PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:39
 

Título:

COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO

Autores:Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
Resumo: 

Para ser um aluno competente e determinado nos seus estudos não basta apenas assimilar o conteúdo e alcançar o objetivo. Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, há outros elementos que serão determinantes para um desempenho satisfatório nos seus diversos âmbitos, e o comportamento autorregulado faz-se primordial no aspecto citado, visto que orienta o posicionamento frente a uma tarefa (BANDURA, 1991). Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar em que aspectos a autorregulação está inserida no uso de aplicativos que orientam sujeitos a produzirem redações para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O respectivo estudo tratará o tema a partir de uma pesquisa bibliográfica, partindo do conceito de “aprendizagem móvel”, além de salientar aspectos desenvolvidos nos próprios aplicativos.

Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem; aplicativos; redações; ENEM, aprendizagem móvel.



LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF ARTIGO EVIDOSOL.pdf
Trilha Principal: Educação e Tecnologias
Trilha Opcional: 
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição: UENF
Palavras-Chave:  autorregulação da aprendizagem; aplicativos; redações; ENEM, aprendizagem móvel.
Mesa (1):Fernanda Cavalcanti de Mello
Mesa (2):José Ignacio Ribeiro Marinho

Imagem de Fernanda Mello
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por Fernanda Mello - domingo, 18 nov 2018, 12:45
 

A autoregulação é um tema que vem ganhando destaque para a área da Educação de um modo geral. Vem sendo aplicada na modalidade presencial com bastante resultados práticos e motivado a pesquisa na área. Na Educação a Distância esse tema é ainda mais primordial, pois o tempo todo o aluno pode aprender independentemente de hora e local e precisa desenvolver a autonomia em relação à própria formação. 

No caso da presente pesquisa, vemos plataformas e ferramentas que auxiliam os estudantes a desenvolverem a aplicação dos conhecimentos na elaboração de redação para finalidade do ENEM. Ou seja, uma finalidade bastante concreta.  Em que os alunos alternam modalidade presencial e a distância, em instituições de ensino ou em atividade de autoformação. Por isso é importante que pesquisas se debrucem sobre essas promessas de aprendizagem, customização de escrita, e interação homem máquina nessa tarefa de criar. 

É preciso avaliar as ferramentas, as metodologias, e as ideologias...

Acredito que suscitará um ótimo debate e uma atualização necessária.

Abraços

Bons momentos dialógicos!

Fernanda Cavalcanti de Mello

Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - segunda, 19 nov 2018, 10:46
 

Bom dia, Fernanda Cavalcanti. 

Sou Martha, autora do trabalho referido.

É evidente que o aluno do século XXI está imerso num mundo de informações.  Mas será que de fato ele sabe utilizá-las? Será que ele sabe autorregular seu comportamento e assim saber selecionar o que é proveitoso no seu estudo?

Espero que com este trabalho possamos refletir sobre questões como essas e que possamos compreender que ser autorregulado hoje é primordial para uma atuação presente e eficaz.

Obrigada pelo comentário. 

Um abraço. 

Imagem de José Ignacio Ribeiro Marinho
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por José Ignacio Ribeiro Marinho - domingo, 18 nov 2018, 19:16
 

Ei, Martha Caroline!

Linda noite a você!

Adorei sua abordagem temática!

A autonomia, seja na modalidade presencial ou EaD, é de extrema importância, sobretudo na última, já que nossa sociedade, em linhas gerais, tem a "cultura" da presença do docente.

Sucesso e poesia!

Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - segunda, 19 nov 2018, 10:40
 

Bom dia, José Ignácio.  Sou a Martha  (autora do respectivo trabalho). Sem dúvida, a autonomia é de extrema importância no processo de ensino aprendizagem, além de ser um dos aspectos trabalhados e desenvolvidos pela autorregulação. Que possamos cada vez mais criarmos estratégias aurorreguladoras em sala de aula, em prol da postura ativa do aluno. 

Um abraço..

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 11:11
 

Bom  dia prezada,

Amei o seu trabalho, eu não conhecia esse tipo de aplicativos no auxílio para a produção de dissertações argumentativas como as exigidas pelo ENEM.

Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento e o seu trabalho.

Parabéns e sucesso!!

Abraço

Cíntia Camillo

Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - segunda, 19 nov 2018, 17:06
 

Cíntia, Boa tarde.

Sou Martha Caroline, autora do respectivo trabalho. 

Obrigada pelo comentário. Há muitos aplicativos que apresentam esta proposta de auxiliar para o ENEM. 

O que cabe a nós que estamos envolvidos com a educação é saber analisar se tais cumprem com seu papel eficazmente e se de fato contribuirão para a aprendizagem do aluno, o qual deverá se autorregular durante o processo. 

Um abraço. 

Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - terça, 20 nov 2018, 17:06
 

Boa tarde, queridos colegas!

Espero que meu trabalho traga alguma contribuição e também reflexão a respeito da teoria da autorregulação no contexto tecnológico.

Pesquiso sobre a temática da Psicologia Cognitiva relacionada ao ENEM (especificamente, no âmbito da linguagem) desde a minha dissertação de mestrado, e percebo as influências positivas de construtos teóricos da área (autorregulação, autoeficácia, metacognição, etc.) e suas respectivas estratégias no desempenho acadêmico dos estudantes.

Estou aberta a discussões!

Um abraço!


Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - quarta, 21 nov 2018, 11:41
 

Bom dia, colegas internautas!

Venho aqui agradecer os comentários e contribuições referentes ao meu  trabalho. 

Continuo aberta a discussões!

 E espero também que possamos, enquanto sujeitos envolvidos com a educação, estar abertos para a implementação de novas abordagens, novas metodologias nas nossas aulas, não só referentes à tecnologia, mas também relativas a estratégias que possam autorregular a aprendizagem do nosso aluno.

Um abraço. 

Imagem de Adriana Teixeira
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por Adriana Teixeira - quarta, 21 nov 2018, 14:49
 

Oi Martha,

muito interessante sua abordagem. Como você abordaria a questão da autorregulação frente `a multiplicidade de estímulos e de percursos de aprendizagem que existem nos ambientes virtuais? O próprio site que você menciona possui links para outros universos que em nada se relacionam com a produção textual. Gostaria muito de ter sua opinião a respeito.

Imagem de MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS
Re: COMPORTAMENTO AUTORREGULADO E APRENDIZAGEM MÓVEL: UMA ANÁLISE DE APLICATIVOS QUE ENSINAM A FAZER REDAÇÃO - Martha Caroline Duarte de Brito Freitas
por MARTHA CAROLINE DUARTE DE BRITO FREITAS - quinta, 22 nov 2018, 06:14
 

Olá, Adriana!

Obrigada pelo seu comentário. O ambiente virtual já é, por si só, multifacetado, permitindo várias ramificações e encaminhamentos a partir de hipertextos, hiperlinks. 

A autorregulação, neste caso e também em outros sites e aplicativos, pode ser um diferencial na atuação do sujeito, uma vez que se planejando, se organizando, selecionando e avaliando qual informação será pertinente ou não a sua aprendizagem, o mesmo estará estabelecendo estratégias cognitivas e metacognitivas essenciais no processo.

Espero que tenha ajudado. 

Obrigada pela contribuição. 

Um abraço.