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O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade

 
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O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:10
 

Título:

O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR

Autores: Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
Resumo: 

Enquanto docentes nos deparamos, a cada dia, com contextos que nos demonstram a necessidade de modificarmos nossas velhas práticas pedagógicas. Ou seja, há a necessidade de promovermos práticas que despertem o interesse de nossos discentes, que façam com que eles sintam prazer em aprender, em conhecer o novo. Assim, já não nos cabe mais ficar presos em um ensino tradicional, em um ensino que coloque o aluno como mero coadjuvante desse processo. Mas como promover essa mudança? Acreditamos que uma caminho para isso seja a utilização de games. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica, desenvolvida pelas autoras, pautada na utilização de um game na explanação do conteúdo de referências bibliográficas. Como resultado observamos que, ao trazer o jogo para a sala de aula, tivemos maior participação, interação e interesse dos alunos.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Linguística
Instituição: Uniptan
Palavras-Chave:  ensino; gamificação; aprendizagem
Mesa (1):Paulo Felipe Lopes de Carvalho
Mesa (2):Neffer Luiza de Aguiar Pinheiro

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - segunda, 19 nov 2018, 13:33
 

Boa tarde, meu nome é Natália e sou a autora do presente artigo.

Que tal iniciarmos nossas discussões?

Abraços

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 14:02
 

Boa tarde prezadas autoras, 

Parabéns pelo artigo, simplesmente maravilhoso o trabalho de vocês.

Eu já fui tutora EaD e sei da importância de atividades presenciais com os alunos, a importância da interação, interatividade, desse momento onde os alunos fazem essa troca de conhecimento e principalmente, eles se sentem acolhidos por nós tutores e professores. Vindo a ocorrer uma aprendizagem significativa e construtivista.

Parabéns pela iniciativa e pelo belíssimo trabalho.

Abraços e um bom evento.

Cíntia Camillo


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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - terça, 20 nov 2018, 15:36
 

Muito obrigada pelas considerações.

Realmente, ao trabalharmos com Ead temos que ter esforço dobrado para chamarmos a atenção de nossos alunos.

Excelente evento para você.

Abraços,

Natália

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Ana Carla Barros Sobreira - segunda, 19 nov 2018, 15:13
 

Achei interessante o artigo.Sempre usei games nas aulas de ensino fundamental e medio, mas trazer essa ferramenta pra universidade e uma bela iniciativa. Parabens.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - terça, 20 nov 2018, 15:38
 

Obrigada, Ana.

Sim, o interessante é ver como os alunos no ensino superior se identificam com esse tipo de ação.

Abraços,

Natália

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Adriana Teixeira - terça, 20 nov 2018, 15:48
 

Natália e Lívia,

muito interessante o artigo de vocês! Dentro do projeto TABA, no qual me insiro, trabalhamos com gameficação das atividades, mas dentro do ambiente virtual, o que geralmente traz boa adesão e aceitação. A descrição de vocês sobre os jogos no ambiente presencial com a adoção de perspectivas da sala de aula invertida - contato prévio com conhecimento, direcionamento do conteúdo de acordo com o ritmo dos alunos, é um excelente tema de pesquisa! Parabéns!


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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - terça, 20 nov 2018, 22:00
 

Boa noite, Adriana.

Sim, a utilização da sala de aula invertida com a gamificação, nos encontros presencias, foi uma excelente escolha, pois fez com que os alunos tivessem maior atenção ao assunto abordado.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Elizângela Martins da Silva - quarta, 21 nov 2018, 23:14
 

Parabéns pelo trabalho

É de extrema relevância propostas pedagógicas inovadoras. Com isso podemos ter resultados melhores do aprendizado de nossos alunos, e despertar o interesse que tem sido o maior desafio para nós educadores.


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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - sexta, 23 nov 2018, 17:16
 

Obrigada pelas considerações.

Abraços

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Lucas Capita Quarto - terça, 20 nov 2018, 21:33
 

Belíssimo trabalho! Utilizar games como metodologia de ensino é uma excelente iniciativa. 

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - terça, 20 nov 2018, 22:01
 

Obrigada, Lucas.

Espero que o artigo lhe traga algumas ideias a ser utilizadas em sala de aula.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Elizabeth Rolim - quarta, 21 nov 2018, 10:19
 

Bom dia autoras,

Acredito que a interação dos alunos com os jogos propostos em sala de aula é algo muito recompensador para o discente.

Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhá-lo!

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:27
 

Boa tarde.

Realmente, o mundo dos jogos encanta nossos alunos, despertando seu interesse.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Angela Moreira - quarta, 21 nov 2018, 12:12
 

Acredito que a motivação é um grande desafio para o trabalho com gamificação no ensino superior. 

Angela 

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:28
 

Sim, é um grande desafio chamar a atenção de nossos alunos na educação superior. Atenção que conseguimos conquistar com o uso dos games.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - quarta, 21 nov 2018, 14:35
 

Parabéns às autoras pelo trabalho. Achei muito interessante a mecânica da atividade.

Sucesso.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Tiago Veiga Pantoja - quarta, 21 nov 2018, 21:06
 

Boa noite às autoras e a todos os participantes!

Quero parabenizar vocês pelo ótimo trabalho. Achei muito bom o tema, eu sou um apaixonado por games, e a proposta utilizada no artigo fez-me ter uma nova visão sobre o assunto e pude absorve novos conhecimentos! 

Abraços...

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:29
 

Obrigada, esperamos que nosso trabalho possa incentivar práticas pedagógicas futuras de nossos colegas de profissão.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - sexta, 23 nov 2018, 17:17
 

Obrigada, também compartilhamos dessa mesma ideia.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Franciely Lopes - quarta, 21 nov 2018, 22:14
 

Boa noite!

Primeiramente, parabenizo a autora pelo excelente trabalho!

Gostei muito da sua abordagem, pois a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia e é o que torna o cotidiano lúdico. Assim, precisamos aproveitar esse recurso no ensino, tornando a aprendizagem mais interessante e prazerosa.

Parabéns !

Franciely Lopes 

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:30
 

Boa tarde. Também compartilhamos da mesma ideia. Temos que trazer a tecnologia para a sala de aula, usá-la a nosso favor.

Abraços.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Anderson Silva - quarta, 21 nov 2018, 23:42
 

Natália e Lívia, boa noite!

Adorei seu tema de pesquisa e o que nos apresentou, pois é super atual. Concordo contigo na necessidade da inserção dos GAMES nos cursos do Ensino Superior.

Entre as curiosidades que tenho é a respeito da explicitação dessa modalidade a partir das prescrições de documentos oficiais parametrizadores. Você poderia citar algumas referências aos documentos que tratam dessa temática e que norteiam os cursos e grades que possuem abertura para disciplinas na graduação com essa temática?

Abraço e bom evento

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:32
 

Boa tarde.

Quando você diz modalidade se remete ao EAD?

Abraços

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Paulo Felipe Lopes de Carvalho - quinta, 22 nov 2018, 14:13
 

Bom relato de experiência!

O texto apresentado por vocês traz um importante relato de experiência desenvolvido no âmbito da educação superior e no âmbito da educação à distância. A atividade apresentada demonstra que é possível desenvolver atividades que para além de envolver mais os estudantes, certamente ocasiona mais participação e aprendizado.

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Re: O USO DE GAMES NO ENSINO SUPERIOR - Natália Elvira Sperandio, Lívia Naiara de Andrade
por Natália Sperandio - quinta, 22 nov 2018, 16:31
 

Boa tarde.

Sim, também compartilhamos dessa ideia.

Obrigada pelas considerações.

Abraços.