar com esse trabalho, testei-a e gostei bastante. Acredito que ela tenha relevância não apenas escolar, acadêmica, mas também social, ajudando a tecer um panorama sobre os movimentos da sociedade, sobre o que é importante para uma certa parcela da população em um determinado tempo.
Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quarta, 21 nov 2018, 11:17
 

Olá, Ludmila!

Sem dúvidas! Essa é uma pesquisa que extrapola os limites da universidade e encontra aplicabilidade em nosso dia a dia, incentivando-nos a estar sempre atentos ao que é assunto no Brasil e no mundo, bem como quais são os eixos temáticos mais relevantes para pesquisas e discussões. 

Obrigada pela contribuição!

Abraço, 

Adriene Mello. 

Imagem de Andreza Carvalho
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Andreza Carvalho - quarta, 21 nov 2018, 15:04
 

Boa tarde Pessoal!

Estive pensando em contribuir ainda mais com  leituras sobre pesquisas realizadas e referências que considero imperdíveis. Dessa forma, encaminho a seguinte seleção para vocês.

1) A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação. É um periódico científico editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 2003, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional, nacional e internacional.

Link: https://seer.ufrgs.br/renote/index

2) A Fundação Santillana mantém parcerias com importantes entidades da sociedade civil na área de educação. Entre as realizações está o apoio à edição e divulgação de livros que contribuem para fomentar políticas públicas educacionais. 

Link: https://www.fundacaosantillana.org.br/acoes-publicacoes.php

3) Referências do processo seletivo do Mestrado do CEFETMG que incluem, no meu ponto de vista, preciosidades de encher os olhos de alegria. (segue anexo).

4) Eu penso que tem um livro muito, muito interessante para ajuda na realização de uma reflexão profunda sobre o fazer acadêmico. Indico pra vocês: 

GARCIA, Regina Leite. (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2013. 125 p (Questões da nossa época; v. 31)


PS: ainda vou pensar em mais referências!

Grande abraço

Andreza


Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: COMO APRENDER GOOGLANDO: O GOOGLE TRENDS E SUAS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O LETRAMENTO DIGITAL EM PESQUISA - Adriene Ferreira de Mello, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
por Adriene Ferreira de Mello - quinta, 22 nov 2018, 13:15
 

Nossa, Andreza, obrigada pelo grande referencial disponibilizado!

Com certeza usaremos essas fontes em futuras pesquisas. São, de fato, ótimas oportunidades de leitura e aprendizagem!

Att., 

Adriene Mello.