PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro

 
Imagem de Evidosol 2018
ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
por Evidosol 2018 - quinta, 15 nov 2018, 11:14
 

  Título:

ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores:  Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
Resumo:  

A tecnologia tem a capacidade de poder ensinar e aprender, ela proporciona vários recursos para o aprendizado, seja para o desenvolvimento de práticas profissionais ou para aplicações voltadas à educação. É importante ter uma visão positiva para o uso da tecnologia e aplicar estes recursos em ambiente escolar, com uma adaptação do uso de novas tecnologias dentro das salas de aula, como por exemplo os smartphones. A cada dia multiplicam-se as possibilidades de utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) no contexto dos processos de Ensino e Aprendizagem. Explorar estas possibilidades e multiplicar o conhecimento de resultados obtidos para com a própria comunidade acadêmica faz-se necessário, pois dessa forma se cria um compilado de práticas que podem vir a formar uma base de conhecimento a ser replicado e aprimorado. Para tanto, este trabalho a proposta de uma estratégia de utilização de smartphones e do software Duolingo, de aprendizado em língua inglesa, para um ambiente controlado de sala de aula em preparação de sua posterior utilização por parte de professores que se interessem no processo desenvolvido. São apresentados os conceitos teóricos aplicados e as etapas que precisam ser percorridas.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA.pdf
Trilha Principal:  Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:  
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:  Centro Universitário Faminas - UNIFAMINAS
Palavras-Chave:   Educação, Tecnologia, Smartphones, Duolingo
Mesa (1): Bárbara Amaral da Silva
Mesa (2): Camila Paula dos Reis

Imagem de Bárbara Amaral Silva
Re: ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
por Bárbara Amaral Silva - sexta, 16 nov 2018, 18:02
 

Primeiramente, gostaria de dar boas-vindas aos autores deste trabalho e também àqueles que participarão conosco das discussões aqui no fórum! Portanto, sejam bem-vindos ao Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Acredito que juntos podemos construir conhecimento.

Aproveito também para iniciar a nossa conversa. O artigo intitulado "ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA" aborda especificamente o Duolingo. O aplicativo DUOLINGO é um dos mais bem avaliados para o aprendizado de línguas. O artigo mostra bem como deve ser o ambiente controlado em sala de aula para sua posterior utilização. Em sala de aula, o seu uso pode se tornar um desafio para que a tarefa não seja deveras solitária. Será possível pensar em sua utilização por meio de duplas ou grupos? Além disso, nas considerações finais, é mencionado a possibilidade dos profissionais de TI contribuírem para a inserção dos alunos com deficiência. Seria possível citar um exemplo em que um profissional desta área possa atuar com esta finalidade? Será que esses profissionais não deveriam ser treinados especificamente para lidar com esse tipo de desafio? Como os professores podem lidar com a possível dispersão por parte dos alunos que considerem uma aula com aplicativo menos séria do que as demais? 

Desde já agradeço imensamente a participação de vocês!

Att, Bárbara Amaral da Silva

(Doutoranda em Estudos Linguísticos, UFMG). 


Imagem de Camila Paula dos Reis Pinto
Re: ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
por Camila Paula dos Reis Pinto - segunda, 19 nov 2018, 10:29
 

Olá a todos e sejam bem-vindos ao Encontro!

O assunto é bem interessante e pertinente, pois o uso de tecnologias relacionadas ao ensino de língua inglesa, deveria ser, no mínimo, considerado pelos professores e escolas, pois trata-se de mais uma ferramenta que pode impactar positivamente na aprendizagem dos alunos. São várias as questões que surgem sobre o assunto e é por isso que a discussão e reflexão são necessárias para que o uso das tecnologias possa contribuir cada vez mais no ensino de línguas.

Att.,

Camila Paula dos Reis

(Professora de Língua Inglesa LEC/UFVJM)

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 10:47
 

Primeiramente parabéns pelo trabalho, entendi que o software escolhido é um aplicativo para ser usado em de diversos idiomas, com a promessa de ser capaz de complementar a aprendizagem. Porém, não fica claro no artigo como pode ser trabalhado essa ferramenta em sala de aula.

Uma ressalva, eu usaria TIC ou TDIC e não TI, seria mais correto.

Abraço.

Imagem de Flávio Aparecido de Almeida
Re: ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA APLICAÇÃO DE RECURSOS ESPECÍFICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA - Nilton Freitas Junior, Francisco de Assis Ferreira, Hugo Gonçalves Militão Pedro
por Flávio Aparecido de Almeida - segunda, 19 nov 2018, 23:48
 
Parabéns pelo trabalho! A Tecnologia deve estar a nosso favor dentro das salas de aulas. Falar de Educação é falar de inovação.