PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - segunda, 19 nov 2018, 16:11
 

Título:

FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Autores: ADRIANA LOURENÇO DE SÁ, MARÍLIA COSTA MACHADO
Resumo: 

O Facebook é uma rede social, que vem crescendo no mundo. Criado em 2004, pelo universitário Mark Zuckerberg, com o propósito de ser um espaço de conexão entre estudantes da Universidadede Harvard, porém com o grande sucesso nesta instituição, expandiu-se rapidamente por várias partes do mundo. Os dados fornecidos pelo Facebook mostram que mais de 75% dos usuários da redeestão fora dos Estados Unidos e que há mais de 70 idiomas disponíveis no site. Por permitir a conexão das pessoas, o compartilhamento de arquivos e experiência e também a interação de forma mais dinâmica, o Facebook é uma excelente ferramenta pedagógica. Pois os discentes já possuem cadastro na rede e sentem-se confortáveis com o ambiente, o que pode ser explorado peloseducadores para estimular a participação dos alunos nas atividades. Este estudo baseia-se em livro e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como o Facebook pode auxiliar na aprendizagem tornando-se uma ferramenta pedagógica essencial.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF FACEBOOK E EDUCAÇÃO DESAFIO CONTEMPORÂNEO.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA/ TECNOLOGIAS
Instituição: UEMG
Palavras-Chave:  Ferramenta pedagógica; Facebook; Aprendizagem.
Mesa (1):José Ignacio Ribeiro Marinho

Imagem de José Ignacio Ribeiro Marinho
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por José Ignacio Ribeiro Marinho - domingo, 18 nov 2018, 18:40
 

Ei, meninas!

Linda tarde a vocês!

Achei super pertinente a proposta desenvolvida - ressalto, de antemão, que trabalho, no meu dia a dia, com essa perspectiva também.

Bem sabemos que a tecnologia vem dominando o mundo... Sabemos também que ela deve ser utilizada com todo cuidado, pois pode ser uma "arma" contra nós. Quantos "blábláblás" vemos todo santo dia no Facebook e afins, né? Rs.

Agora, quanto à sala de aula, ainda e infelizmente, enfrentamos problemas quanto à falta de computadores ou de internet nas escolas, sobretudo nas públicas. O que vocês têm em mente acerca disso? 

Sou professor de língua portuguesa e gostaria, por exemplo, de sugestões para trabalhar gramática aliada à tecnologia. Como poderia deixar uma aula com um conteúdo gramatical (que costuma deixar os alunos mais apáticos) mais leve se associada ao aparato tecnológico?

Sucesso e poesia!

Imagem de Adriana Lourenço de Sá
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adriana Lourenço de Sá - segunda, 19 nov 2018, 12:02
 

Bom dia!

A questão de da falta de infraestrutura da escola é sim um dos principais problemas enfrentados pelo educador, uma possibilidade é o docente possuir seu próprio material e levar recursos que seja acessível a todos os alunos, como vídeos e até mesmo jogos que possam ser realizados em conjunto.

Como sugestão para suas aulas de gramática, temos os quis (que pode ser desenvolvido por você mesmo). https://rachacuca.com.br/quiz/66064/gramatica-i/

O Facebook mesmo pode lhe auxiliar bastante ao propor que os alunos identifiquem e faça as correções de acordo com a gramática aprendida. Por ser algo que eles têm contato diário, se tornará mais prazeroso e dinâmico aprender tal conteúdo.

Há também os jogos digitais, tais como:

http://mariachultes.blogspot.com/2010/10/jogos-didaticos.html

https://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php


Imagem de Adriene Ferreira de Mello
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adriene Ferreira de Mello - terça, 20 nov 2018, 11:21
 

Olá, Adriana e José Ignacio!

Permitam-me entrar nessa discussão sobre gramática e tecnologia, área que, por sinal, muito me interessa!

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar as autoras pelo excelente trabalho desenvolvido. Unir as redes sociais ao ensino é, hoje, uma tarefa difícil, mas muito produtiva para a aprendizagem. 

Contudo, preciso fazer um comentário com relação à sua resposta, Adriana, sobre como utilizar o Facebook nas aulas de gramática. Vejo que você considera pertinente "propor que os alunos identifiquem e faça as correções de acordo com a gramática aprendida", mas isso é problemático, uma vez que o aluno pode considerar que apenas a norma culta é a correta, o que desconsidera todos os estudos linguísticos acerca do contexto de enunciação. Talvez seja mais interessante fomentar um olhar crítico para os fenômenos gramaticais que se desenvolvem no âmbito das redes sociais e que não devem ser considerados erros ou desvios gramaticais e sim adequações ao contexto de uso. Precisamos, enquanto professores, valorizar as produções linguísticas que ocorrem no Facebook, Twitter, Instagram e demais redes, levando em conta que estão muito próximas ao discurso oral e fazem parte de um ambiente informal de uso da língua. 

Espero que todos nós possamos refletir sobre um ensino de gramática contextualizado, que considere todos os usos linguísticos do cotidiano do aluno. Aguardo ansiosa a opinião de vocês sobre a minha consideração e reitero o quanto o trabalho aqui comentado é relevante! 

Abraços, 

Adriene Mello. 


Imagem de Adriana Lourenço de Sá
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adriana Lourenço de Sá - quarta, 21 nov 2018, 09:13
 

Bom dia!

O ensino de gramática é fundamental e tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios. Ao propor Facebook como uma ferramenta pedagógica, verificou-se que ele é um excelente recurso para discutir produzir textos, analisar a ortografia, produzir vídeos entre outras finalidades. Essa metodologia é um recurso que pode modernizar a educação, ao ser utilizada de forma correta. Partindo da rede social, é possível apresentar aos educandos a importância de conhecer a grafia correta das palavras, sua utilização em um contexto adequado e o que ocorre caso essa adequação seja ignorada.


Imagem de Sebastião Otavio Lourenço de Abreu
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Sebastião Otavio Lourenço de Abreu - segunda, 19 nov 2018, 13:38
 

Parabéns pelo trabalho.
O Facebook é de fato uma rede social amplamente utilizada hodiernamente, utilizá-lo como ferramenta de ensino é uma ótima proposta.


Imagem de Alvaro Moraes
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Alvaro Moraes - segunda, 19 nov 2018, 15:45
 

Parabéns pela proposta!!! ainda é um desafio a ser questionado e se deus quiser, solucionado!

Imagem de Adriana Lourenço de Sá
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adriana Lourenço de Sá - segunda, 19 nov 2018, 16:09
 

Obrigada!

Inovar na sala de aula é um dos desafios que nós enquanto professores temos, e o Facebook é uma proposta de inovação, que os alunos já tem acesso, porém com outra finalidade. Mostrar aos discentes tal ferramenta como auxílio na aula, pode despertar o interesses desses para a aprendizagem do conteúdo ministrado.

Imagem de Marília Costa Machado
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Marília Costa Machado - segunda, 19 nov 2018, 18:42
 

Obrigada!

O Facebook representa uma nova metodologia eficaz, pois, oferece diversos aplicativos educacionais tornando as aulas mais atrativa e dinâmica, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e estimulando a criatividade dos alunos, além de permitir a interação entre estudantes e professores.


Imagem de Adrielle Lourenço de Sá
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adrielle Lourenço de Sá - segunda, 19 nov 2018, 22:02
 

Boa noite!

Parabenizo primeiramente as autoras pelo trabalho. Este aborda uma temática atual, que diz respeito à uma ferramenta com grande potencial, porém pouco explorada como ferramenta pedagógica.

Ótimo trabalho!

Imagem de Flávio Aparecido de Almeida
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Flávio Aparecido de Almeida - terça, 20 nov 2018, 12:51
 

Parabéns pelo trabalho! Realmente o Facebook é um instrumento importante para fomentar o processo educativo. Sabemos que existem diferentes grupos que visam discutir temas de relevância científica e social. 

Imagem de Adriana Lourenço de Sá
Re: FACEBOOK E EDUCAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO - Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado
por Adriana Lourenço de Sá - quarta, 21 nov 2018, 09:16
 

Bom dia!

Obrigada!

De fato unir as redes sociais e os demais recursos tecnológicos como forma de auxilio na educação, é cada vez mais comum, além de trazer resultados surpreendentes.