PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:06
 

Título:

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA

Autores: Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
Resumo: 

A presente pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica buscou analisar as contribuições das tecnologias digitais na sala de aula, em especial as do software matemático GeoGebra para um processo de ensino e aprendizagem em Geometria mais significativo. Este estudo respalda-se na opinião de diferentes teóricos para subsidiar e evidenciar como esta ferramenta pode cooperar positivamente para a aprendizagem geométrica significativa. Com os recursos tecnológicos cada vez mais inseridos na sociedade e no dia a dia do aluno, faz-se necessário que tais tecnologias integrem também o ambiente escolar. Embora seus conceitos sejam importantes, diversos problemas surgem no ensino e na aprendizagem da Geometria, entre estes as dificuldades de compreensão por parte dos alunos, falta de domínio deste conteúdo pelos professores e a metodologia utilizada, na maioria das vezes a tradicional. Diante de tais desafios é indispensável que os docentes repensem suas práticas pedagógicas no ensino de Geometria, e inovem sua maneira de ensinar. Nesse sentido o GeoGebra é um software que proporciona autonomia para que os alunos experimentem, testem, visualizem e deduzam os conceitos geométricos sob a mediação do docente.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Ciências Exatas e da Terra
Instituição: UEMG
Palavras-Chave:  Educação; Matemática; Geometria; GeoGebra.
Mesa (1):Kyrleys Pereira Vasconcelos
Mesa (2):Francisco Jeovane do Nascimento

Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Francisco Jeovane do Nascimento - sábado, 17 nov 2018, 15:32
 

O trabalho apresenta uma temática atual e pertinente, remetendo ao uso de recursos tecnológicos no ensino da Geometria, por intermédio da utilização do software livre e gratuito “GeoGebra”. Apresenta as potencialidades de uso do mesmo, despertando interesse discente, na perspectiva de efetivação da aprendizagem curricular qualificada. Atenta para a importância da formação inicial e continuada dos professores delinearem ações que possam compor o repertório de estratégias docentes, além da oferta de condições de trabalho propícias ao bom desenvolvimento do trabalho do professor, repercutindo em uma aula mais qualificada e que tenha impactos positivos na aprendizagem dos educandos, uma vez que as tecnologias se fazem presentes no contexto cotidiano social e podem ser atreladas na aprendizagem dos conteúdos abordados no ambiente escolar.


Imagem de Francisco Jeovane do Nascimento
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Francisco Jeovane do Nascimento - domingo, 18 nov 2018, 14:18
 
Mediante a realização do estudo e os conhecimentos adquiridos na trajetória investigativa, quais as potencialidades e limitações provenientes da utilização do software "Geogebra" no processo de ensino e aprendizagem matemático?
Imagem de Adrielle Lourenço de Sá
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Adrielle Lourenço de Sá - quarta, 21 nov 2018, 17:28
 

Boa tarde!

        No processo de escrita de nosso trabalho tivemos a oportunidade de entrar em contato com pesquisas de diversos autores que evidenciam a dificuldade apresentada pelos alunos no entendimento de conceitos geométricos, ocasionada por uma falta de maturidade matemática demonstrada por muitos deles. Isso acontece quando a aprendizagem geométrica não ocorre de maneira significativa, o que acaba dificultando enormemente o processo de transposição didática de conteúdos mais complexos, cujo entendimento demanda uma capacidade de abstração para que haja uma visualização mental de algumas construções.

        Neste sentido a utilização do Geogebra no processo de mediação pedagógica de conceitos geométricos, se faz pertinente uma vez que este software permite a visualização da construção das formas a serem estudadas, bem como a identificação dos elementos que as compõem, fomentando assim, um ambiente propício a uma aprendizagem significativa. Como desafio, cabe ressaltar a falta de preparo apresentada por muitos docentes, que por vezes preferem não utilizar metodologias díspares da tradicional, mediada pelo livro didático e a lousa, para não demonstrarem a vulnerabilidade tecnológica que possuem. Além deste fator, a falta de recursos oferecidos pelas escolas, aliada a dificuldade de articular o uso de ferramentas digitais como o Geogebra ao currículo das instituições, se revelam como um dos principais entraves para a utilização do software no contexto das salas de aula.

 


Imagem de Maria Socorro Lucena Lima
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Maria Socorro Lucena Lima - segunda, 19 nov 2018, 16:16
 

Parabéns pelo trabalho.

As tecnologias se evidenciam como um elemento importante e que pode auxiliar o professor nas estratégias didático-pedagógicas delineadas no contexto escolar. Diante disso, é relevante que a formação inicial de professores inclua em seu currículo atividades que contribuam no desenvolvimento de metodologias diversificadas que sejam incorporadas ao trabalho docente, em seus contextos múltiplos. Também, tem relevância a formação continuada, em que o docente se vislumbre como um eterno aprendiz da profissão.

Imagem de Adrielle Lourenço de Sá
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Adrielle Lourenço de Sá - quarta, 21 nov 2018, 23:15
 

Obrigada, Maria Socorro.

Muito pertinente sua colocação. Acreditamos que de maneira geral, o processo de formação de professores é uma peça chave quando se vislumbra uma mudança no modelo tradicional de lecionar utilizado por muitos docentes. Por mais que ainda hoje ele possa ser eficaz em algumas situações de ensino, não atende de maneira eficaz alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em certos conteúdos matemáticos. Sendo assim, articular tecnologias como o Geogebra ao currículo escolar pode ser de grande valia para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira significativa.

            Acreditamos que, sem sombra de dúvidas, a formação continuada pode melhorar o cenário educacional, além de ser uma maneira de aproximar os docentes de novas teorias e técnicas de ensino.


Imagem de Adriana Lourenço de Sá
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Adriana Lourenço de Sá - segunda, 19 nov 2018, 13:10
 

Bom dia meninas!

O trabalho é muito pertinente, direcionando-se ao Ensino de Geometria (que é um desafio para o aluno e o professor) e também ao uso de tecnologias na sala de aula, que é uma possibilidade maior de produtividade, além de proporcionar uma aprendizagem dinâmica e prazerosa. Saliente a necessidade da boa formação dos professores para utilizarem tais recursos (Geogebra).

Muito bom!

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 16:22
 

Olá, não consigo abrir o seu arquivo!!

Imagem de Adrielle Lourenço de Sá
Re: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA - Adrielle Lourenço de Sá, Ana Lucia do Carmo Narciso
por Adrielle Lourenço de Sá - quarta, 21 nov 2018, 10:25
 

Olá, bom dia!

Realmente está dando erro ao acessar o documento. Segue o arquivo abaixo...