Título: | FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO |
Autores: | ADRIANA LOURENÇO DE SÁ, MARÍLIA COSTA MACHADO |
Resumo: | O Facebook é uma rede social, que vem crescendo no mundo. Criado em 2004, pelo universitário Mark Zuckerberg, com o propósito de ser um espaço de conexão entre estudantes da Universidadede Harvard, porém com o grande sucesso nesta instituição, expandiu-se rapidamente por várias partes do mundo. Os dados fornecidos pelo Facebook mostram que mais de 75% dos usuários da redeestão fora dos Estados Unidos e que há mais de 70 idiomas disponíveis no site. Por permitir a conexão das pessoas, o compartilhamento de arquivos e experiência e também a interação de forma mais dinâmica, o Facebook é uma excelente ferramenta pedagógica. Pois os discentes já possuem cadastro na rede e sentem-se confortáveis com o ambiente, o que pode ser explorado peloseducadores para estimular a participação dos alunos nas atividades. Este estudo baseia-se em livro e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como o Facebook pode auxiliar na aprendizagem tornando-se uma ferramenta pedagógica essencial. |
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Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Linguagem e Tecnologia |
Área do conhecimento (CNPq): | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA/ TECNOLOGIAS |
Instituição: | UEMG |
Palavras-Chave: | Ferramenta pedagógica; Facebook; Aprendizagem. |
Mesa (1): | José Ignacio Ribeiro Marinho |
PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online
FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
Ei, meninas!
Linda tarde a vocês!
Achei super pertinente a proposta desenvolvida - ressalto, de antemão, que trabalho, no meu dia a dia, com essa perspectiva também.
Bem sabemos que a tecnologia vem dominando o mundo... Sabemos também que ela deve ser utilizada com todo cuidado, pois pode ser uma "arma" contra nós. Quantos "blábláblás" vemos todo santo dia no Facebook e afins, né? Rs.
Agora, quanto à sala de aula, ainda e infelizmente, enfrentamos problemas quanto à falta de computadores ou de internet nas escolas, sobretudo nas públicas. O que vocês têm em mente acerca disso?
Sou professor de língua portuguesa e gostaria, por exemplo, de sugestões para trabalhar gramática aliada à tecnologia. Como poderia deixar uma aula com um conteúdo gramatical (que costuma deixar os alunos mais apáticos) mais leve se associada ao aparato tecnológico?
Sucesso e poesia!
Bom dia!
A questão de da falta de infraestrutura da escola é sim um dos principais problemas enfrentados pelo educador, uma possibilidade é o docente possuir seu próprio material e levar recursos que seja acessível a todos os alunos, como vídeos e até mesmo jogos que possam ser realizados em conjunto.
Como sugestão para suas aulas de gramática, temos os quis (que pode ser desenvolvido por você mesmo). https://rachacuca.com.br/quiz/66064/gramatica-i/
O Facebook mesmo pode lhe auxiliar bastante ao propor que os alunos identifiquem e faça as correções de acordo com a gramática aprendida. Por ser algo que eles têm contato diário, se tornará mais prazeroso e dinâmico aprender tal conteúdo.
Há também os jogos digitais, tais como:
http://mariachultes.blogspot.com/2010/10/jogos-didaticos.html
https://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php
Olá, Adriana e José Ignacio!
Permitam-me entrar nessa discussão sobre gramática e tecnologia, área que, por sinal, muito me interessa!
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar as autoras pelo excelente trabalho desenvolvido. Unir as redes sociais ao ensino é, hoje, uma tarefa difícil, mas muito produtiva para a aprendizagem.
Contudo, preciso fazer um comentário com relação à sua resposta, Adriana, sobre como utilizar o Facebook nas aulas de gramática. Vejo que você considera pertinente "propor que os alunos identifiquem e faça as correções de acordo com a gramática aprendida", mas isso é problemático, uma vez que o aluno pode considerar que apenas a norma culta é a correta, o que desconsidera todos os estudos linguísticos acerca do contexto de enunciação. Talvez seja mais interessante fomentar um olhar crítico para os fenômenos gramaticais que se desenvolvem no âmbito das redes sociais e que não devem ser considerados erros ou desvios gramaticais e sim adequações ao contexto de uso. Precisamos, enquanto professores, valorizar as produções linguísticas que ocorrem no Facebook, Twitter, Instagram e demais redes, levando em conta que estão muito próximas ao discurso oral e fazem parte de um ambiente informal de uso da língua.
Espero que todos nós possamos refletir sobre um ensino de gramática contextualizado, que considere todos os usos linguísticos do cotidiano do aluno. Aguardo ansiosa a opinião de vocês sobre a minha consideração e reitero o quanto o trabalho aqui comentado é relevante!
Abraços,
Adriene Mello.
Bom dia!
O ensino de gramática é fundamental e tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios. Ao propor Facebook como uma ferramenta pedagógica, verificou-se que ele é um excelente recurso para discutir produzir textos, analisar a ortografia, produzir vídeos entre outras finalidades. Essa metodologia é um recurso que pode modernizar a educação, ao ser utilizada de forma correta. Partindo da rede social, é possível apresentar aos educandos a importância de conhecer a grafia correta das palavras, sua utilização em um contexto adequado e o que ocorre caso essa adequação seja ignorada.
Parabéns pelo trabalho.
O Facebook é de fato uma rede social amplamente utilizada hodiernamente, utilizá-lo como ferramenta de ensino é uma ótima proposta.
Obrigada!
Inovar na sala de aula é um dos desafios que nós enquanto professores temos, e o Facebook é uma proposta de inovação, que os alunos já tem acesso, porém com outra finalidade. Mostrar aos discentes tal ferramenta como auxílio na aula, pode despertar o interesses desses para a aprendizagem do conteúdo ministrado.
Obrigada!
O Facebook representa uma nova metodologia
eficaz, pois, oferece diversos aplicativos educacionais tornando as aulas mais
atrativa e dinâmica, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e estimulando
a criatividade dos alunos, além de permitir a interação entre estudantes e professores.
Boa noite!
Parabenizo primeiramente as autoras pelo trabalho. Este aborda uma temática atual, que diz respeito à uma ferramenta com grande potencial, porém pouco explorada como ferramenta pedagógica.
Ótimo trabalho!