PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 11:22
 

Título:

AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores: Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
Resumo:


Nesta pesquisa buscamos apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre as produções científico-acadêmicas, visando a entender como estão sendo trabalhados na educação as práticas de letramentos digitais em atividades de formação de professores no contexto educacional brasileiro. Numa premissa teórico-metodológica, baseamo-nos nas etapas de análise, adaptadas por Ramos, Faria e Faria (2014), e reaplicada por Silva e Bottentuit Junior (2017) que primam pela avaliação regrada, em princípios científicos e críticos, a partir das fontes encontradas e analisadas. Dessa forma, foram avaliados 10 artigos que se encontram em bases de dados científico-acadêmicas, os quais apresentam estudos empíricos com os principais sujeitos sociais da comunidade escolar (alunos, gestores, professores etc.), bem como os que atuam nas universidades e centros de formação profissional. Conclui-se que as práticas de letramentos digitais em atividades cotidianas escolares, acadêmicas, profissionais etc., possibilitaram o estímulo e o uso de tecnologias na educação, bem como impulsionaram a promoção dos letramentos digitais na formação de professores e na potencialização tecnológica das aprendizagens dos vários participantes dos estudos avaliados.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ARTIGO EVIDOSOL 2018.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):Letras, Linguística
Instituição:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Palavras-Chave:Letramentos Digitais; Formação de Professores; Revisão Sistemática; NTDICs. 
Mesa (1):Layane Campos Soares
Mesa (2):Lucas Borcard Cancela


Imagem de Layane Campos Soares
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Layane Campos Soares - domingo, 18 nov 2018, 22:44
 

O artigo “As práticas de letr@mentos digit@is e a formação de professores: uma análise teórico-metodológica” de autoria de Francisco Jeimes de Oliveira Paiva e Ana Maria Pereira Lima apresenta uma importante reflexão acerca das práticas de letramentos digitais no contexto da formação inicial de professores, tendo em vista o impacto das tecnologias no âmbito do ensino nos dias atuais. Ao discutirmos essa questão, abrimos espaço para a construção de um pensamento crítico acerca dos multiletramentos, possibilitando aos professores em formação, práticas de ensino que estejam em consonância com os vários modos de agir e de interagir no mundo globalizado.

 

Excelente discussão, vale a pena conferir!


Imagem de Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Francisco Jeimes de Oliveira Paiva - segunda, 19 nov 2018, 12:57
 
A necessidade de verificar as metodologias ligadas às práticas de letramento digital na formação de professores nos levou a refletir como essas metodologias são usadas no contexto educacional contemporâneo.
Imagem de Neila Santos
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Neila Santos - segunda, 19 nov 2018, 18:55
 

Olá Layane, 

interessante pesquisa sobre letramento e formação de professores. Notamos como essa formação voltada para o uso de tecnologias digitais acontece pouco, conforme você verificou em sua pesquisa. 

Imagem de Ana Carla Barros Sobreira
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Ana Carla Barros Sobreira - segunda, 19 nov 2018, 20:12
 

Achei muito interessante o tema do teu artigo, embora eu ainda tenha um pouco de resistencia a nomeclatura letramento digital. A meu ver criamos muitos nomes para o letramento, prefiro usar letramento no contexto digital, o q vcs acham?

Imagem de Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Francisco Jeimes de Oliveira Paiva - terça, 20 nov 2018, 16:02
 
É uma saída para não se comprometer diretamente com a especificidade tipológica de letramento. Mas não é o nosso caso, acredito que em uma mesma prática de letramento pode coexistir muitas outras depende do contexto, do uso e dos recursos semióticos adotados pelo usuário da língua. Os letramentos em ambientes digitais, por exemplo, não se resumem apenas em práticas voltada ao digital, porque não falar de multiletramentos nesse locus...mas analisar tal fenômeno acredito que requereu a especificidade tipológica de cada um isoladamente ou em conjunto. Isso é algo que, com certeza, merece maior discussão.
Imagem de Luciano Dias de Sousa
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Luciano Dias de Sousa - quarta, 21 nov 2018, 11:37
 

Parabéns pelo. Importante discutir o assunto, mesmo porque ainda estamos caminhando nesse novo processo de ensino e tecnologia. 

Imagem de Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Francisco Jeimes de Oliveira Paiva - quarta, 21 nov 2018, 12:11
 

Com a aprovação de parte do ensino (20% diurno e até 30% noturno a critério das redes de ensino) ser em modalidade EaD pelo CNE em forma de diretrizes ao EM. Sem dúvida, nos fazer pensar a formação tecnológica do professor de línguas, por exemplo. Eis um desafio a ser enfrentado! 

Imagem de Lucilene Araujo Péres
Re: AS PRÁTICAS DE LETR@MENTOS DIGIT@IS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Ana Maria Pereira Lima
por Lucilene Araujo Péres - sexta, 23 nov 2018, 20:44
 

Parabéns pelo artigo!Temática muito interessante !