PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II - Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo

Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II - Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - terça, 20 nov 2018, 07:02

Título:

PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores:  Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo
Resumo:  

Resumo: Diante dos aparatos tecnológicos da atualidade que, na maioria das vezes, compõem o ambiente escolar, verifica-se a necessidade de criar um projeto que coloque em evidência o uso da linguagem, especificamente, exposta em diversos gêneros e suportes textuais. Assim, este trabalho relata sobre o projeto O uso do livro digital no século XXI, realizado em um colégio particular de Belo Horizonte/MG. Ademais, expõe os resultados de uma pesquisa realizada por uma das equipes de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Motivados por tentar analisar a importância do uso do livro digital no século XXI, os educandos realizaram diversas pesquisas sobre o tema em questão e aplicaram um questionário para verificar a relação entre o uso de livros em suportes impressos versus suportes digitais. Após o trabalho de campo, os alunos perceberam que a leitura em suporte digital não é novidade para determinado público. As entrevistas realizadas pelos discentes revelaram que há muita gente fazendo uso desse suporte de leitura, porém existem pessoas também que preferem o livro físico e resistem ao digital. Ao final do projeto foi possível verificar que a tecnologia tornou-se um elemento incentivador para que cada equipe produzisse seu próprio livro digital. Além disso, oportunizou aos sujeitos a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e aprendizagens.

LEIA Artigo Completo em PDF:  Documento PDF PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES - ORIGINAL.pdf
Trilha Principal:  Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional:  Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq): Educação
Instituição:  Colégio ICJ
Palavras-Chave:   Palavras-chave: livro digital; público leitor; aparato tecnológico.
Mesa (1): Mhdi Ibrahim Bader Khun
Mesa (2): Michel Ferreira dos Reis

Imagem de Michel Ferreira dos Reis
Re: PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II - Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo
por Michel Ferreira dos Reis - sábado, 17 nov 2018, 15:28

Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho e artigo. 

O incentivo a projetos de pesquisa nas escolas é enriquecedor para a aprendizagem dos alunos, pois os coloca em situação diferente daquela da leitura e interpretação de dados e gráficos já prontos, além disso, os resultados fornecem informações da relação leitor e aparato digital. Dessa maneira, pergunto como os dados obtidos no projeto podem servir de apoio na preparação de aulas e atividades?

Imagem de Angelo Cardoso Sá
Re: PEQUENOS PESQUISADORES E IDEIAS BRILHANTES: UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II - Angelo Cardoso Sá, Nilvania Gonçalves de Azevedo
por Angelo Cardoso Sá - segunda, 19 nov 2018, 18:30

Muito obrigado!

Michel, 

Creio que os dados expostos no projeto contribuem para que professores possam repensar suas práticas em sala de aula. Claro que nosso trabalho revela uma pequena amostra da recepção, por parte de estudantes entre 7 a 12 anos, dos suportes impressos e digitais para leitura. Porém, pensando nas respostas dos entrevistados e nos diálogos que tivemos com nossos alunos, fica evidente que o educador/professor não deve preocupar com o desaparecimento do livro impresso. Na verdade, o docente da atualidade deve oportunizar aos discentes o contato com diversos gêneros - tanto em suportes impressos como em  suportes digitais. 

Outro fator interessante é o manuseio de ferramentas tecnológicas, acredito que a escola deve realizar um letramento digital, o aluno do século XXI deve saber criar gráficos, compartilhar informações em sites, blogs etc., pesquisar assuntos de cunho científico, criar hipóteses e buscar comprová-las e/ou descartá-las. 

Assim, o professor de Língua Portuguesa, por exemplo, pode propor aos alunos a escrita e a  publicação de um livro digital - é interessante que com essa prática os estudantes perceberão a transição do texto escrito para o digital, sem falar que as dificuldades dos alunos serão diagnosticadas com mais facilidade, possibilitando uma rápida intervenção. Além disso, o próprio docente pode, no início do ano, investigar o perfil de seus alunos para (re)planejar suas atividades. 

Imagem de Mhdi Ibrahim Bader Khun
por Mhdi Ibrahim Bader Khun - terça, 20 nov 2018, 16:12

Excelente trabalho, Ângelo. Concordo com vc que o professor não deve se preocupar com o desaparecimento do livro impresso, pois o que realmente importa é o texto. Quanto à preparação de aulas, o professor precisa estar atento às revoluções tecnológicas, dominar as mídias digitais tanto quanto seus alunos, para que as aulas se tornam mais atrativas e com qualidade. 
Imagem de Michel Ferreira dos Reis
por Michel Ferreira dos Reis - quarta, 21 nov 2018, 15:44

Olá,

Angelo,

também acho que não é preciso se preocupar com o desaparecimento do livro impresso, mas o contrário. Refletir sobre novas formas e suportes de/para leitura e escrita e viabilizá-las é essencial para e no trabalho docente.

Novamente, agradeço ao excelente trabalho!

por Angelo Cardoso Sá - quarta, 21 nov 2018, 18:33

Muito obrigado!
Imagem de Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 12:16

Boa tarde prezados, primeiramente parabéns aos autores pelo belo trabalho.

É muito importante nos dias atuais o professor buscar trabalhar com novas metodologias em sala de aula, assim, o projeto de pesquisa trás sem dúvida um enriquecimento muito positivo para o ensino e a aprendizagem.

Abraços

Cíntia Camillo

por Angelo Cardoso Sá - segunda, 19 nov 2018, 17:30

Muito obrigado!

Cíntia, 

Com certeza a sala de aula do XXI nos impulsiona a refletir, constantemente, sobre o modo como atuamos, pois aprendemos muito com os nossos alunos. Acredito que devemos utilizar os aparatos tecnológicos em nosso favor, a fim de aproximarmo-nos cada vez mais dos estudantes. 

Um abraço,

Angelo

Imagem de Mhdi Ibrahim Bader Khun
por Mhdi Ibrahim Bader Khun - terça, 20 nov 2018, 16:32

Gostaria de, mais uma vez, parabenizar os autores pelo trabalho. Promover o incentivo à pesquisa em sala de aula não é tarefa fácil, pois rompe os paradigmas da aula tradicional, onde apenas há um repasse de conteúdos. Os resultados da pesquisa em que os alunos engajaram-se mostram uma realidade: as mídias digitais estão aí, na nossa frente.

Parabéns pelo trabalho.

Imagem de Lucas Capita Quarto
por Lucas Capita Quarto - quarta, 21 nov 2018, 17:19

Excelente trabalho. Parabéns aos pesquisadores. Incentivar os nossos alunos ao mundo da pesquisa é de extrema importância, visto que as pesquisas auxiliam no desenvolvimento científico e econômico do país.

Imagem de Breno de Campos Belém
por Breno de Campos Belém - quarta, 21 nov 2018, 20:32

Olá, fiquei encantado com esta proposta.  Saber que há uma escola que já trabalha com o início da pesquisa científica no ensino fundamental é de encher os olhos de lágrimas de emoção.  Sou professor universitário e sei o quanto é difícil iniciar o percurso da pesquisa apenas no nível superior.  Os alunos acabam os seus respectivos cursos sem saber pesquisar, ou quando aprendem, esse processo só ocorre ao longo do TCC e isso é bastante desgastante para os seus respectivos orientadores. Agora sobre a pesquisa em si, fiquei um pouco surpreso com o resultado.  Não sou mais jovem, tenho 35 anos de idade, acompanhei a evolução digital desde que a tela do computador era preta com as letras brancas (ou verdes) e não branca com as letras pretas e, mesmo assim, ainda prefiro livros impressos.  Na verdade creio que poucas pessoas fazem uso de e-readers, por serem algo mais recente no mercado e também pelos altos preços.  Ao se deparar com um e-reader, provavelmente a pessoa irá pensar em gastar o seu dinheiro com outro objeto, pois vivemos em uma cultura que a prática da leitura não é intensa.  Alguns fatores podem gerar a não aceitação da leitura digital.  Posso aventar a ideia de que uma delas seja pelo cansaço na vista.  Os aparelhos digitais pelos quais conseguimos ler digitalmente (celulares, tablets, computadores, laptops, telas de TV/SMARTV) ainda incomodam bastante os olhos e cansam a vista.  Os livros não.  Eu possuo um grau baixo de astgmatismo e possuo fotofobia.  Creio que será difícil eu me adequar a leitura digital, a não ser que eu tenha um e-reader, que são os dispositivos apropriados para a leitura digital.  Outro fator que posso aventar também pode ser a distração.  Ao manusear celulares (smartphones), tablets, computadores, laptops, e demais recursos que são utilizados para outros fins além da leitura, o "leitor" pode passar a descartar a leitura e priorizar a distração com: redes sociais, jogos, mensageiros instantâneos, etc. e esquecer a leitura.  Desculpem pelo comentário grande, apenas foram situações que me fizeram refletir ao ler o trabalho de vocês.  Gostaria de dar meus parabéns pelo trabalho e que vocês continuem a formar mais e mais pesquisadores!

Imagem de JONH ELVIS COSTA MARTINS
por JONH ELVIS COSTA MARTINS - quarta, 21 nov 2018, 20:48

Parabéns pelo trabalho. Mesmo sendo esquecido de motivação em trabalhos de pesquisas, muitas vezes, é muito bom conhecer em que estudantes do fundamental estão envolvidos. Excelente!

Imagem de Franciely Lopes
por Franciely Lopes - quarta, 21 nov 2018, 22:31

Boa Noite! Primeiramente, parabéns pelo trabalho!

Na minha leitura, o que mais me chamou atenção é como a escolha do assunto pode estimular os alunos dentro de um projeto. Os resultados obtidos e o envolvimentos dos jovens talvez não fosse o mesmo se o tema não fosse tão próximo a realidade deles, como é a utilização da tecnologia. Os professor tem que estar atentos a isso.

Novamente, parabéns!

Franciely Lopes