PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 11:43
 

Título:

A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO

Autores: Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
Resumo: 

Este estudo apresenta uma análise do objeto de investigação – música, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de língua Inglesa. Ao abordar a música como um dos prazeres universais existentes, dos quais é parte de integrante de qualquer cultura e também por seu considerável teor emocional, ela constitui um recurso no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa, tornando-o motivador, prazeroso, envolvente e de grande eficácia na aquisição de conhecimentos. É um trabalho metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado etem como objetivoapontar caminhos para um novo fazer pedagógico por meio da música em Língua Inglesa, visando torná-lo um saber que possa ser de fato fonte motivadora, no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o estudo encerra-se apontando caminhos para estimular a prática educacional incentivando os educadores na construção de novos saberes.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF A MÚSICA NA SALA DE AULA- CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO .pdf
Trilha Principal: Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional: Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Linguagem
Instituição: Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Palavras-Chave:  Música. Aprendizagem significativa. Coesão cultural. Língua inglesa.
Mesa (1):Bárbara Amaral da Silva
Mesa (2):Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

Imagem de Bárbara Amaral Silva
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Bárbara Amaral Silva - sexta, 16 nov 2018, 17:24
 

Primeiramente, gostaria de dar boas-vindas aos autores deste trabalho e também àqueles que participarão conosco das discussões aqui no fórum! Portanto, sejam bem-vindos ao Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Acredito que juntos podemos construir conhecimento.

Aproveito também para iniciar a nossa conversa. O artigo intitulado "A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO" aborda os vários benefícios que se pode obter ao trabalhar com a música em sala de aula para o ensino de LE. Gostaria de saber se os autores já aplicaram essa técnica em sala de aula e, se sim, quais foram os resultados encontrados. Gostaria de saber mais sobre a prática. Se os alunos levaram a sério ou se acabaram dispersando a atenção, por considerarem a música uma forma menor de aprendizado, o que indicaria, até mesmo, um preconceito ou dificuldade de se adaptar a métodos que fujam ao padrão tradicional de uma aula. 


Desde já agradeço imensamente a participação de vocês!

Att, Bárbara Amaral da Silva

(Doutoranda em Estudos Linguísticos, UFMG). 

Imagem de Sonia Fonseca
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Sonia Fonseca - segunda, 19 nov 2018, 11:28
 

Bom dia! É um prazer poder participar do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Creio que teremos muito o que compartilhar e aprender nos trabalhos aqui apresentados. Com relação ao artigo, trabalhar com música em sala de aula é sempre um prazer, motivação. O trabalho realizado em sala de aula, dentro da metodologia aplicada,  demostra um grande interesse por parte dos alunos, uma vez eles entendem que a música como ferramenta no processo ensino- aprendizagem de Língua Inglesa amplia  o desenvolvimento da aquisição de vocabulário em língua estrangeira, e que o vocabulário que eles já conhecem, ou com a inserção de vocabulário novo na música trabalhada é elemento fundamental na compreensão de textos. É interessante que eles acreditam também que o som (aprender com música)  é um elemento de grande importância na memorização de vocabulário. Claro, que tudo isso é trabalhado e conscientizado em sala de aula a cada música nova que é apresentada e trabalhada no bimestre. Att. Sonia Maria da Fonseca Souza

Imagem de Clodoaldo Fófano
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Clodoaldo Fófano - segunda, 19 nov 2018, 11:55
 


Bom dia Bárbara!

É um prazer receber seu comentário e poder responder sua pergunta.

Como professores de (LE) já tivemos sim a oportunidade de aplicar a técnica sugerida e colher resultados que são frutos da aprendizagem significativa.

É claro que não temos possibilidade de levar a música para a sala de aula todos os dias.

Mas quando possível, é importante preparar o ambiente antes, para que a atividade não seja desvalorizada.

Nós, professores, necessitamos vender o preconceito de que a música é apenas instrumento de entretenimento!

Nosso pensamento ainda é muito cartesiano, como se nossos alunos não fossem dotados de sensibilidade!

Citando um trecho do trabalho proposto, cabe destacar que, "A música tem um poder envolvente e em sua diversidade contribui para o desenvolvimento de habilidades, como: interpretação, análise, identificação de elementos da linguagem, além de ampliar a capacidade de percepção oral e compreensão da escrita.".

Diante de tantas vantagens, vale a pena enfrentar os desafios e levar a música para a sala de aula.

Um forte abraço!

 

Imagem de Bárbara Amaral Silva
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Bárbara Amaral Silva - segunda, 19 nov 2018, 16:41
 

Prezados Sonia e Clodoaldo, 

que bom que os alunos conseguem perceber o aprendizado que podem ter a partir da música, e é uma pena que alguns professores ainda mantenham esse modo ultrapassado de pensar. A impressão que tenho é que esse preconceito pode vir da falta de conhecimento sobre como inserir a música. Algo semelhante, na minha visão, acontece com a inserção de tecnologias na sala de aula. A insegurança de trabalhar com algo novo faz com que as pessoas tendam a manter o status quo, os caminhos já percorridos, o tradicional.  Outra questão que gostaria de levantar... Será interessante deixar os alunos participarem do processo de escolha da música? 


Abraços,

Imagem de Clodoaldo Fófano
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Clodoaldo Fófano - terça, 20 nov 2018, 10:01
 

Bom dia Bárbara!

Tudo que é novo, provoca mesmo essa resistência.

Parece que a aula não está acontecendo e que aprendizagem está longe daquele ambiente.

Há sim momentos em que eles escolhem as músicas, fazem paródias, etc!

E assim nos surpreendem!

Imagem de Bárbara Amaral Silva
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Bárbara Amaral Silva - terça, 20 nov 2018, 10:09
 

Excelente! Acredito que com a participação dos alunos até mesmo nessa etapa o interesse deve ser ainda maior.

Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Elaine Teixeira da Silva - terça, 20 nov 2018, 21:19
 

Autores, parabéns pela proposta!

Bom evento!

Imagem de Elizabeth Rolim
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Elizabeth Rolim - quarta, 21 nov 2018, 11:02
 

Olá, parabéns pelo trabalho! Acredito que o uso da música em sala de aula,quando apoiado nas ferramentas pedagógicas como dito no artigo, é muito marcante para os alunos.

Obrigada aos autores por apresentarem este tema, e aos integrantes da mesa por mediarem nossa discussão.

Um abraço a todos e ótimo evento!


Imagem de Jaiza Fernandes
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Jaiza Fernandes - sexta, 23 nov 2018, 00:35
 

Parabéns! A temática da música é atualizada e revelante para estudos no contexto educacional, caros autores! Há alguns anos o ensino de música foi considerado indispensável nas escolas, é tanto que temos uma lei que regulamenta e propõe esse ensino; contudo, não se vê tal proposta efetivada na prática infelizmente. Concordo com os autores acerca das várias contribuições para o ensino e aprendizagem como estratégia de ensino nas várias disciplinas presentes no contexto de ensino e principalmente, no ensino de línguas, nas quais pode-se trabalhar cantando, criando paródias, criando desafios de produção escrita, oral e verbal. A música geralmente produz um enfeito gratificante, motivador em que canta e em que ouve; Dessa forma, não se pode negar que ensinar e aprender através da música, produz motivação, alegria, prazer e, logicamente, o aprendizado rende bem mais.

Sucesso aos autores!


Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 16:51
 

Boa tarde prezados,

Maravilhoso o trabalho de vocês, toda a forma de levar algo novo para a sala de aula e que desperte o aprendizado de forma significativa é válido.

Sabemos que enquanto professores não é fácil sermos construtivistas, são muitas as barreiras a serem vencidas.

Mas, precisamos seguir firmes e confiantes; e principalmente fazendo a nossa parte.

Parabéns!

Um forte abraço.

Cíntia Camillo

Imagem de vyvian frança
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por vyvian frança - segunda, 19 nov 2018, 21:18
 

Boa noite  Cíntia,

Tudo que é novo deve ser aproveitado para o conhecimento. Levar o aluno para mais perto do ensino através do que eles mesmos usam, e aproveitam no dia a dia.

A música é uma dessas peças chaves que temos nas mãos, para trazer o ensino para dentro da sala de aula com mais interesse e motivação.

Abraços!

Imagem de Lucas Capita Quarto
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Lucas Capita Quarto - segunda, 19 nov 2018, 22:14
 

O atual momento socioeconômico e político do país exige inúmeras mudanças em todos os níveis da atividade humana. As relações humanas nessa sociedade multifacetada surtem inúmeros efeitos na educação brasileira, sobretudo sobre as metodologias de ensino aplicadas em sala de aula. Com isso, as instituições de ensino precisam desenvolver ferramentas que facilitam o processo aprendizagem. Tendo isto em vista, inserir a música como  metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem, a fim de contemplar uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar para a construção de saberes em sala de aula, é uma abordagem extremamente pertinente.

Imagem de Clodoaldo Fófano
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Clodoaldo Fófano - terça, 20 nov 2018, 10:06
 

Bom dia Lucas!

É isso mesmo!

Convivemos em um cenário que exige novas metodologias na prática do ensino!

E o trabalho com a música facilita a plicação de metodologias ativas.

Obrigado pelo comentário!

Imagem de Hemerenciana Maria da Silva
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Hemerenciana Maria da Silva - terça, 20 nov 2018, 09:55
 

Parabéns pelo trabalho.

Já tive a oportunidade de trabalhar com músicas em sala de aula, e é uma forma atrativa de envolver os alunos. Pois é algo que faz parte do dia a dia deles, sem contar que eles adoram.


Imagem de Maria Joventina Ferreira Bendia
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Maria Joventina Ferreira Bendia - terça, 20 nov 2018, 10:15
 

Bom dia! Parabéns pela escolha do tema, carrego boas lembranças da escola em relação a trabalhos com música. Tive uma professora de Biologia que constantemente envolvia a música em suas aulas, ela propunha confecções de paródias com temas biológicos, teatros musicais... Foi nessa época que decidi a cursar Ciências Biológicas.

Parabéns aos autores!

Imagem de Maria Blanc Figueira
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Maria Blanc Figueira - terça, 20 nov 2018, 11:14
 

Meus parabéns pelo trabalho magnífico. A música é uma ferramenta muito importante que professores de Língua Inglesa podem utilizar para tornar a aprendizagem mais atrativa e prazerosa. O que acontece nos dias atuais é a falta de tempo em sala de aula para explorar tal recurso. O professor precisa fazer seu planejamento e ter a colaboração dos alunos para que essa abordagem seja possível.

Imagem de Clodoaldo Fófano
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Clodoaldo Fófano - quarta, 21 nov 2018, 16:38
 

Boa tarde Maria!

É isso mesmo!

Fica parecendo que trabalhar com música é não estar fazendo nada!

Um desafio!

Imagem de Mileane Andrade Azevedo
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Mileane Andrade Azevedo - terça, 20 nov 2018, 15:59
 

Boa tarde,

Muito bom o trabalho. Parabéns

Imagem de JONH ELVIS COSTA MARTINS
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por JONH ELVIS COSTA MARTINS - terça, 20 nov 2018, 16:36
 

O trabalho é excelente e uma proposta muito flexível de inserir algo incomum em sala, mesmo ja sendo comum no cotidiano tanto dos professores quanto dos alunos. Meus parabéns! Eu só gostaria de saber se na prática em sala de aula como vocês inserem a habilidade da escrita, writing, através dessa prática? É possível?

Desde já obrigado!

Imagem de Tiago Veiga Pantoja
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Tiago Veiga Pantoja - terça, 20 nov 2018, 20:53
 
Boa noite a todos os participantes e autores! Achei muito interessante o tema do trabalho e muito bom por sinal. Sou graduando de Letras Língua Inglesa, e acho a música uma ferramenta que deveria ser melhor explorada, pois ela tem muito a contribuir para aprendizagem. E tenho umas perguntas/curiosidades, qual seria melhor maneira de aplicar a música no ensino de língua inglesa numa escola ribeirinha, sendo que a maioria dos alunos desse meio não tem acesso a internet e nem aparelhos digitais? E se a música teria o mesmo impacto positivo de aprendizagem nessa área do que teria na área urbana?
Imagem de Sonia Fonseca
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Sonia Fonseca - terça, 20 nov 2018, 21:55
 

Boa noite!

Hoje nós temos a possibilidade da internet, mas quando iniciamos nossa carreira no magistério, não tinha e levávamos aquele velho e famoso aparelho de som que nessa situação seria o caso de levá-lo, e deixar tocar uma boa música, no qual possamos trabalhar as habilidades linguísticas e levar a língua estrangeira a encantar esse povo lindo e amado. Tenho certeza que teria o mesmo impacto, ou até acredito que seria bem melhor, novidade para eles. Nesse caso, entra a questão da motivação que é a peça chave para que nossos estudantes amem e se encatem  com a língua inglesa.  Obrigada pela participação. 

Imagem de Sonia Fonseca
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Sonia Fonseca - terça, 20 nov 2018, 21:49
 

Boa noite!

Ao trabalhar com música na sala de aula, nos propomos, sim, em inserir as 4 habilidades linguísticas, além de desenvolver a habilidade do pensar, no sentido de refletir a letra da música e buscar um diálogo crítico reflexivo no que a letra, o ritmo, a música nos propõe e encanta ou não. Vale a pena. Obrigada. 

Imagem de Tiago Veiga Pantoja
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Tiago Veiga Pantoja - terça, 20 nov 2018, 22:12
 

Eu que agradeço pela resposta! Muito boa!! Novamente parabenizo vocês pelo trabalho... Bom evento a todos! :)

Imagem de Priscilla Costa
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Priscilla Costa - quinta, 22 nov 2018, 00:28
 

Prezadosautores, 

Parabéns pelo trabalho! A temática da música como instrumento pedagógico no ensino e aprendizagem de línguas é muito interessante e, por causa própria, digo que é uma prática transformadora. Como professora de inglês (que aprendeu a língua inglesa, inclusive, por meio da música), sempre valorizei o uso de músicas em minhas aulas, pois além de engajamento individual e coletivo, promove significado às tarefas e colocam os alunos em contato com a língua em uso.

Ótima proposta!

Abs,


Priscilla  

Imagem de Marco Antônio Peixoto
Re: A MÚSICA NA SALA DE AULA: CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO - Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto
por Marco Antônio Peixoto - sexta, 23 nov 2018, 18:25
 

Gostaria de parabenizar o grupo pela forma como o tema foi apresentado. Mostraram estar atualizados com as novas concepções pedagógicas e sensibilidade na forma de abordagem visando o melhor entendimento dos alunos.