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ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa

 
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ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - quinta, 15 nov 2018, 13:40
 

Título:

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG

Autores:  Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
Resumo: 

Nos dias atuais, qualquer empresa que possua como objetivo se destacar em sua área de atuação precisa compreender a importância do alinhamento e motivação dos colaboradores para que sejam capazes de exercer suas funções com alto grau de excelência. Buscando este horizonte é que o endomarketing deve ser aplicado, principalmente no que diz respeito à visão dos gestores. Essa ferramenta se mostra benéfica nas empresas, que visa um melhor aproveitamento do capital humano das organizações fazendo com que os mesmos se sintam motivados, integrados e tendo como objetivo único o sucesso da empresa.  O endomarketing é o marketing para os colaboradores, onde vender a imagem da empresa passa a ser um patrimônio importante de qualquer organização. Contudo, a pesquisa tem por objetivo avaliar e analisar as implicâncias que o endomarketing exerce sobre o clima organizacional na empresa XY na cidade de Carangola – MG. A metodologia foi definida por uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisas bibliográficas, com um estudo de caso e aplicação de questionário semiestruturado individual com questões abertas e fechadas. A base para amostra foi colhida de forma aleatória, que visa maior credibilidade e precisão, com 16 colaboradores atuantes no setor fiscal, administrativo, comunicação visual e montagem externa da empresa pesquisada, que atua na área comercial. Como resultado, observou-se que a aplicação do endomarketing ainda se encontra em fases iniciais e possui suas ferramentas sem a total utilização. Desse modo, são geradas visões diferentes da empresa por parte dos colaboradores e, por consequência, um clima organizacional que se mostrou desfavorável.

LEIA Artigo Completo em PDF: Documento PDF O endomarketing como ferramenta de gestao.pdf
Trilha Principal: Cultura Livre
Trilha Opcional: Cultura Livre
Área do conhecimento (CNPq):Administração
Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Carangola
Palavras-Chave:  marketing; endomarketing; fluxo de informações; clima organizacional.
Mesa (1):Fábio dos Santos Coradini
Mesa (2):André Raeli Gomes

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Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Andre Raeli Gomes - domingo, 18 nov 2018, 07:29
 

Estimados congressistas, sempre um prazer tê-los por aqui para fomentarmos uma breve discussão sobre as práticas de gestão e sua relação, sobretudo, ao uso de tecnologias. Quando propõem "investigar a existência de programas internos de qualificações dos colaboradores e ferramentas de integração ente áreas para ganhos qualitativos no clima organizacional; avaliar os processos dos fluxos de informações para o alcance dos objetos da organização; e averiguar os fatores positivos que são preponderantes para a qualidade nas relações interpessoais e as causas para possíveis impasses", é mister que a tecnologia se apresenta como o grande diferencial competitivo, bem como parte considerável da solução para os problemas relatados ao longo do trabalho. Não seria interessante fomentarmos uma discussão sobre essa temática? Vamos ao debate...

Imagem de Elisângela Freitas da Silva
Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Elisângela Freitas da Silva - terça, 20 nov 2018, 00:55
 

Olá, Andre!

É um prazer poder participar e ter uma maior dimensão do conhecimento na temática proposta e em discussão!

"A pesquisa justifica-se na necessidade em conhecer um processo de gestão em que cada ato desencadeia uma mais valia nos processos e atitudes de todos os envolvidos nas organizações e que se tenha a dimensão de como pode ser afetado os resultados quando se percebe que seus colaboradores não estão comprometidos com a missão e os valores do seu ambiente de trabalho, e não estão “encantados” na medida correta. Isso representa prejuízos materiais e financeiros e uma série de retrabalhos que geram ainda mais desperdício de recursos".

Desse modo, Andre, podemos analisar que trata-se também de uma rede de comunicações, seja das mais diversas ferramentas e métodos utilizados como contribuição para atingir os resultados almejados. Isto é, o compartilhamento das informações, a gestão do conhecimento que tanto tem se falado no momento, a inovação de produtos e serviços, a tecnologia aliada ao desenvolvimento das organizações, etc. 

Uma temática bem atual, que os gestores estão sentindo a necessidade de ter mais informações e conhecimento em prol da eficiência e eficácia em suas organizações e que muito se tem notado a importância das pessoas envolvidas.

Esperamos ter contribuído com esta pesquisa e que mais pessoas possam se interessar para futuros trabalhos como acompanhamento de um novo cenário de mudanças nas organizações, despertando debates que geram mais conhecimento à todos.

Um abraço!



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Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Fábio dos Santos Coradini - segunda, 19 nov 2018, 20:22
 

Estimados Congressistas.

Sejam bem vindos a esta experiência virtual de grande qualidade e compromisso com as propostas virtuais mediadas pela competência de construção de debates científicos perante a sociedade acadêmica. 

O artigo em questão apresenta um discurso atual e importante perante as questões que envolvem as relações humanas, o respeito ao produto humano interno de uma empresa e um outro ponto de grande dialogo atualmente, denominado clima organizacional. 

Os alunos apresentam um estudo bem definido e com uma proposta real perante o endomarketing. 

Aguardamos vocês para a nossa conversa. 

Abraços, 

Prof. Fábio Coradini

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Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Elisângela Freitas da Silva - terça, 20 nov 2018, 01:14
 

Prof. Fábio, é um prazer participar do evento e podermos discutir um tema tão relevante!

Como mencionou, a proposta do estudo foi avaliar e analisar os resultados do endomarketing enquanto ferramenta de gestão e suas implicações no clima organizacional na empresa pesquisada. E foi constatado que a ferramenta não é tão conhecida pelos gestores e seus colaboradores, o que implica em resultados eficazes.

Salientamos na pesquisa, por Dalpiaz (2002) que no Endomarketing, essa forma de retenção e de atração do cliente interno da empresa (funcionário) é feita da mesma forma que no Marketing externo, as ações são direcionadas para a massa, isto é, para o grande público.

Dessa forma, há uma necessidade do fortalecimento do vínculo dos colaboradores nas organizações, permitindo que as pessoas conheçam seus papéis e sua importância, gerando resultados positivos para todos envolvidos.

Ressaltamos a ideia que os colaboradores são a chave para o sucesso ou o fracasso de qualquer organização. Sabendo disso, o cuidado com o bem-estar, o bom relacionamento e um clima organizacional em perfeita sintonia são capazes de proporcionar o máximo desempenho de cada um.


Um abraço, Prof. Fábio! 

Esperamos ter mais tempo para conversarmos.


Imagem de Fábio dos Santos Coradini
Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Fábio dos Santos Coradini - terça, 20 nov 2018, 09:05
 
Bom dia querida Elisangela.

Primeiro parabéns pelo trabalho. Destaco em sua fala: "fortalecimento do vínculo dos colaboradores nas organizações, permitindo que as pessoas conheçam seus papéis e sua importância, gerando resultados positivos para todos envolvidos".

Hoje trabalho dentro de uma empresa pública, a qual esse fator é insubstancial, ou seja, mesmo sabendo que cada um tem uma determinada função ao assumir o cargo, outras funções colaterais são impostas, porém o desrespeito a essa relação de compreensão da sua importância aliada ao desempenho de seus papeis, tornam muitas vezes o espaço desinteressante e desmotivador. 

Busco realizar um trabalho contrário, atribuindo funções que possam desempenhar com motivação e assim fomentar a missão e interesses da empresa que caminham paralelos a tal situação.

Abraços, Prof.Fábio Coradini
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Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Luciano Dias de Sousa - terça, 20 nov 2018, 17:10
 

Boa tarde,

Parabéns pelo trabalho.

Imagem de Fábio dos Santos Coradini
Re: ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA XY NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA – MG - Elisângela Freitas da Silva, Marilia Costa Machado, Nathã Cezar da Rocha Silva, Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos, Vagner Correa
por Fábio dos Santos Coradini - quarta, 21 nov 2018, 19:20
 

Boa Noite a todos Congressistas. 

Enalteço os autores do texto e desejo sucesso nesta caminhada acadêmica. Hoje precisamos de alunos dispostos a buscarem a pesquisa e como o seu aporte é importante para a comunidade científica. 

Através de experiências vivenciadas e relatadas podemos buscar compreender melhor os mais diferentes universos e espaços de debate. 

Parabéns pela trajetória e que possamos estar juntos em outros eventos. 

Grande abraço, 

Prof Fábio Coradini