Título: | UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS |
Autores: | Adriana Lourenço de Sá ,Elisângela Freitas da Silva, Marília Costa Machado |
Resumo: | Diante das transformações que vêm ocorrendo no mundo, presencia-se cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos nos ambientes escolares. Além do que, a produção e o consumo de jogos digitais expandiram-se, alcançando uma popularidade muito grande. Observa-se que, mesmo com sua popularização, encontramos resistência quanto ao uso desses recursos tecnológicos como metodologia de auxílio à aprendizagem, principalmente em relação aos jogos. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta os Jogos Digitais como estratégia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de português. Este estudo baseia-se em livros e artigos com o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico sobre os Jogos Digitais, destacando a importância dos professores utilizarem novos métodos de ensino na sala de aula, a fim de promover um ensino mais atrativo, dinâmico e significativo. Como resultados da pesquisa, destacam-se a importância do professor inovar na sala de aula e sugerir os principais Jogos Digitais Educativos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de português. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Educação e Tecnologias |
Trilha Opcional: | Educação e Tecnologias |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | Universidade do Estado de Minas Gerais |
Palavras-Chave: | Jogos Digitais; Língua Portuguesa; Ensino/Aprendizagem. |
Mesa (1): | Neffer Luiza de Aguiar Pinheiro |
Mesa (2): | Priscilla Tulipa da Costa |
PALCOS DO EVIDOSOL/CILTEC-Online
UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS - Adriana Lourenço de Sá ,Elisângela Freitas da Silva, Marília Costa Machado
Parabéns pelo trabalho e bem-vindas ao Evidosol. A presença de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem está cada vez maior e, de fato, são muitos os benefícios que essas ferramentas proporcionam para aprendizes e professores, que contam com um recurso a mais na prática docente.
Em seu artigo, vocês citam alguns jogos digitais, mas não explicam ao certo qual foi o critério de escolha desse material. Quais características e/ou funcionalidades vocês levaram em consideração na seleção desses jogos apresentados/analisados?
Bom evento a todos!
Abs,
Priscilla Tulipa
Boa noite!
Os jogos digitais educativos são criados para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem proporcionando ao aluno a exploração de um mundo imaginário no qual podem aprender. Os jogos digitais oferecem a oportunidade dos alunos usarem o raciocínio, a lógica e habilidades para resolução de questões de forma mais eficiente do que seriam colocados em uma atividade comum. Ou seja, jogo digital pode despertar nos alunos habilidades e conceitos mais aprimorados. Vários jogos foram testados antes da escolha, que levou em consideração os seguintes critérios: acesso gratuito, facilidade de jogar e o jogo oferece dicas sobre as regras, principalmente no caso do acordo ortográfico e as classes gramaticais. Oura característica importante do jogo é que ao final de cada pergunta, o jogo apresenta a regra do acordo ortográfico para o aluno de forma que, em outras situações que ocorram o uso da mesma regra, ele possa acertar as questões.
Bom dia!
Os jogos digitais vêm ganhando espaço na sala de aula, por possibilitar que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma mais dinâmica e prazerosa, promovendo também uma interação maior entre os alunos e o professor. Ao levar os jogos para sala de aula o educador deve sempre ter em mente os objetivos que pretende atingir com tal recurso, de modo a ser bem criterioso na escolha e na execução de cada jogo.
Ah, sim! Muito bacana. Esses critérios, especialmente o de tipo de acesso (se pago ou gratuito), são muito importantes pois tornam os seus resultados mais fáceis de serem aplicados, por exemplo, por professores da rede pública de ensino, não é?!
Abs,
Priscilla
Ótimo trabalho!
Os jogos por si só são uma grande ferramenta de ensino, estimulam raciocínio lógico e criatividade...
Mesmo em jogos aleatórios é possível abstrair conhecimento, se forem jogos destinados ao ensino sem dúvidas desempenhará muito bem o papel de instrumento para aprendizagem!
Parabéns!
Olá, caros autores!
Não consegui acessar o artigo. Dá um erro de "arquivo não encontrado".
De qualquer forma quero parabenizá-los pela proposta apresentada. Acredito que dinâmicas lúdicas com jogos ou brincadeiras sempre agregam valor às aulas.
Sucesso
Boa tarde autores e participantes! Tentei abrir o artigo pra fazer a leitura, mas infelizmente aconteceu algo e deu erro! Enfim, eu gostei muito do tema do trabalho e pelos comentários anteriores deve ser um excelente trabalho. Parabéns aos autores!!
Olá Gerson!
Vou repassar o problema para a coordenação.
Aguarde.
Parabéns pelo excelente trabalho!Temática maravilhosa!
Achei muito interessante a ideia de utilizar jogos digitais como auxilio no processo de ensino e aprendizagem. Gostaria de conhecer algum desses jogos! Na minha época de preparação para o vestibular utilizei alguns jogos educativos , que me auxiliaram nas disciplinas de história, química, biologia e geografia.Os jogos eram bons ...embora na minha opinião acho que poderiam abordar mais sobre os assuntos que se referiam. Na minha opinião um jogo digital educativo que trouxesse bastante informações referentes ao assunto abordados, seria uma excelente estratégia para os alunos que não se interessam por aulas tradicionais.Mas que amam jogos digitais!