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METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP |
Autores: | Cíntia Moralles Camillo |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar as perspectivas e estimular os alunos na iniciação a Física a partir de uma atividade que explore ferramentas e recursos tecnológicos para a criação de fanzines. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de incentivar a produção em pequenos grupos, a turma em questão é composta por 16 alunos de 13 a 15 anos de idade. A escola está situada em uma área de difícil acesso da zona norte, na periferia da cidade de Santa Maria/RS. Observou-se que a utilização de metodologias ativas por meio dos fanzines com o uso do software Gimp, reforçam características como a interação e a interatividade. |
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Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade Federal de Santa Maria/UFSM |
Palavras-Chave: | Física; Interação; Interatividade; Ensino; Aprendizagem; Tecnologias. |
Mesa (1): | Anielli Fabiula Gavioli Lemes |
Mesa (2): | Jader Luís da Silveira |
PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FANZINES COM O USO DO SOFTWARE GIMP - Cíntia Moralles Camillo
Cíntia, boa noite!
Seu artigo é muito interessante!
A escola em seu modelo tradicional, onde o Professor é o "proprietário" do conhecimento e o transmite pra o aluno com anotações e livros, vem dando lugar para uma Educação moderna, atual e tecnológica.
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) se tornaram aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. Os softwares livres são ferramentas que buscam fazer com que os conteúdos abordados nas disciplinas tornem-se dinâmicas, interativas e interdisciplinares. O software livre proporciona ao professor e ao aluno, recursos para construção de materiais didáticos, de apoio para o que está sendo estudado.
O trabalho mostrou justamente isso. A utilização do software Gimp, uniu uma estratégia dentro da realidade e gosto dos alunos: as fanzines e o uso do software livre. A aprendizagem dos conteúdos de Física tornaram-se mais divertidos, atraentes e interessantes aos alunos, visto que eles tiveram a oportunidade de ter contato com a parte de informática (para uso do software) e construir as fanzines. Além disso, quando a aprendizagem se desenvolve de forma coletiva e colaborativa, o êxito tanto do docente, quanto do discente é maior e todos podem participar da construção do conhecimento.
Por fim, ressalto a conclusão da autora, quando menciona que "a metodologia ativa por meio de recursos tecnológicos dinamiza o processo de ensino e aprendizagem". Tal conclusão, reafirma o sucesso da metodologia e segue como sugestão para todos os professores de todas as disciplinas, com possibilidade de aplicação em todas as áreas.
Muito obrigada Jader pela sua avaliação e comentário.
Grande abraço e um bom evento.
Olá, Cíntia,
Parabéns pelo trabalho realizado com seus alunos! Achei bem interessante a abordagem e, de certa forma, tem a ver com uma prática de escrita em Língua Portuguesa que realizei com meus alunos. Convido-a a visitar minha apresentação: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=165
Essa ressignificação de suas leituras faz toda a diferença na aprendizagem deles, que, assim, acontece de forma ativa e fica gravada em suas mentes para sempre.
Sucesso!
Abraços.
Obrigada prezada pela contribuição, com certeza vou sim visitar o seu trabalho.
Um bom evento.
Abraço
Cíntia
Cíntia,
Bom dia!
Você uniu duas metodologias interessantes no processo de ensino-aprendizagem: o uso de um software livre e a construção das fanzines de forma coletiva e colaborativa.
Em sua opinião, qual a importância de ensinar o aluno a planejar uma fanzine? E a importância do uso desse software?
Boa noite Jader,
A importância de ensinar ou melhor, fazer o papel de mediador para que o aluno construa uma fanzine, é de que este aluno seja um pesquisador, busque o conhecimento, tenha autonomia, pratique a interação e a interatividade. Em suma, buscando por meio dos fanzines construir conceitos, onde os alunos sejam capazes de redescrever ou analisar as formas mais simples de conhecimento, tomando como critério as metodologias ativas e construtivistas, a fim de se ter uma aprendizagem significativa.
Bom, eu escolhi o software Gimp, por ser um software livre e muito fácil de se manusear. Com muitas possibilidades de criação, de fontes, de cores possibilitando aos alunos o contato com uma ferramenta dinâmica. E, claro foi pensado neste software pelos recursos fotográficos também, porque temos que apresentar algo que os alunos gostem e que seja útil para eles depois.
Muito obrigada e estou a disposição.
Abraço
Quais as referências de pesquisa-ação e qual a perspectiva de ensino de física utilizada para desenvolver a pesquisa?
Primeiramente, boa tarde Anielli, tudo bem com você?
Comigo está tudo bem graças a Deus.
Como está no próprio artigo, usou-se como referência (Baldissera 2001).
E, em relação a segunda pergunta sinceramente, reformula novamente, porque está difícil de entender.
Abraço.