PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:08
 

Título:

APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO

Autores: Denise Alves Soares Veridiano
Resumo: 

Este trabalho discorre sobre as potencialidades do uso de dispositivos de tecnologia móvel, em especial o aplicativo whatsapp, na formação continuada de professores de Língua Portuguesa, sob o viés da Comunidade de Prática (WENGER, 1998) e Aprendizagem Situada (LAVE e WENGER, 1991). Almeida e Araújo Jr. (2015); Royle et al (2014) e UNESCO (2014) apontam para a necessidade de formação de professores para o uso de dispositivos digitais com fins pedagógicos. O objetivo é compreender como um grupo de aprendizagem de formação docente continuada via WhatsApp se consolida e se desenvolve levando em consideração os aportes teóricos supracitados. Em virtude disso, esta pesquisa de observação participante e estudo de caso, descritiva interpretativa, tem como contexto um grupo de 45 participantes de um curso de 8 semanas, ministrado via whatsapp – Taba Móvel Redigir - para formação continuada de professores de Língua Portuguesa; o conteúdo do curso aborda o uso dos recursos do aplicativo pelo professor e reflexão sobre o uso pedagógico. No presente artigo será discutida a importância da reflexão sobre a prática em cursos de formação continuada e apontado nos dados como a estrutura de Comunidade de Prática e o uso de dispositivos móveis favoreceram o intercâmbio de ideias entre docentes e a experimentação de recursos.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA espaço para a experimentação.pdf
Trilha Principal: Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional: Comunidades Virtuais
Área do conhecimento (CNPq):Letras
Instituição: UFMG
Palavras-Chave:formação de professores; aprendizagem móvel; comunidade de prática.
Mesa (1):Michel Ferreira dos Reis
Mesa (2):Mônica Campos Santos Mendes

Imagem de Michel Ferreira dos Reis
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Michel Ferreira dos Reis - sábado, 17 nov 2018, 12:30
 
Primeiramente, gostaria de parabenizar Denise pelo seu trabalho e seu artigo. O surgimento constante de ferramentas digitais exige que busquemos compreender seu funcionamento e suas aplicabilidades (ou adaptações) às mais diversas atividades, dentre elas, o uso na formação continuada de professores.

Assim, gostaria de perguntar sobre o perfil dos 45 professores. Em que tipo de escolas eles ministram aulas? Tempo de magistério? Alguns professores se conheciam antes? Porque acredito que essa última questão é válida para pensar o princípio de “combinação de familiaridade e emoção”.


Imagem de Denise Veridiano
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Denise Veridiano - segunda, 19 nov 2018, 17:19
 

Olá, Michel!

Obrigada pelas questões postas.

Ainda estou na análise de dados, então não tenho gráficos para demonstrarem o perfil dos participantes do grupo Taba Móvel Redigir.

A chamada para participação do curso só especificava o requisito "professor de Língua Portuguesa".

Mas a composição do grupo foi de cerca de 80% de docentes de escola pública (entre institutos federais, escolas municipais e estaduais); 50% lecionavam para ensino médio. Foram pessoas de regiões diversas do Brasil (Teresina, Rio de Janeiro, etc).

 E eles não se conheciam. Somente dois participantes que 'descobriram', já depois de inseridos no ambiente do curso, que se conheciam de outro curso.

A questão da "combinação de familiaridade e novidade", segundo Wenger, não tem a ver com o envolvimento anterior entre os participantes e, sim, com as condições asseguradas ao grupo em que se pretende a formação de uma CoP, por exemplo: contexto elaborado com tarefas e organização que incentivem, sejam reflexivas e motivadoras a ponto de fomentar no participante a liberdade para expor ideias, pedir sugestões, experimentar ferramentas, testar hipóteses, etc.

Um abraço!


Imagem de Michel Ferreira dos Reis
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Michel Ferreira dos Reis - quarta, 21 nov 2018, 16:08
 

Muito obrigado pela resposta, Denise!

Excelente trabalho!!!

Imagem de Denise Veridiano
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Denise Veridiano - quinta, 22 nov 2018, 04:59
 

Michel, agradeço sua leitura, apreciação e mediação do meu trabalho aqui.

Um abraço.

Imagem de Denise Veridiano
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Denise Veridiano - segunda, 19 nov 2018, 16:59
 

Boa tarde a todos!

Sou autora do artigo em anexo e ele é parte de minha pesquisa de Mestrado no Poslin- UFMG.

Estou à disposição para melhor apresentação de qualquer um dos aspectos abordados no trabalho e discutir as temáticas relacionadas.

Abraços.

Denise.

Imagem de Gustavo Rodarte Boechat
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Gustavo Rodarte Boechat - terça, 20 nov 2018, 21:08
 

Prezada Denise,

não consegui baixar o seu artigo. 

Abraços,

Imagem de Sonia Fonseca
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Sonia Fonseca - quarta, 21 nov 2018, 23:47
 


Autores, parabéns pela proposta! Abracos, Sonia Fonseca

Imagem de Denise Veridiano
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Denise Veridiano - quinta, 22 nov 2018, 05:20
 
Agradeço sua leitura e apreciação, Sônia!
Imagem de Denise Veridiano
Re: APRENDIZAGEM MÓVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS DA COMUNIDADE DE PRÁTICA: ESPAÇO PARA A EXPERIMENTAÇÃO - Denise Alves Soares Veridiano
por Denise Veridiano - quinta, 22 nov 2018, 05:20
 

Oi, Gustavo, verifiquei que estava 'dando erro'. Espero que já tenha conseguido baixar o artigo. 

De qualquer forma, este link que copio aqui está funcionando.

https://eventos.textolivre.org/moodle/pluginfile.php/3045/mod_data/content/2580/Artigo%20submiss%C3%A3o%20EVIDOSOL.2018%20REVISADO.pdf


Aguardo sua leitura para conversarmos sobre o assunto.

Um abraço.