PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:28
 

Título:

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores: Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
Resumo: 

O presente trabalho busca relatar a interação entre educação básica e universidade pública por intermédio de um projeto de Extensão universitária destinado a alunos de Curso Normal Médio, partindo do pressuposto de que quem é leitor também será um motivador. Por meio do projeto de extensão levamos propostas de incentivo a leitura, oficinas e palestras no intuito de despertar nesses futuros professores o interesse pela leitura, pois acreditamos que ao fazer isso, posteriormente eles tornarão professores leitores e durante a atuação farão uso, inclusive, de algumas metodologias que foram expostas durante sua formação. Acreditamos, que a atividade de extensão realizada através desse projeto é benéfica para a comunidade já que recebe vantagens como aprendizado. Beneficiando os alunos da instituição de ensino superior, já que podem colocar em prática seus conhecimentos e a universidades que ganha confiança ao mostrar que é possível relacionar teoria e prática.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. (1).pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: Linguagem e Tecnologia
Área do conhecimento (CNPq):Educação
Instituição:Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-Chave: Formação de Leitores, Comunidade, Extensão, Formação Inicial
Mesa (1):Breno de Campos Belém
Mesa (2):José Ignacio Ribeiro Marinho

Imagem de José Ignacio Ribeiro Marinho
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por José Ignacio Ribeiro Marinho - domingo, 18 nov 2018, 19:40
 

Ei, equipe!

Linda noite a vocês!

Que artigo bacana e necessário! Leitura é tudo de bom, né? Sou fascinado por esse universo - não é à toa que me especializei em literatura. Quando falo em leitura, refiro-me a uma gama de gêneros (sejam orais, impressos ou virtuais). É de extrema importância que leiamos de tudo um pouco. A leitura é alimento para o cérebro e, claro, para a alma.

Confesso-lhes que sinto uma defasagem muito grande no Curso Normal quanto à leitura e produção de textos. Ao mesmo tempo, observo isso nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras. Tive, por exemplo, a oportunidade de lecionar Português Instrumental, durante algum tempo, na Pedagogia, e, com pesar, observei que nossos futuros pedagogos, infelizmente, não têm o hábito da leitura, o que, consequentemente, acarretará em péssimos efeitos quando estes exercerem a docência.

O ensino de literatura, seja no Ensino Médio ou em qualquer outro segmento de ensino, é elementar!

Nossos alunos têm o direito de conhecer Adélia Prado, Ana Cristina Cesar, Carolina Maria de Jesus, Castro Alves, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Chico Buarque, Conceição Evaristo, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Hilda Hilst, Jane Austen, José Saramago, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Mia Couto, Oswald de Andrade, Pepetela, Rachel de Queirós, dentre tantos outros gênios... A literatura instrui e, por consequência, liberta.

Mas, ao mesmo tempo, não direciono apenas essa problemática ao alunado. Cabe a nós professores o oferecimento desses "manjares" a eles. Compete-nos investimento em leituras, bem como em capacitações, especializações, oficinas, seminários, simpósios etc.

Que assunto, hein! Maravilhoso!!!

Avante à luta!

Sucesso e poesia!



Imagem de Aline Peixoto Vilaça Dias
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Aline Peixoto Vilaça Dias - segunda, 19 nov 2018, 11:35
 

Olá José, eu particularmente estou tendo uma oportunidade impar nesse projeto, oportunidade de mão dupla, ao mesmo tempo que contribuo com a formação dos alunos, também aprendo, visto que sou de licenciatura em ciências biológicas.  Leitura é maravilhosa, estimula o aluno, faz com que o mesmo tenho uma visão do mundo em todas as direções. Mas é papel primordial do professor a estimulação, já que muitos alunos só vão ter o entendimento da importância da leitura no ambiente formal da educação. Dessa forma, só é capaz de mostrar a beleza da leitura aquele professor que já tem o abito de ler.

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Jaiza Fernandes - sexta, 23 nov 2018, 17:02
 

Seu comentário é bastante pertinente, José Ignácio! A responsabilidade da escola e dos professores é grande no sentido de incentivarem os alunos a lerem. E nossos alunos tem o direito de conhecerem a riqueza de nossa literatura e seus autores representantes. Sucesso!

Imagem de Gabriela Santos Gonçalves Machado
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Gabriela Santos Gonçalves Machado - sexta, 23 nov 2018, 21:51
 

José Ignácio, concordo plenamente com seu comentário e acrescento que percebo também uma defasagem e uma falta de interesse pelas leituras muito grande também entre os próprios professores de língua portuguesa. Cabe a nós o incentivo desse hábito maravilhoso aos nossos discentes e cabe aos cursos de licenciatura, principalmente pedagogia e letras, o incentivo da leitura entre os docentes e futuros docentes que frequentam suas salas de aula.

A leitura é prazerosa e nos proporciona conhecimentos, amadurecimento e senso críticos essenciais para nossa prática social e profissional, seja em qual área for. Tomara que o quadro mude. 

Abraços!


Aos colegas, parabéns pelo excelente trabalho.

Imagem de Breno de Campos Belém
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Breno de Campos Belém - segunda, 19 nov 2018, 22:38
 

Parabéns a equipe pelo trabalho e iniciativa de promover o incentivo à leitura aos alunos do curso normal médio.

Concordo plenamente com as palavras do professor José Ignacio Ribeiro Marinho sobre a importância da leitura.  É perceptível que alunos não só do curso normal, mas também de cursos superiores de formação estão cada vez lendo menos.  Tenho a mesma experiencia que o professor José Ignácio em um curso de Letras Língua Inglesa.  Percebo também em meus alunos adultos uma dificuldade muito grande em interpretar textos.  A leitura transforma, edifica o conhecimento, melhora a interpretação de textos e por consequência melhora também a produção escrita.

Após ler o artigo, surgiram-me algumas dúvidas. O artigo está pautado muito em teoria.  Faltou explicitar como as atividades foram desenvolvidas na prática.  Como a proposta aborda tanto no título como no resumo as "propostas", faltou vocês desenvolverem um pouco mais a escrita falando sobre elas.  Vocês poderiam explicar um pouco melhor como foi essa prática?  Seria importante haver esta explicação, até para que quem está nos lendo possa tentar realizar de forma parecida ou possa ser uma inspiração para realização de projetos futuros.

Espero contribuir com o debate deste artigo e agradeço antecipadamente a participação de todos neste fórum e no evento como um todo.

Imagem de Lucilene Araujo Péres
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Lucilene Araujo Péres - sexta, 23 nov 2018, 16:07
 

Parabéns pelo excelente trabalho! Simplesmente amei a ideia de incentivar alunos do ensino médio do curso de professores a leitura . Proposta muito interessante e ao mesmo tempo de tamanha importância.

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA - Munike Taynara Cunha da Silva, Aline Peixoto Vilaça Dias, Rysian Lohse Monteiro, Eliana Crispim França Luquetti
por Jaiza Fernandes - sexta, 23 nov 2018, 16:59
 
Parabémns aos autores! 

Excelente proposta! Ótimo artigo! Com certeza, os professores devem desenvolverem ainda nas licenciaturas o hábito e o gosto pela leitura de modo que mediante ação docente sejam capazes de incentivarem seus alunos a lerem de forma motivada e prazerosa. Abraço!