PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:07
 

Título:

RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA

Autores: Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
Resumo: 

O cinema é uma arte visual, que pode ampliar a visão da educação dada em sala de aula e oferecer uma forma distinta de ensinar, no ensino superior, uma vez que possibilita a união da teoria com a prática. Neste trabalho, analisamos, através de uma pesquisa qualitativa, em referências bibliográficas, a importância da utilização de vídeos e filmes, como recursos de ensino e aprendizagem, na formação em Medicina, voltada à humanização. Foi realizada uma interpretação macro analítica do filme And the band played on (ROGER SPOTTISWOODE, 1993) e reconheceram-se exemplos e oportunidades de construção do conhecimento, para a legitimação da empatia, na prática médica, diante das questões relativas aos aspectos de subjetividade, individualidade, personalidade e identidade de cada pessoa. Como conclusão da busca na literatura científica, foi verificado que o estudante poderá debater situações pertinentes à prática de Medicina, ponderando, seus próprios posicionamentos, além das atitudes dos profissionais interpretados no filme. Ainda com base na colaboração do longa-metragem, em análise, ressalta-se que o graduando entenderá, que o bom profissional médico deve possuir alta qualificação técnico-científica, vinculada a traços humanísticos.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA .pdf
Trilha Principal: Mídia-educação
Trilha Opcional: Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Métodos e Técnicas de Ensino
Instituição: Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)
Palavras-Chave: “Educação em Saúde”, “Educação Médica” e “Humanismo”
Mesa (1):Mhdi Ibrahim Bader Khun
Mesa (2):Marina Morena dos Santos e Silva

Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - sábado, 17 nov 2018, 13:30
 

Boa tarde!

Sou uma das autoras do trabalho intitulado RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA.

Em anexo, segue o trabalho com correções.

À disposição, 

Márcia.

Imagem de Marina Silva
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Marina Silva - segunda, 19 nov 2018, 20:30
 

Boa noite, Márcia!

Primeiro, gostaria de dar boas-vindas a você, à sua coautora, Marli, e àqueles que participarão conosco das discussões desse fórum. Estamos muito felizes com a sua participação no XV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e XII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Aproveito também para agradecer o envio do trabalho com correções.

O tema de seu trabalho é muito importante. Acredito que estudar os filmes de forma mais detalhada justifica-se não apenas pelo uso das novas tecnologias e pela abordagem da linguagem em seus diversos níveis, mas, principalmente, pelas informações e ideologias que ali circulam. Ao trazerem o cinema para a medicina vocês discutem não apenas essa linguagem, mas discutem ainda a humanização nessa área – questão que precisa ser debatida e faz-se relevante.   

Gostaria de saber como pensaram o filme/o cinema para essa abordagem e se já conseguiram aplicar essa discussão ou alguma outra parecida com seus alunos? Se sim, como foi?

Abraços,

Marina Morena


Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - segunda, 19 nov 2018, 22:23
 
Marina e demais participantes, boa noite!

O recurso cinematográfico foi pensado para essa abordagem, uma vez que trabalhamos com disciplinas de humanização teóricas. Através do filme, o discente pode vivenciar uma situação semelhante  ao que seria  vivido na prática profissional, além de  ser estimulado a fazer uma  reflexão introspectiva. Assim, desde 2016, trabalhamos com a exibição de filmes, como o citado no trabalho, e fazemos atividades como resenhas, debates e júris simulados. 
Os resultados dessas atividades  têm sido muito gratificantes. Os alunos se empenham  em  defender a ideia de que o cuidado deve estar centrado na pessoa e não na doença.

Abraços,

Márcia.
Imagem de Marina Silva
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Marina Silva - terça, 20 nov 2018, 22:02
 

Márcia,

Os filmes, como explicita Giroux (2002)*, são atrativos para os alunos, pois são diferentes dos modos mais tradicionais de ensino e desafiam o currículo rígido, ao desafiarem “conhecimentos e modos de aprendizagem oficialmente sancionados” (ibid., p. 4). O uso de filmes permite, certamente, com que as pessoas pensem de forma mais crítica sobre assuntos antes deixados à margem nos currículos escolares, ou tratados de forma pouco interessante e/ou pouco desafiadora para os jovens.

Ótimo trabalho que vocês estão desenvolvendo.

Abraços,

Marina Morena

* GIROUX, Henry A. Breaking in to the movies: An introduction. In: ______. Breaking in to the movies: Film and the culture of politics. Malden, MA: Blackwell Publishers, 2002. p. 1-16. 



Imagem de Marco Antônio Peixoto
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Marco Antônio Peixoto - sexta, 23 nov 2018, 18:47
 

Gostaria de parabenizar as autoras pela sensibilidade na escolha e desenvolvimento do artigo. O trabalho foi muito bem escrito e nos faz refletir sobre a humanidade nas relações sociais. Sejam elas profissional da saúde x paciente ou aluno x professor. 

Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - segunda, 19 nov 2018, 20:13
 

Boa noite!

Como uma das autoras do trabalho, acho interessante comentar que o desenvolvimento de empatia pelos graduandos de Medicina, conforme comentado por Borenstein e  Cook (1982), facilita a aquisição de atitudes esperadas pelo médico, dentre as quais destacam-se a mentalidade voltada à importância e ao exercício prático da saúde mental, dentro de uma visão sistêmica, tanto do profissional, quanto do cliente.

Por isso, a temática do nosso trabalho está voltada para as disciplinas humanistas, que auxiliam na aquisição de empatia pelo acadêmico de Medicina.

À disposição,

Márcia.

 

BORENSTEIN, D. B.; COOK, K. Impairment prevention in the training years: a new mental health program at UCLA. Chicago: JAMA, 1982.  pp. 2700-2703.


Imagem de Mileane Andrade Azevedo
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Mileane Andrade Azevedo - terça, 20 nov 2018, 16:01
 

Boa tarde,

Parabéns pelo trabalho. 

Imagem de Mhdi Ibrahim Bader Khun
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Mhdi Ibrahim Bader Khun - terça, 20 nov 2018, 16:38
 

Olá, autoras, pelo excelente trabalho. Pensar no ensino da humanização aos futuros médicos, nos dias atuais, considero fundamental. Na verdade, isso é fundamental em qualquer profissão, seja ela qual for. O método proposto chamou-me a atenção, pois parece bem básico. Entretanto, os resultados dessa proposta é que com certeza serão satisfatórios. Pensar no ensino na graduação médica é uma ótima proposta. Novamente, parabéns.

Pensando nisso, autoras, há a possibilidade de aplicação da proposta? 

Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - terça, 20 nov 2018, 22:49
 

 Mhdi Ibrahim e demais participantes, boa noite!

Muito obrigada por enriquecerem o nosso debate!

Já realizamos a exibição cinematográfica com os alunos, desde o primeiro período da graduação, na disciplina Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde I, que tem a relação médico-paciente como um dos eixos temáticos. 

Os resultados foram muito bons até o momento!

Até mais!

Márcia.

 

Imagem de Adrielle Lourenço de Sá
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Adrielle Lourenço de Sá - terça, 20 nov 2018, 20:03
 

Boa noite!

Muito interessante a temática e o conteúdo da pesquisa.

Parabéns pelo trabalho!

Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - quinta, 22 nov 2018, 23:56
 

Prezad@s  Mileane, Adrielle e Luciano, 

Muito obrigada pelos comentários!

Abraço,

Márcia.

Imagem de Luciano Dias de Sousa
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Luciano Dias de Sousa - quarta, 21 nov 2018, 16:36
 

Boa tarde

Bom artigo. Parabéns

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Jaiza Fernandes - sexta, 23 nov 2018, 00:58
 

A temática é instigante na seara do ensino, caras autores!

Com o crescente uso de recursos multimodais e multimídia em nossa sociedade, em que o audiovisual é melhor captado do que apenas o audível; fazer uso desse recursos em contextos de ensino de de aprendizagem faz toda a diferença. A utlização da pedagogia de imagem, de recursos audiovisuais como filmes facilitam não apenas a aquisição de determinados conhecimento específicos que se pretenda trabalhar simultaneamente, eles corroboram para a melhoria da percepeção visual, auditiva e cognitiva, com melhoria de construções textuais orais e escritos.

Obrigada! Abraços!


Imagem de Márcia Farsura de Oliveira
Re: RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS HUMANISTAS NA GRADUAÇÃO MÉDICA - Márcia Farsura de Oliveira, Marli do Carmo Cupertino
por Márcia Farsura de Oliveira - sexta, 23 nov 2018, 14:20
 

Prezada Jaíza, boa tarde!

Concordo com os benefícios proporcionados pelo uso de recursos cinematográficos citados  por você.

Obrigada pela participação!

Abraços, 

Márcia.