Título: | O GÊNERO DIGITAL MEME COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL |
Autores: | Elaine Teixeira da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivos: apresentar textos multimodais como recurso para o ensino de espanhol e inserir o gênero digital meme como recurso para a aprendizagem e para a prática dos letramentos linguístico e digital. A proposta surgiu a partir de uma atividade realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio com o tema “la jerga juvenil” o conteúdo proposto e eles deveriam pesquisar as gírias ou expressões espanholas e a partir delas criar textos multimodais com o gênero digital meme. Para ajudar os estudantes na pesquisa foi criada uma WebQuest para orientá-los tanto na pesquisa do conteúdo como na confecção do gênero digital. Como resultado, observamos que o gênero digital é um recurso que pode contribuir na aprendizagem da língua espanhola, pois os estudantes colocaram em prática o conhecimento sobre o conteúdo pesquisado. Concluímos que inserir o gênero digital meme na prática pedagógica pode contribuir para o ensino-aprendizagem, uma vez que o gênero está presente na cibercultura e circula no cotidiano do estudante principalmente nas redes sociais virtuais. Portanto, trazê-lo para dentro do ambiente escolar aproxima o ensino das novas formas de linguagem advindas com as tecnologias digitais. Buscamos apoio teórico em Marcuschi (2010), Rojo (2009, 2012), Cani; Coscarelli (2016), e outros. |
LEIA Artigo Completo em PDF: | |
Trilha Principal: | Produção Textual no Computador |
Trilha Opcional: | Linguagem e Tecnologia |
Área do conhecimento (CNPq): | TDIC para o ensino e aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos (REA), Letramentos, Multiletramentos e Multimodalidade no ensino de línguas, Formação de professores e a relação entre Literatura, Sociedade e Cultura na contemporaneidade |
Instituição: | Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ) e Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) |
Palavras-Chave: | gênero digital meme; multimodalidade; multiletramentos; WebQuest. |
Mesa (1): | Raquel Madrigal Martínez |
Mesa (2): | Daniervelin Renata Marques Pereira |
O resumo está de acordo com o conteúdo e explicita o objetivo principal do trabalho.
A ideia apresentada o início foi desenvolvida eficazmente e leva a uma conclusão clara.
As figuras não aportam informação fundamental ao texto.
O trabalho aporta a bibliografia utilizada, quer quando cita um autor, quer no apartado final das referências bibliográficas.
O texto explica como surgiu o estudo, como foram colhidos os dados e os resultados finais do estudo.
Todas as frases escritas por outros autores ficam referenciadas corretamente.
A ideia apresentada o início foi desenvolvida eficazmente e leva a uma conclusão clara.
A apresentação dos resultados está exprimida de maneira clara e responde aos objetivos
apresentados desde o início.
Embora a questão do emprego de ferramentas digitais tenha sido já desenvolvida por outros autores, esta proposta traz alguma originalidade no que diz respeito ao envolvimento do aluno nas atividades de aprendizagem.
As ideias do texto estão exprimidas de forma correta e perceptível.
Bom dia a tod@s!
Neste trabalho, a autora se dedica a apresentar uma interessante experiência de trabalho com memes no ensino de espanhol. Além de entender essa experiência de sala de aula, o leitor desse artigo vai acompanhar um processo de compartilhamento do recurso educacional aberto produzido ao longo da experiência.
Vale a pena ler e aprender com a autora como ensinar espanhol pelas multimodadades embasada nos princípios da educação aberta!
Parabéns à autora pelo trabalho!
abraço,
Daniervelin
Oi, Elaine, parabéns pelo belo trabalho!
Como sempre, você apresenta práticas inovadoras e criativas realizadas com seus alunos. Trabalhar com textos multimodais no ensino de línguas é um desafio atual e necessário. Além disso, compartilhar tudo isso de forma aberta para que todos possam ter acesso é também muito importante, e fomenta ainda mais o compartilhamento dos materiais originados dessa proposta.
Aprendo com vc!
Abraços.
Obrigada, Joyce!
Que bom que gostou e eu também aprendo muito contigo!
Abraços,
Elaine
Obrigada pelas considerações, Dani!
Parabéns pelo artigo, é de fato uma metodologia de ensino bastante interessante e de certo modo inovadora, hoje com a internet diversas pessoas estão conectadas diariamente, o gênero digital meme é bastante presente principalmente em redes sociais. Usar deste recurso para a aprendizagem de espanhol(assim como outras linguagens/disciplinas) é visivelmente uma boa fórmula.
Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo artigo, Elaine! Achei muito interessante, principalmente a questão do meme, visto que a propagação dele nas redes sociais são de enorme grandeza e já se tornou algo comum e popular, além de ser atrativo. O meme pode ser usado não somente para a disciplina de português, mas também em outras disciplinas.
Oi, Thaís!
O gênero meme é um recurso bem dinâmico para trabalhar, inclusive já usei com a disciplina de LP e tive resultados incríveis.
Espero que sirva de modelo para suas práticas.
Abraços,
Elaine
Obrigada pelas considerações, Sebastião!
Abraços,
Elaine
Parabéns, Elaine!!!!
Ótimo trabalho!!!!
Os textos multimodais exigem leituras semióticas, o que é muito bom!
Sabemos que, para ler um meme, não basta considerar apenas o código verbal, afinal, cada imagem é também um signo merecedor de leitura.
Também gostei muito da metodologia adotada por você. Já estou até pensando em fazer uma WebQuest com os meus alunos.
Abraços
Oi, Ingrid, que bom que gostou!
Gosto muito de trabalhar com a WebQuest e que maravilha ter te impulsionado com novas ideias.
Abraços,
Elaine
Prezada, parabéns pelo excelente trabalho.
Ano passado fiz um trabalho no mestrado com memes e whatsapp, foi muito legal, realmente foi super dinâmico e motivou a turma.
As metodologias ativas e construtivistas devem fazer parte do cotidiano do professor, sabemos que nem sempre é algo fácil para elaborar tais aulas, mas vale a pena quando estas se tornam significativas.
Um grande abraço e um bom evento.
Cíntia
Obrigada, Cíntia!
Realmente nem sempre é fácil, mas quando vemos os resultados faz valer a pena, não é mesmo?
Ótimo evento para você também!
Elaine
Olá, Elaine, querida professora!
Apesar de não estar inserida no contexto do ensino de espanhol, aprecio imensamente as contribuições sobre os gêneros digitais no meio escolar e percebo, através de seu estudo, o quanto os memes são ótimas oportunidades de se apropriar de um gênero comum ao cotidiano do aluno para tornar a aprendizagem significativa.
Sua pesquisa é de grande relevância!
Parabéns!
Att.,
Adriene Mello.
Oi, Adriene!
Que bom que gostou da proposta! Trabalhei com o gênero na disciplina de LP e foi tão gratificante quanto em Espanhol, e o melhor é que os alunos adoram produzir memes.
Abraços saudosos,
Elaine Teixeira
Elaine,
Obrigada por compartilhar sua metodologia de ensino cooperativa e dinâmica.
Parabéns pelo trabalho!
Obrigada, Danielle!
Fico feliz que tenha gostado da proposta.
Bom evento,
Elaine Teixeira
Olá Elaine!
Parabéns pela proposta!
Um abraço!
Oi, Clodoaldo!
Obrigada e bom evento!
Elaine
Mais um excelente trabalho que li durante o evento. Parabéns!
Obrigada, Mhdi!
Que bom que gostou!
Elaine