PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:12
 

Título:

LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS

Autores: Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
Resumo: 

Entender o letramento acadêmico de graduandos, por meio do acesso a confiáveis conteúdos de pesquisas digitais, é de extrema relevância no atual cenário da educação, tendo em vista a indiscutível presença de informações provindas da internet e compartilhadas nas instituições de ensino. Este artigo analisa, a partir dos resultados obtidos em questionário aplicado aos discentes pertencentes à disciplina online Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, da Universidade Federal de Minas Gerais, o conhecimento e o acesso aos portais de periódicos digitais Capes e Google Acadêmico por parte desses alunos, a fim de se estabelecer uma relação entre letramento acadêmico e o uso das tecnologias digitais. A pesquisa foi aplicada a 83 estudantes da Oficina, no primeiro semestre de 2018, e objetivava levantar dados sobre o letramento acadêmico desses graduandos. Os resultados apontaram que existe uma quantidade representativa de alunos que desconhece os portais pesquisados, principalmente ao se considerar que os informantes são acadêmicos de uma grande universidade federal. Essa falta de conhecimento ou o pouco acesso dos estudantes ao Portal da Capes e Google Acadêmico reforça a necessidade de as instituições acadêmicas investirem em maior divulgação e inserção dos graduandos, sobretudo, em práticas letradas dessa natureza.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Letramento acadêmico e tecnologias digitais-um olhar para os portais de periódicos.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-Chave:letramento acadêmico; tecnologias digitais; portais de periódicos
Mesa (1):Luiz Henrique Magnani

Imagem de Sonia Fonseca
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Sonia Fonseca - segunda, 19 nov 2018, 12:11
 

Bom dia! Parabéns pelo trabalho. Vários estudos sobre os letramentos no ensino superior quer tanto dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, destacam que não é tao simples para os estudantes se apropriarem de novas práticas de leitura e escrita tão somente pelo fato de haverem sido promovidos a esses níveis de ensino. Na verdade são práticas complexas que envolvem a orientação do aluno para o desenvolvimento de múltiplas competências, numa complexa inter-relação entre aspectos linguísticos, cognitivos e socioculturais.

Muito bom. Att. Sonia MAria 


Imagem de Bárbara Amaral Silva
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Bárbara Amaral Silva - segunda, 19 nov 2018, 16:51
 

Boa tarde, Sonia. Agradeço muito o comentário. 


Realmente, o letramento acadêmico, isto é, a apropriação efetiva tanto dos gêneros acadêmicos quanto de todo um movimento no universo da pesquisa, a exemplo do acesso aos portais de periódicos, muitas vezes, não é ensinado aos alunos, que acabam tendo que aprender quando se veem envolvidos em certas situações. A disciplina da letras que mencionamos no artigo, da qual somos tutores, tem como maior objetivo o letramento acadêmico. Porém, sabemos que não é em toda universidade que encontramos iniciativas assim. Talvez, devesse haver uma obrigatoriedade na oferta de uma disciplina que cumpra esse objetivo em todos os cursos ou uma disciplina online, como a nossa, ofertada a todos os alunos da universidade. 


Att,

Bárbara

Imagem de Marcelo de Castro
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Marcelo de Castro - segunda, 19 nov 2018, 17:26
 

Boa tarde, Sônia.

Também agradeço o comentário.  De fato, como a Bárbara menciona, seria ideal haver a obrigatoriedade de uma disciplina (pelo menos) que abordasse essas práticas exigidas no contexto universitário.

Mas penso que, em outras disciplinas, independente do curso, essas práticas também podem ser  continuamente estimuladas, mais bem explicadas, tendo em vista que há especificidades na produção de uma resenha, por exemplo, a depender da área de pesquisa.

Atenciosamente,

Marcelo.

Imagem de Maria Eduarda Gama Almeida
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Maria Eduarda Gama Almeida - segunda, 19 nov 2018, 17:55
 

Boa Tarde, Sônia. 

Grata pelas suas considerações. 

De fato, essa apropriação das práticas de leitura e escrita acadêmicas não é um processo fácil.

Acredito que, mais que apenas ter uma disciplina obrigatória que abarque esse processo, é necessário que ela esteja inserida nas grades curriculares logo nos primeiros períodos do curso. Dessa forma, o aluno poderia ir construindo e aperfeiçoando seu processo de escrita ao longo da graduação. Isso facilitaria muito a relação dos alunos com a leitura e a escrita. 

Recorrentemente, nos deparamos com alunos nos períodos finais da graduação que não sabem desenvolver, ou até mesmo ler, textos de gêneros amplamente utilizados na academia. Isso é sério, sintomático e deve ser tratado com mais afinco pelas universidades. 

Abraços, 

Maria Eduarda. 

Imagem de Danielle Fullan
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Danielle Fullan - terça, 20 nov 2018, 10:25
 

Sônia, obrigada!

Acredito que o desenvolvimento de estratégias que permitam aos estudantes se apropriar das novas práticas de aprendizado é hoje o grande desafio das disciplinas EaD.

Imagem de Aline Peixoto Vilaça Dias
Re: LETRAMENTO ACADÊMICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR PARA OS PORTAIS DE PERIÓDICOS - Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco; Bárbara Amaral da Silva; Danielle Cristine Fullan; Marcelo de Castro; Maria Eduarda Gama Almeida
por Aline Peixoto Vilaça Dias - quinta, 22 nov 2018, 17:41
 

Muito bom oferecer essa um suporte ao aluno de graduação principalmente no inicio, pois é tudo muito novo e as dificuldades são muitas.