PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:23
 

Título:

O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores: Demétrius Faria dos Santos
Resumo: 

O presente artigo discute alguns benefícios da aprendizagem móvel na escola pública aliada ao uso de sequências didáticas no contexto de língua inglesa. Parte da premissa de que os dispositivos móveis possuem um potencial para expandir as atividades de sala de aula, considerando sua utilização no dia a dia dos estudantes, que estão conectados à rede via smartphones, acessam seus sites e aplicativos favoritos na escola e em diversos contextos. A aprendizagem móvel pode oferecer oportunidades exclusivas para o desenvolvimento de pedagogias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes. Pode influenciar em práticas pedagógicas, alterando as maneiras de se apropriar dos benefícios que as tecnologias oferecem em uma comunidade escolar. A proposta de sequência didática pretende contribuir como veículo de ligação entre aprendizagem dentro de sala de aula e outros contextos, de maneiras mais compatíveis com as necessidades da sociedade atual, suas tecnologias portáteis, seus estilos de aprendizagem e anseios.


LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo Evidosol 2018 Demétrius Santos UFMG.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição: UFMG
Palavras-Chave:aprendizagem móvel; sequências didáticas; aprendizagem contextualizada
Mesa (1):Érika Amâncio Caetano
Mesa (2):Camila Paula dos Reis

Imagem de Érika Amâncio
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Érika Amâncio - segunda, 19 nov 2018, 01:48
 

Caro Demétrius, 

Primeiramente, bem-vindo à nossa mesa! Obrigada pela submissão do trabalho, que além de atual é extremamente relevante por se tratar de uma proposta diretamente aplicável à educação básica.

Justamente por ser tão aplicável, senti falta de uma proposta concreta que aliasse aplicativos móveis a possíveis sequências didáticas. A falta de ilustrações ou exemplos práticos fez com que a proposta, por si interessante, ficasse "no ar". 

Senti também a falta de embasamento teórico em alguns momentos ao longo do texto, como se algumas das falas ali fossem suas, baseadas no senso comum.

Peço que verifique essas ponderações. Encontro-me à disposição para fomentar esse diálogo.

Abraços e bom evento!


Imagem de Camila Paula dos Reis Pinto
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Camila Paula dos Reis Pinto - segunda, 19 nov 2018, 10:47
 

Olá Demetrius, seja bem-vindo!

Sua discussão é bem interessante, embora seja mais teórica. Os aplicativos móveis são realmente  ferramentas que podem ser utilizadas no ensino fundamental, pois além de fazerem parte da realidade dos alunos, contribuem para a motivação no aprendizado de língua inglesa. Concordo que ficaria mais completo, se você detalhasse mais o estudo que foi feito. Por isso, esse espaço torna-se tão interessante, pois acredito que as discussões e contribuições serão muito enriquecedoras.

Obrigada pela participação.

Camila Paula dos Reis.


Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - segunda, 19 nov 2018, 19:26
 

Olá Camila, obrigado pelas contribuições, concordo com você a respeito da importância desse espaço. Para o desenvolvimento de minha pesquisa escolhi produzir uma sequência didática que aliasse os conteúdos do livro didático ao uso dos dispositivos móveis. Iniciei com a ambientação dos alunos ao uso do celular como instrumento pedagógico. Trabalhamos com pesquisas sobre tecnologias, até chegar ao uso dos dispositivos móveis em todas as aulas. Os alunos aprenderam sobre o tema do mundo da tecnologia, e as atividades propostas trouxeram para primeiro plano a experiência dos alunos com o uso do livro didático e das tecnologias da informação e comunicação.No caso deste estudo, a elaboração da sequência didática estava voltada para o 9º ano do ensino fundamental da escola pública, com a utilização da aprendizagem móvel baseada em atividades coerentes com as orientações oficiais para o ensino de língua estrangeira, Dias (2004) (CBC – CURRÍCULO BÁSICO COMUM DO ENSINO FUNDAMENTAL do estado de Minas Gerais) e com o contexto local.

Com o intuito de desenvolver uma intervenção que visasse a melhoria da qualidade do ensino ofertado na escola pública, inicialmente pude perceber que a comunidade de estudantes compunha um campo fértil para adoção de fundamentos teóricos e práticos da aprendizagem móvel na elaboração do meu planejamento didático, e enxerguei ali a possibilidade de instrumentalizar minhas aulas com tarefas organizadas em uma sequência didática bem estruturada com uso dos dispositivos móveis presentes em sala de aula.

Abraços att

Imagem de Sonia Fonseca
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Sonia Fonseca - segunda, 19 nov 2018, 11:49
 

Bom dia!

Acho muito atual e pertinente a abordagem desse tema É inegável a influência tecnológica nas diferentes esferas sociais do mundo contemporâneo. Assim, dentro do contexto educacional, as ferramentas tecnológicas podem potencializar as práticas pedagógicas e pode ser um grande instrumento no  processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Vale a pena aplicar essa metodologia com nossos estudantes. Att. Sonia Maria 

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - segunda, 19 nov 2018, 19:38
 

Obrigado Sonia, é isso mesmo! Crompton (2013) identifica aprendizagem e tecnologia como construtos simbióticos. Os estudantes atuam na posição de protagonistas na construção dos conhecimentos, nesse sentido a aprendizagem móvel funciona como forma de tecnologia e como instrumento de ensino. Abraços att

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - segunda, 19 nov 2018, 19:17
 

Olá Erika 

Obrigado pelas contribuições, realmente quando não estou citando o embasamento teórico, me remeto a própria experiência em docência na rede pública estadual de Minas Gerais. Trabalhei um pouco na reescrita indicando os principais embasamentos antes da introdução, Crompton (2013), que propõe a utilização da aprendizagem móvel em planos contextualizados, e de Pegrum (2014), que indica a proliferação dos smartphones como um dos pilares da aprendizagem móvel e a oportunidade de desenvolvermos pedagogias e práticas centradas nos estudantes. Também sobre a questão das sequências didáticas citei as contribuições de Xavier e Urio (2006), que apontam a articulação entre os suportes e recursos educacionais disponíveis na comunidade em que atuamos para a elaboração das sequências didáticas aliadas ao uso de dispositivos móveis. Espero ter contribuído, Abraços att

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 10:55
 

Bom dia meu caro, primeiramente parabéns pelo trabalho.

O tema é bem pertinente, porém senti que faltou a parte metodológica no seu artigo, o qual definiria os passos do seu trabalho.

Abraço

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - segunda, 19 nov 2018, 19:36
 

Olá Cintia, tudo bem? Muito pertinente seu questionamento, a escolha do 9º ano para essa pesquisa se deu a partir do fato de este já ser o último ano de escolaridade oferecido no ensino fundamental, como também preparação para o melhor ingresso no ensino médio.

Realizei o mapeamento do contexto no que se refere ao uso e disponibilidade individual de celulares para participarem dos grupos de Whatsapp. A escola em que trabalho também possui e disponibiliza uma conexão com a internet, mas um pouco lenta. O nível de conhecimentos em língua inglesa da turma era heterogêneo e pouco consolidado.

Após conhecer um pouco mais sobre os alunos, pesquisei quais eram os materiais disponíveis no contexto para ensino do componente curricular Língua Inglesa. O livro didático Alive! 9º ano foi distribuído a todos os estudantes no início do ano letivo, e a minha prática pedagógica teve início com a sua utilização. Realizei uma avaliação diagnóstica no que se referia às habilidades e competências dos anos anteriores (6º ao 8º anos).

Para iniciar a geração e coleta de dados, busquei algumas informações complementares junto aos participantes. Apliquei um questionário inicial e compartilhei no grupo de Whatsapp para diagnosticar quais os aplicativos que mais interessavam aos alunos para, quando possível, utiliza-los na sequência didática.

Realizei a estruturação de uma sequência didática das aulas de modo que os conteúdos do livro didático, os resultados do questionário inicial e uso dos dispositivos móveis fizessem parte do cotidiano escolar. Depois, criei um diário das aulas onde foram colocadas todas as observações do uso do dispositivo móvel pelos alunos no horário das aulas. Em terceiro lugar, observei as interações de cada participante do grupo ocorridas no aplicativo WhatsApp durante a sequência didática. O grupo recebeu entre oito e dez atividades/tarefas que foram desenvolvidas durante dez semanas, período em que ocorreu o levantamento de dados.

Espero ter contribuído. att

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 19:52
 

Obrigada querido pelos esclarecimentos, muito legal a sua metodologia.

Infelizmente o nosso número de laudas é limitado.. e realmente entendo que algumas partes não conseguimos muitas vezes colocar no artigo.

Mas, amei o seu trabalho e está super esclarecido.

Parabéns.

Att

Imagem de Plínio Felipe Peçanha Oliviera
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Plínio Felipe Peçanha Oliviera - segunda, 19 nov 2018, 20:13
 

Boa noite, gentileza verificarem o arquivo em PDF que foi disponibilizado, no momento está como ''não localizado'' Obrigado!

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - segunda, 19 nov 2018, 22:28
 

Olá Plinio, deve ter ocorrido algum erro na substituição do arquivo após as primeiras correções. Verifique agora por gentileza se está disponível,att

Imagem de Adriana Teixeira
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Adriana Teixeira - terça, 20 nov 2018, 15:55
 

Olá Demétrius,

excelente artigo. Pertinente tanto do ponto de vista do docente, que busca a inserção de tecnologias em sua sala de aula, quanto do pesquisador que, ao observar a dificuldade de inserção da tecnologia na prática pedagógica, atribui a dificuldade apenas a resistência dos professores em inovar. Parabéns.

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - quinta, 22 nov 2018, 12:03
 

Obrigado Adriana!

Imagem de Maria Aparecida Viegas de Melo
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Maria Aparecida Viegas de Melo - quarta, 21 nov 2018, 15:08
 

Olá Demétrius! 

Parabéns pelo excelente trabalho. Realmente o uso da tecnologia pode contribuir muito para o ensino/aprendizagem de línguas e o uso da sequência didática é uma ótima ideia.

Há um discurso de inovação no ensino de línguas em relação às tecnologias. Gostaria de saber sua opinião e a dos demais participantes desse fórum sobre o uso da tecnologia e os métodos de ensino. Com a inserção das tecnologias mais atuais, celular, computador, inteligência artificial, os métodos de ensino estão mudando ou continuam tradicionais(gramática e tradução, direto, audiolingual, etc), será que só as tecnologias estão evoluindo? Ou será que estão somente transpondo as atividades do papel (atividades de ligar, arrastar, completar) para o meio digital?

Abraço.

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - quinta, 22 nov 2018, 12:02
 

Oi Maria Aparecida obrigado pelas contribuições! Acredito que as tecnologias evoluem e os docentes devem estar atentos às mudanças e inovações tecnológicas atribuindo valor e sentido ao que ensino partindo do estudante e do contexto. Abraços 

Imagem de vyvian frança
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por vyvian frança - quarta, 21 nov 2018, 16:33
 

Boa tarde, 

Parabéns pelo trabalho, de grande valia e enriquecimento para que nosso conhecimento!

Imagem de Demétrius Santos
Re: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA - Demétrius Faria dos Santos
por Demétrius Santos - quinta, 22 nov 2018, 12:03
 

Obrigado Vivian!