PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 11:44
 

Título:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD

Autores: Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
Resumo: 

O presente estudo tem por finalidade analisar os aspectos positivos e negativos concernentes a participação de dois gestores da rede pública de ensino cearense em um curso de formação continuada na modalidade da educação à distância (EaD). Mediante a diversidade de situações e relações estabelecidas no contexto educacional, que apresentam-se cotidianamente de forma inconstante e diversificada, exigindo respostas e soluções rápidas para os entraves denotados, evoca-se a premência da formação do profissional ao longo da vida. Nesses termos, as tecnologias surgem como instrumentos que propiciam a formação ao longo da vida profissional, pautada nas necessidades individuais e/ou coletivas de todos que compõem o sistema educacional, adequando-se a rotina e trabalho de cada sujeito. O estudo foi realizado no mês de agosto de 2018, tendo como colaboradores dois gestores escolares de uma instituição pública de ensino da rede estadual cearense, que participaram de forma voluntária do estudo. A investigação está embasada no enfoque qualitativo da pesquisa e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada individual, com cada um dos sujeitos do estudo. Como aspectos positivos elencamos a formação continuada em serviço; os conteúdos programáticos abordados no desenvolvimento do curso formativo; a troca de saberes, conhecimentos e experiências entre os cursistas, remetendo a aprendizagem colaborativa e o incentivo a utilização das tecnologias como recurso atinente ao trabalho da gestão escolar. Como aspectos negativos destaca-se o tempo destinado ao curso, além do mesmo ter se constituído como uma ação pontual e fixa, não tendo continuidade.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):Ciências Humanas (Formação de Professores)
Instituição: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-Chave:  formação continuada; educação a distância; aprendizagem colaborativa.
Mesa (1):Ana Paula Ferreira Sebastião
Mesa (2):Andreza Santos Xavier Rodrigues de Carvalho

Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Francisco Jeovane do Nascimento - sábado, 17 nov 2018, 15:38
 

Evoca-se a formação continuada como um princípio conducente a reflexão do professor sobre sua prática e ações desenvolvidas, analisando e interpretando aspectos positivos e limitações, vislumbrando possibilidades de redirecionamento e aprendizagens, no intuito de busca por novos aportes teóricos e práticos que promovam aulas mais contextualizadas e que reverberem na aprendizagem dos educandos.


Imagem de Maria Socorro Lucena Lima
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Maria Socorro Lucena Lima - domingo, 18 nov 2018, 11:40
 

O professor deve vislumbrar-se como um eterno aprendiz da profissão, objetivando a busca de novos aportes teóricos/metodológicos ao seu repertório de conhecimentos profissionais, perpassando a reflexão e análise acerca do contexto em que atua, na premência de melhorias contínuas e que beneficiem a coletividade, sempre com foco na aprendizagem dos estudantes.

Imagem de Eliziane Rocha Castro
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Eliziane Rocha Castro - domingo, 18 nov 2018, 12:17
 

O trabalho de gestão escolar requer o exercício de múltiplas competências específicas e das mais variadas matizes, de modo que a formação continuada de gestores escolares deve ser entendida como um processo contínuo que lhes guiem e acompanhem durante o exercício da profissão. É nessa direção que se advoga em favor da formação continuada de gestores que esteja atrelada às questões teórico-metodológicas e à concepção de gestão democrática preconizada.


Imagem de ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO - domingo, 18 nov 2018, 13:54
 

Boa tarde Prezados Autor e Autoras do Artigo!

Parabéns pela aprovação!

A formação continuada propiciada de maneira institucionalizada considero representar uma oportunidade para o docente refletir sobre a pertinência, inclusive, da proposta diante de seu cenário de trabalho. A proposta do artigo, além de atender as diretrizes do Evento, também contribui para o leitor, perceber que existem diferentes ganhos para os cursistas na modalidade EaD que excedem ao proposto inicialmente - interessante, dessa forma, o registro da Pedagoga sobre a apropriação do sistema que antes sempre pedia ajuda para a Secretaria.

Eu considero muito importante conhecer um pouco sobre os autores quanto a motivação de se debruçar sobre este tema. Portanto, gostaria de propor as seguintes perguntas:

a) Como surgiu a escolha do tema para o artigo e o conhecimento do presente Evento?

b)  A elaboração do texto, a leitura do material para escrita, a pesquisa com as duas pessoas no artigo... foram explicitadas no texto. Seria possível falar de um aprendizado coletivo com a elaboração do texto e um aprendizado individual? Se sim, comentem-me um pouco sobre estes dois tipos de aprendizagem.

Aguardo ansiosa as contribuições de vocês! 

Cordialmente,

Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Francisco Jeovane do Nascimento - domingo, 18 nov 2018, 14:03
 

Em relação ao Evento, participamos do mesmo desde a edição de 2014, no qual o consideramos relevante na sistematização de conhecimentos acerca de possibilidades e desafios das tecnologias no contexto educativo (campo em que atuamos) e em outras áreas do conhecimento. No que concerne a elaboração do estudo, esta partiu do contato com gestores que vivenciaram tal processo, participando de uma formação continuada em serviço, mediada por subsídios tecnológicos, em que consideramos pertinente a exploração da problemática, averiguando as potencialidades e limitações oriundas da participação no referido curso.

Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Francisco Jeovane do Nascimento - domingo, 18 nov 2018, 14:10
 

O curso foi destinado a todos os gestores (coordenadores e diretores) da rede estadual de ensino cearense e propiciou, mediante interação em fóruns e chats, a troca de saberes e experiências, no qual eram potencializados momentos de discussões e inferências acerca de ações positivas que foram realizadas em determinadas instituições escolares, bem com as dificuldades das mesmas, estabelecendo um ambiente de diálogo e reflexões acerca de elementos que perpassam o cotidiano escolar. Por intermédio da reflexão crítica sobre a prática, mediada por subsídios teóricos trabalhados no decorrer do curso, acredita-se que o mesmo contribuiu na vida e no trabalho dos gestores, verificando possibilidades de um trabalho mais direcionados das escolas, na perspectiva de reverberar na qualidade educacional e na aprendizagem dos estudantes que frequentam as instituições escolares.

Imagem de ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por ANDREZA SANTOS XAVIER DE CARVALHO - segunda, 19 nov 2018, 07:38
 

Bom dia Pessoal!

Estive pensando em como tentar contribuir com mais leituras sobre pesquisas realizadas e referências que considero imperdíveis. Dessa forma, fiz a seguinte seleção para vocês.

1) A Revista Novas Tecnologias na Educação tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos na área da Informática na Educação. É um periódico científico editado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicado desde 2003, privilegia perspectivas interdisciplinares de natureza regional, nacional e internacional.

Link: https://seer.ufrgs.br/renote/index

2) A Fundação Santillana mantém parcerias com importantes entidades da sociedade civil na área de educação. Entre as realizações está o apoio à edição e divulgação de livros que contribuem para fomentar políticas públicas educacionais. 

Link: https://www.fundacaosantillana.org.br/acoes-publicacoes.php

3) Referências do processo seletivo do Mestrado do CEFETMG que incluem, no meu ponto de vista, preciosidades de encher os olhos de alegria. (segue anexo).

4) Eu penso que tem um livro muito, muito interessante para ajuda na realização de uma reflexão profunda sobre o fazer acadêmico. Indico pra vocês: 

GARCIA, Regina Leite. (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2013. 125 p (Questões da nossa época; v. 31).


Como estamos num ambiente de troca... Vocês conheciam algumas dessas referências? Poderiam também me indicar algo que vocês consideram imperdível aos olhos???

Cordialmente,

Andreza

 

Imagem de Romaro Silva
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Romaro Silva - terça, 20 nov 2018, 22:05
 
Prezados, Boa noite!

Vale mencionar que do ponto de vista histórico, a EaD no Brasil pode ser relacionada ao início do século XIX, entretanto, o seu marco regulatório ocorre com a promulgação da Lei no 9.394 de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação – LDB). Conforme estabelecido no Art. 80: “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distancia, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (BRASIL, 1996, p. 43).

A regulamentação desse artigo deu-se inicialmente pelo Decreto no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que trazia em seu texto interpretações confusas e controversas sobre a EaD, conforme pode ser observado no seu Art. 1o:

Art. 1o Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto- aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (BRASIL, 1998, p. 1).


Neste sentido, espera-se que este trabalho contribua para a discussão das possibilidades, em especial, na formação de professores nos lugares mais longínquos do Brasil, considerando especialmente as regiões de difíceis acesso, onde o professor, fica a maior parte do tempo isolado do processo de formação.


Imagem de Sonia Fonseca
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Sonia Fonseca - terça, 20 nov 2018, 22:22
 

Amei o artigo!!!

Parabéns pelo belo trabalho, muito boa  a temática. Tudo de bom. Sonia Fonseca


Imagem de Maria Socorro Lucena Lima
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Maria Socorro Lucena Lima - quarta, 21 nov 2018, 09:05
 

As tecnologias possibilitam a sistematização de informações a uma gama variada de indivíduos, oportunizando que o conhecimento seja acessível a indivíduos que residem em regiões de difícil acesso e que não teriam condições de frequentarem um curso presencial. Contudo, ressalta-se a importância do planejamento e direcionamento de ações as necessidades individuais e coletivas dos professores, contribuindo no arcabouço e aperfeiçoamento de habilidades e competências que poderão lhe auxiliar em sua atividade profissional, por intermédio da equidade entre teoria e prática.

Imagem de Franciely Lopes
Re: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD - Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva, Maria Socorro Lucena Lima
por Franciely Lopes - terça, 20 nov 2018, 23:44
 

Boa noite! Parabéns pelo trabalho,a relevância, ampliação e valorização do ensino EAD já é uma realidade e, considerando suas vantagens, será cada vez mais!

Parabéns!

Franciely Lopes