PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 12:49
 

Título:

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores: Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
Resumo: 

As tecnologias vêm cada dia mais ocupando espaço na educação, trazendo para escola novos aliados e desenvolvendo novas formas de trabalhar determinados conteúdos que acabam influenciando no processo de aprendizagem. É inegável que as tecnologias vêm cada vez mais colaborando para a autonomia dos alunos, além de estimular o conhecimento, a elaboração e construção de novos saberes. Diante deste contexto a pesquisa tem como objetivo entender de que forma as novas tecnologias vêm contribuindo para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi subsidiada por autores tais como: Kinski (2010), Brito e Purificação (2011), Bortoline (2012). Acredita-se que as tecnologias representam mais um instrumento de aprendizagem na escola que vem favorecer a prática educativa, colaborando para a formação de alunos autônomos, com iniciativa e conectados ao conhecimento que os circunda.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA .pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Cultura Livre
Área do conhecimento (CNPq):Educação
Instituição: UEMG
Palavras-Chave: aprendizagem; habilidades; tecnologias.
Mesa (1):André Raeli Gomes

Imagem de Andre Raeli Gomes
Re: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Andre Raeli Gomes - domingo, 18 nov 2018, 07:03
 

Estimados congressistas, sempre um prazer tê-los por aqui para fomentarmos uma breve discussão sobre as práticas pedagógicas frente ao uso de tecnologias. Nesse ambiente, importante ficar claro de que forma o paralelo leitura x matemática se dará, bem como a métrica da eficácia da proposta. Apenas uma hipótese? Boa discussão... 

Imagem de Andre Raeli Gomes
Re: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Andre Raeli Gomes - domingo, 18 nov 2018, 07:18
 

Estimados congressistas, sempre um prazer tê-los por aqui para fomentarmos uma breve discussão sobre as práticas pedagógicas frente ao uso de tecnologias. Quando afirmam, nas conclusões, que "pouco benefício educacional será produzido se esta for usada apenas como um instrumento de reprodução de dados", importante definirmos os papeis dos atores e suas competências. Importante ainda esgotarmos nossas considerações sobre o papel do professor frente às TICs.
Boa discussão... 

Imagem de Maria Socorro Lucena Lima
Re: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Maria Socorro Lucena Lima - domingo, 18 nov 2018, 11:43
 

As tecnologias se evidenciam como um elemento profícuo e com potencial de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, mas é importante ser planejado de forma direcionada as necessidades dos estudantes e do contexto com o qual se interage. 

Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Francisco Jeovane do Nascimento - domingo, 18 nov 2018, 11:51
 

Importante ter foco em objetivos a serem alcançados, no qual as tecnologias propiciem a equidade entre conhecimentos teóricos e práticos, sendo utilizada com um sentido e uma finalidade no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando o professor no desenvolvimento de uma aula que não remeta apenas a exposição oral, mas que atrele outros instrumentos que dinamizem a aula e desperte o interesse da turma, transformando a sala de aula em um espaço de discussão e construção coletiva de conhecimentos.

Imagem de Eliziane Rocha Castro
Re: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA - Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela
por Eliziane Rocha Castro - segunda, 19 nov 2018, 14:25
 

Uma das principais questões a considerar é a forma como as tecnologias favorecerem o desenvolvimento de novas práticas de ensino mais relevantes e eficazes, o que inclui o fortalecimento do papel ativo dos alunos nas mudanças educativas. Esta ênfase exige não apenas assumir a complexidade das tecnologias, mas também entender os desafios do uso das tecnologias na prática docente a partir do reconhecimento dos múltiplos fatores que intervêm nesse processo, bem como reconhecer, multiplicar e potencializar aquelas experiências de aprendizagem que as tecnologias possibilitam, melhorando as práticas tradicionais de ensino.