PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS - Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho

Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS - Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - segunda, 19 nov 2018, 22:13

Título:

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS

Autores: Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho
Resumo: 

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos se intitula Ensino de Línguas Online (ELO) e se destina ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva discorrer sobre a produção de um curso de espanhol na plataforma ELO, visando como público-alvo alunos dos anos finais do ensino médio ou alunos dos anos iniciais do ensino superior, sobretudo, em disciplinas vinculadas ao ensino e aprendizagem de língua espanhola. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA e da plataforma ELO; expor o contexto para o qual o curso foi produzido; apresentar o curso elaborado. A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo (LEFFA, 2007) que se divide em 4 etapas: (1) Análise, (2) Desenvolvimento, (3) Implementação e (4) Avaliação. Com este trabalho, esperamos, para além dos frutos da elaboração e divulgação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e dos REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF Artigo Renan Cardozo.pdf
Trilha Principal: Linguagem e Tecnologia
Trilha Opcional: Educação e Tecnologias
Área do conhecimento (CNPq):Linguística, Letras e Artes
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Palavras-Chave:  Ensino; REA; Ensino de espanhol; TDIC. 
Mesa (1):Raquel Madrigal Martínez
Mesa (2):Thayane Silva Campos

Imagem de Raquel Madrigal Martínez
Re: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS - Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho
por Raquel Madrigal Martínez - domingo, 18 nov 2018, 18:37

O resumo está de acordo com o conteúdo e apresenta de maneira ordenada o desenvolvimiento de texto posterior. Rever a frase: “A metodologia adotada, de cunho qualitativo, se ancorada em uma sequência de atividades destinada à produção de materiais didáticos intitulada Ciclo Recursivo...”

O texto segue uma línea coerente de exposição e ficam claros todos os conceitos que se apresentam.

O trabalho está bem estruturado em apartados independentes e definidos.

Todas as referências utilizadas para a composição do texto estão indicadas, quer no desenvolvimento de trabalho, que no último apartado, onde se assinalam as fontes utilizadas.

As imagens utilizadas estão bem identificadas e situadas no lugar correspondente.

Todas as frases tiradas de outras fontes ou autores estão devidamente assinaladas e referenciadas.

Embora o texto seja totalmente perceptível, deveria ter mais variedade de vocabulário e ter mais atenção ao modo de escrever. Sugerimos rever as seguintes frases:

“Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos os REA e da plataforma...”

“Primeiramente, nos voltamos a escolher o contexto que desenvolveríamos as atividades…”

“Para ter acesso o curso basta acessar o site ELO e…”

“o nome do curso que aparecerá os quarto módulos que o compõem…”

Imagem de Elaine Teixeira da Silva
Re: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E ENSINO DE LÍNGUAS: PRODUZINDO ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS - Renan Cardozo, Vanessa Ribas Fialho
por Elaine Teixeira da Silva - segunda, 19 nov 2018, 09:43

Autores, bom dia!

A temática do trabalho é muito interessante e me interessa bastante, mas não consegui abrir o arquivo de vocês, aparece uma mensagem dizendo que o trabalho não pode ser encontrado.

Espero que resolvam o problema e voltarei para lê-lo.

abraços,

Elaine Teixeira

Imagem de Renan Cardozo Gomes da Silva
por Renan Cardozo Gomes da Silva - segunda, 19 nov 2018, 18:34

Olá, Elaine, 

Tudo bem contigo? 

Sou o Renan Cardozo, autor desse trabalho, estudante do Mestrado em Educação, vinculado a Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Agradeço o interesse pela pesquisa. Vou entrar em contato com a comissão organizadora relatando o problema. Caso quiseres, posso lhe enviar o trabalho por email. 

Você trabalha ou já trabalhou com REA?

Abraços, 

por Elaine Teixeira da Silva - segunda, 19 nov 2018, 19:23

Oi, Renan. Acho que o problema com o artigo já foi resolvido!

Sim, pesquiso e trabalho com REA. Faço parte do projeto de pesquisa REALPTL, financiado pelo CNPq, conhece?

Se tiver interesse em conhecer o nosso projeto, este é o endereço: <http://realptl.portugueslivre.org/realptl/>

A Educação Aberta só será democratizada quando os docentes tomarem consciência da importância que ela tem para o ensino-aprendizagem.

Abraços,

Elaine.

por Renan Cardozo Gomes da Silva - segunda, 19 nov 2018, 21:04

Oii, Elaine,

Não conhecia o projeto, mas acabo de dar uma olhada no site que você me enviou e parece um trabalho muito bacana. Olhando, brevemente, vi que vocês tem atividades com o Pixton, uma site de criar HQ. Durante a minha graduação utilizei ele com alunos de ensino médio e foi muito legal. 

Sobre a educação aberta, confesso que quando comecei a criar os REA e o curso que apresento nessa pesquisa, fiquei um pouco incomodado por saber que estava criando algo que ficaria na rede e qualquer pessoa poderia usar. Entretanto, conforme fui aprofundando os estudos, esse sentimento foi superado, uma vez que pensar em trabalho democrático é, também, dividir e compartilhar o que se faz para servir de inspiração ou, até mesmo, de auxilio para outros colegas.

Parabéns pelo trabalho que vocês desenvolvem, fiquei extremamente curioso. 

Tu estás apresentando algo no evento?   

Abraços,

por Elaine Teixeira da Silva - terça, 20 nov 2018, 09:08

Oi, Renan, estamos sim.

"Adaptação de de Recursos Educacionais Abertos para o ambiente digital", segue o link para você espiar.

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=118

Ah, e que bom que gostou do projeto, se quiser fazer parte entre em contato conosco http://realptl.portugueslivre.org/realptl/contato, também estamos no Facebook. 

Abraços,

Elaine Teixeira

por Renan Cardozo Gomes da Silva - terça, 20 nov 2018, 17:14

Obrigado, Elaine, 

Vou dar uma olhada no seu trabalho, sim!! 

Vocês estão aceitando novos pesquisadores? Fiquei bastante tentado. Tenho vontade de dar continuidade nas minhas pesquisas sobre REA, o que falta são pessoas para discutir. 

Vi que há pesquisadores de vários estados, se quiserem algum do Sul, já podemos conversar. Hehe.  

Imagem de Cíntia Moralles Camillo
por Cíntia Moralles Camillo - segunda, 19 nov 2018, 16:39

Olá prezados, primeiramente parabéns pelo trabalho.

Os REA são materiais excelentes para qualquer disciplina estimulando o processo de ensino e de aprendizagem e, o melhor é que são encontrados em plataformas de domínio público. Hoje em dia existem várias e diversas, basta o professor escolher corretamente o recurso para trabalhar com seu alunos. Eu não sou da área de letras, por tanto, pouco sei opinar sobre o ELO, mas já ouvi falar que ele é maravilhoso.

Mas, com certeza indiferente da área do professor, os REA estão aí para contribuir com a educação.

Um bom evento e  abraço.

Cíntia Camillo

por Renan Cardozo Gomes da Silva - segunda, 19 nov 2018, 18:33

Olá, Cíntia,

Tudo bem com você? 

Sou o Renan Cardozo, autor desse trabalho, estudante do Mestrado em Educação, vinculado a Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Agradeço os elogios e o interesse pelo trabalho. Fico contente em saber que os REA estão presentes em todas as áreas e os professores se sentem motivados em utilizá-los. 

Conheço poucas plataformas que disponibilizem REA, pois sempre opto pelo ELO porque ele permite que criemos os nossos REA de maneira 100% gratuita, acredito que esse seja um dos seus diferenciais. Além disso, por ter um foco no ensino de línguas, para mim, as atividades que ele proporciona são extremamente válidas, embora eu acredito que depende do professor fazer os direcionamentos apropriados a sua prática. Não ser da Letras, não interfere no seu uso.

Os REA contribuem muito e nos ajudam a pensar em novas perspectivas e outras formas metodológicas de abordar os conteúdos. 

Estou aceitando dicas de outras plataformas que disponibilizem REA. 

Abraços,    

Imagem de Maria Aparecida Viegas de Melo
por Maria Aparecida Viegas de Melo - segunda, 19 nov 2018, 20:50

Parabéns pelo trabalho Renan e Vanessa!

Eu já conhecia a plataforma ELO, também acredito que o uso de REA pode ser uma alternativa ao ensino tradicional. Mas o professor deve se atentar para não apenas mudar o suporte, do papel para o digital, em que, as atividades são as mesmas: de ligar, arrastar, completar, tudo muito mecânico. É preciso criar atividades que levem o aluno a ser criativo e reflexivo.  

por Renan Cardozo Gomes da Silva - segunda, 19 nov 2018, 22:04

Olá, Maria Aparecida, 

Agradeço a contribuição. 

Então... Acredito que assim como várias outras plataformas, o ELO ainda tem suas limitações, entretanto, acredito que criar um espaço ou atividades interativas, depende do professor e da sua proposta. O curso que apresento na pesquisa tem um caráter reflexivo e prático pensando, sobretudo, a fronteira. 

Durante as atividades proponho que os aluno pensem sobre o espaço fronteiriço, mas também proponho atividades de gramática, porque o meu público-alvo tinha poucas horas presenciais de língua/gramatica. Esse curso nasceu com esse intuito, de um lado fazer o aluno refletir sobre o seu contexto, a fronteira, e de outro, acentuar os estudos gramaticas que só as aulas presenciais não davam conta. 

Abraços, 

por Renan Cardozo Gomes da Silva - quinta, 22 nov 2018, 23:06

Pessoal, agradeço, imensamente, aos que se interessaram pelo nosso trabalho e nos realizaram perguntas, elogios e nos deram sugestões. Vocês foram essenciais para que sigamos nos aperfeiçoando e repensando nossas pesquisas. 

Ainda temos um tempinho para discutir, caso alguma dúvida permanecer, não exite em se comunicar conosco. Disponibilizo, também, o meu email para futuros contatos: renancardozoo@gmail.com 

Obrigado por tudo!!  

Imagem de Maressa Monteiro
por Maressa Monteiro - terça, 20 nov 2018, 14:05

Interessantíssimo o tema. Parabéns!

por Renan Cardozo Gomes da Silva - terça, 20 nov 2018, 17:16

Obrigado, Maressa! 

Eu acho o ELO interessantíssimo porque ele te dá várias opções de autoria em REA. Caso tenha alguma dúvida ou quiser trocar ideias, estou as ordens. 

Abraços,  

Imagem de Thayane Campos
por Thayane Campos - quinta, 22 nov 2018, 12:26

Renan,

primeiramente, parabéns pelo trabalho! Muito enriquecedor, inovador e importante.

Gostaria de saber como tem funcionado o curso na prática? Vocês já possuem um feedback dos professores e dos alunos? Pelo que foi descrito, fiquei pensando que as atividades devem ser bastante visuais, né? Vocês contaram com a ajuda de algum profissional da área para compor o trabalho ou foram apenas professores da área da linguagem? 

por Renan Cardozo Gomes da Silva - quinta, 22 nov 2018, 23:01

Olá, Thayane, 

Grato pelo interesse no trabalho.

Sobre a sua pergunta, o curso foi desenvolvido, primeiramente, para complementar a baixa carga horária de língua espanhola que alunos do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Pampa dispõem. Por conta disso, elaboramos o curso e, posteriormente, o disponibilizamos para a professora da disciplina de Espanhol 1, como também para os professores da área de espanhol da Universidade. 

Até o momento não tivemos nenhum feedback sobre o uso, mas já obtive relatos de outros professores que utilizaram o curso em suas aulas. Como ele é um curso inicial, pode ser usado tanto na Universidade quanto na Rede Básica. 

Sobre os profissionais, não recebemos ajuda de ninguém. Nós elaboramos e produzimos todos os materiais e, inclusive, para não deixar as atividades mais dinâmicas, criamos um avatar avatar para apresentar e explicar as atividades. 

Caso queiras dar uma olhada n curso, aqui vai os links: 

Módulo 1: <http://www.elo.pro.br/cloud/aluno/atividade.php?id=2432&limpa_score=1>;

Módulo 2: <http://www.elo.pro.br/cloud/aluno/atividade.php?id=2472&limpa_score=1>;

Módulo 3: <http://www.elo.pro.br/cloud/aluno/atividade.php?id=2434&limpa_score=1>;

Módulo 4: <http://www.elo.pro.br/cloud/aluno/atividade.php?id=2480&limpa_score=1>.