PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,

 
Imagem de Evidosol 2018
LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Evidosol 2018 - quinta, 15 nov 2018, 11:08
 

  Título:

LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores:  Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
Resumo:  

O presente estudo tem como objetivo discutir o papel da Literatura na escola e sua relevância para o ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva voltada para o letramento literário para o ensino de língua materna, principalmente, no aspecto direcionado para leitura e escrita. Nesse sentido, o texto literário é um poderoso aliado, pois, por meio dele, é possível transformar o aluno em leitor e, consequentemente, sua postura crítica diante situações do cotidiano. O encontro entre a Literatura e o leitor é capaz de estabelecer uma experiência que pode modificar a concepção que tem do mundo e da sua própria existência, dando condição de ler sobre o mundo e as pessoas.


LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF artigo texto literário.pdf
Trilha Principal:  Cultura Livre
Trilha Opcional:  Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  UEMG
Palavras-Chave:   literatura, leitura, escrita, ensino-aprendizagem
Mesa (1): Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
Mesa (2): Elaine Teixeira da Silva


Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Elaine Teixeira da Silva - sexta, 16 nov 2018, 20:45
 

Saudações livres, participantes!

O presente trabalho traz um tema para fazer-nos refletir sobre o papel do ensino de Literatura no espaço escolar principalmente no papel do professor como um transmissor de "sua experiência de leitura para o universo que o aluno conheça e por ele se interessa" (citação dos autores). 

Além disso, os autores abordam o papel da Literatura no espaço escolar como um fator de suma importância para formar leitores, para o letramento e para assim contribuir para que o estudante compreenda o mundo que vive pois a leitura amplia a capacidade de interpretar e argumentar.

Para início de conversa deixo um questionamento:

O ensino de Literatura sendo usado como um recurso gramatical favorece a formação de leitores críticos?

Boas discussões!

Elaine Teixeira


Imagem de Gabriela Santos Gonçalves Machado
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Gabriela Santos Gonçalves Machado - sexta, 23 nov 2018, 22:04
 

Boa noite a todos e boa noite Elaine, a quem me dirijo!

Gostei muito do questionamento deixado por você. É interessante pois meu artigo de conclusão no curso de Letras falava sobre a interação da gramática e linguística na formação do leitor eficiente e a banca me perguntou se eu considerava possível que um aluno, portador apenas de uma variante regional da língua, poderia, através das aulas de língua portuguesa, adquirir plenos domínios da norma culta.

Eu respondi que sim, principalmente se, nessas aulas, o mesmo fosse incentivado ao hábito da leitura. Verdade é que, em sala de aula, a plicação de textos literários muitas vezes se dá apenas para uso e estudos de gramatiquices o que, a meu ver, não forma nem leitores e nem cidadãos críticos.

A leitura cria um bom linguajar e uma boa escrita quando é encarada como algo prazeroso, que transforma o aluno num fascinado pelo texto, um amante de suas cobertas e um alucinado por suas viagens. Quando ler se torna hábito (e necessidade), temos pessoas críticas, bons falantes, bons ouvintes, bons escritores, bons pensantes. Ler não é exercício de repetição, mas celebração de um prazer que, quando alcançado, impregna em nós suas essências, sejam elas bons discursos, sejam elas pensamentos críticos. Ler deve causar, no professor e no aluno, prazer. Deve primeiro tornar-se hábito. O livro deve virar companheiro nessa jornada aqui na terra.

Quando usado por obrigação e visto como objeto meramente avaliativo, ler causa traumas e afastamentos. Quando o aluno descobre que ler aumenta sua perspectiva e se apaixona por isso, ler liberta. O pensamento, a escrita, a vida.


Imagem de Luciano Dias de Sousa
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Luciano Dias de Sousa - segunda, 19 nov 2018, 13:29
 

Parabéns

Ótimo trabalho. A literatura possui um papel importante na educação.

Imagem de Thais Cerqueira Faria
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Thais Cerqueira Faria - segunda, 19 nov 2018, 15:22
 

Parabéns pelo trabalho !

Imagem de Eliziane Rocha Castro
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Eliziane Rocha Castro - segunda, 19 nov 2018, 14:45
 

A exploração de textos literários oferece várias experiências para colocar em prática o letramento dos alunos. O texto literário, com sua riqueza linguística, constitui um modelo de uso de estruturas sintáticas e variações estilísticas, ao mesmo tempo que é um expoente das formas e funções da fala cotidiana e dos diferentes registros, estilos e variações regionais da língua.


Imagem de Thawane Melo Moussa
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Thawane Melo Moussa - segunda, 19 nov 2018, 15:41
 

Olá, boa tarde. Confesso que achei magnífico este trabalho que tem por finalidade a importância de textos literários nas escolas. Creio que este assunto é um tanto delicado, uma vez que a narrativa no colegial se prende muito mais a formalidade: formas gramaticais corretas, produção de texto, concordância nominal/verbal, assuntos extremamente importantes, só que também se distanciam do prazer e reflexão, bem como a análise crítica, pois dão muito mais ênfase num texto esteticamente "correto". Por fim, a leitura é essencial em nossas vidas, quem lê tem uma imaginação mais fértil e criativa. Como diz a frase: "a pessoa que não lê mal fala mal ouve mal vê". Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Jaiza Fernandes - sexta, 23 nov 2018, 16:09
 

Perfeito seu comentário, Thawane! Concordo com você. Só criará gosto para a leitura quem lê e a escola tem essa responsabilidade de descobrir formas, estratégias diversas para proporcionar aos alunos momentos de leituras prazerosas de modo que possam se encantarem por essa atividade. Quem lê tem conteúdo para falar, ler e escrever.... Aprende a ler o mundo. Abraço!!!!

Imagem de Fernanda Garcia Cassiano
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Fernanda Garcia Cassiano - segunda, 19 nov 2018, 17:21
 

Estou em total acordo. É muito importante que entendamos o papel da literatura como material de ensino. A literatura humaniza, mas também ressignifica. Gostei muito do trabalho, parabéns pela pesquisa!!

Imagem de Lucas Borcard Cancela
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Lucas Borcard Cancela - segunda, 19 nov 2018, 21:27
 

Trabalho com tema relevante e atual. Como professor no curso de Letras, me chamou muito a atenção. Parabéns aos autores!

Imagem de Mileane Andrade Azevedo
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Mileane Andrade Azevedo - terça, 20 nov 2018, 16:09
 

Boa tarde,

Obrigado pelas observações e elogios. O trabalho com a Literatura é amplo e cheio de possibilidades para o trabalho em sala de aula. A literatura é aberta para o conceito de trabalho interdisciplinar. 

Abraços a todos.

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Jaiza Fernandes - quarta, 21 nov 2018, 23:27
 

O texto em discussão, pelos autores, “ Letramento literário: formação do leitor crítico” apresenta como possibilidade de formação do leitor crítico o letramento literário. Prática que considero muito significativa, pois possibilita aos professores proporem aos seus alunos atividades diversas com o uso de diferentes linguagens e formas de expressão (Jogral, recitação de textos poéticos, dramatizações, produções de resenhas, etc). Penso que não se formam bons leitores e escritores sem leitura; logo, é imprescindível o uso do texto literário para a formação do cidadão crítico, posto que o texto literário apresenta fatos, narrativas, vivências do cotidiano das pessoas. Dessa forma, recorro a máxima de Paulo Freire que a afirma que a leitura letrada/escolar pressupõe a leitura do mundo. Recorrer ao texto literário tambem é uma forma de incentivar aos alunos a lerem, despertando-lhes o gosto pela leitura. 

Parabéns aos autores!


Imagem de Sonia Fonseca
Re: LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO - Flávio Aparecido de Almeida, Lucimeire Aleixo Bard, Luís Américo Bertolaci Junior, Mileane Andrade Azevedo,
por Sonia Fonseca - quarta, 21 nov 2018, 23:44
 

Ótimo trabalho. Grane incentivo aos alunos. Abracos Sonia Fonseca