PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo

 
Imagem de Evidosol 2018
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Evidosol 2018 - quinta, 15 nov 2018, 11:11
 

  Título:

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP

Autores:  Cíntia Moralles Camillo
Resumo:  

Este artigo tem como objetivo verificar as perspectivas e estimular os alunos na iniciação a Física a partir de uma atividade que explore ferramentas e recursos tecnológicos para a criação de fanzines. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de incentivar a produção em pequenos grupos, a turma em questão é composta por 16 alunos de 13 a 15 anos de idade. A escola está situada em uma área de difícil acesso da zona norte, na periferia da cidade de Santa Maria/RS. Observou-se que a utilização de metodologias ativas por meio dos fanzines com o uso do software Gimp, reforçam características como a interação e a interatividade. 


LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
Palavras-Chave:   Física; Interação; Interatividade; Ensino; Aprendizagem; Tecnologias.
Mesa (1): Anielli Fabiula Gavioli Lemes
Mesa (2): Jader Luís da Silveira

Imagem de Jader Luis da Silveira
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Jader Luis da Silveira - segunda, 19 nov 2018, 01:07
 

Cíntia, boa noite!

Seu artigo é muito interessante!

A escola em seu modelo tradicional, onde o Professor é o "proprietário" do conhecimento e o transmite pra o aluno com anotações e livros, vem dando lugar para uma Educação moderna, atual e tecnológica.

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) se tornaram aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. Os softwares livres são ferramentas que buscam fazer com que os conteúdos abordados nas disciplinas tornem-se dinâmicas, interativas e interdisciplinares. O software livre proporciona ao professor e ao aluno, recursos para construção de materiais didáticos, de apoio para o que está sendo estudado.

O trabalho mostrou justamente isso. A utilização do software Gimp, uniu uma estratégia dentro da realidade e gosto dos alunos: as fanzines e o uso do software livre. A aprendizagem dos conteúdos de Física tornaram-se mais divertidos, atraentes e interessantes aos alunos, visto que eles tiveram a oportunidade de ter contato com a parte de informática (para uso do software) e construir as fanzines. Além disso, quando a aprendizagem se desenvolve de forma coletiva e colaborativa, o êxito tanto do docente, quanto do discente é maior e todos podem participar da construção do conhecimento.

Por fim, ressalto a conclusão da autora, quando menciona que "a metodologia ativa por meio de recursos tecnológicos dinamiza o processo de ensino e aprendizagem". Tal conclusão, reafirma o sucesso da metodologia e segue como sugestão para todos os professores de todas as disciplinas, com possibilidade de aplicação em todas as áreas.


Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 10:29
 

Muito obrigada Jader pela sua avaliação e comentário.

Grande abraço e um bom evento.

Imagem de Joyce Fettermann
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Joyce Fettermann - segunda, 19 nov 2018, 12:57
 

Olá, Cíntia,

Parabéns pelo trabalho realizado com seus alunos! Achei bem interessante a abordagem e, de certa forma, tem a ver com uma prática de escrita em Língua Portuguesa que realizei com meus alunos. Convido-a a visitar minha apresentação: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=165

Essa ressignificação de suas leituras faz toda a diferença na aprendizagem deles, que, assim, acontece de forma ativa e fica gravada em suas mentes para sempre.

Sucesso!

Abraços.

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 13:23
 

Obrigada prezada pela contribuição, com certeza vou sim visitar o seu trabalho.

Um bom evento.

Abraço

Cíntia

Imagem de Sonia Fonseca
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Sonia Fonseca - terça, 20 nov 2018, 22:04
 

Parabéns pelas contribuições com esse estudo. Atual e pertinente. Abraços.

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - terça, 20 nov 2018, 23:57
 

Boa noite Sonia, muito obrigada.

Abraço e um bom evento.

Imagem de Jader Luis da Silveira
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Jader Luis da Silveira - quarta, 21 nov 2018, 10:28
 

Cíntia,

Bom dia!

Você uniu duas metodologias interessantes no processo de ensino-aprendizagem: o uso de um software livre e a construção das fanzines de forma coletiva e colaborativa.

Em sua opinião, qual a importância de ensinar o aluno a planejar uma fanzine? E a importância do uso desse software?


Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - quarta, 21 nov 2018, 20:10
 


Boa noite Jader,

A importância de ensinar ou melhor, fazer o papel de mediador para que o aluno construa uma fanzine, é de que este aluno seja um pesquisador, busque o conhecimento, tenha autonomia, pratique a interação e a interatividade. Em suma, buscando por meio dos fanzines construir conceitos, onde os alunos sejam capazes de redescrever ou analisar as formas mais simples de conhecimento, tomando como critério as metodologias ativas e construtivistas, a fim de se ter uma aprendizagem significativa.

Bom, eu escolhi o software Gimp, por ser um software livre e muito fácil de se manusear. Com muitas possibilidades de criação, de fontes, de cores possibilitando aos alunos o contato com uma ferramenta dinâmica. E, claro foi pensado neste software pelos recursos fotográficos também, porque temos que apresentar algo que os alunos gostem e que seja útil para eles depois.

Muito obrigada e estou a disposição.

Abraço




Imagem de Anielli Fabiula Gavioli Lemes
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Anielli Fabiula Gavioli Lemes - quinta, 22 nov 2018, 07:42
 

Quais as referências de pesquisa-ação e qual a perspectiva de ensino de física utilizada para desenvolver a pesquisa?

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - quinta, 22 nov 2018, 15:42
 

Primeiramente, boa tarde Anielli, tudo bem com você?

Comigo está tudo bem graças a Deus.

Como está no próprio artigo, usou-se como referência (Baldissera 2001).

E, em relação a segunda pergunta sinceramente, reformula novamente, porque está difícil de entender.

Abraço.