Marcelo El Khouri Buzato (UNICAMP)
Multimodalidade e letramentos na era da dadificação
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Resumo: Com as tecnologias digitais de Internet se tornando uma (hiper)mídia social e pessoal (hipertexto + multimídia + redes sociais), na virada do século, educadores e pesquisadores da área de letras e linguagens se voltam para o uso sociodiscursivo dos ambientes interativos/hipertextuais, estabelecendo o conceito de “letramento digital". Com a crescente inserção, nesses ambientes, de objetos multimídia, surge a noção de "multiletramentos", que em seguida passa a envolver, também, a produção, o compartilhamento e a reutilização de objetos digitais em rede. Com isso, as linguagens, os modos e as mídias passam a ser constantemente hibridizados e coagenciados na constituição de remixes e outras formas transtextuais obtidas por intermédio de algoritmos e linguagens formais que pulsam nos circuitos da máquina. Toda essa atividade sociodiscursiva multimodal, contudo, gera metadados que contextualizam, para os provedores de serviços, tanto os objetos em si quanto os seus interagentes, dados e metadados esses que são acumulados em grande escala, servindo de insumos a novas formas de produção de conhecimento por meio de análise estatística avançada e sistemas de inteligência artificial capazes de encontrar padrões correlativos entre dados advindos de fontes totalmente díspares, e, assim, gerando valor econômico para alguém. A mediação entre os padrões encontrados pela máquina e os insights do analista é feita por textos chamados " visualizações de dados", os quais começam a circular cada vez mais rapidamente por esferas institucionais outras que não as científicas, e mesmo pela esfera do cotidiano, isto é, no jornalismo, da administração de empresas, e na educação, por exemplo. Meu argumento nesse vídeo é o de que as visualizações de dados são o pivô de um tipo qualitativamente novo de multimodalidade na cena social, sobre a qual pesquisadores e educadores do campo das letras e das linguagens precisam debruçar-se para que possam contribuir com a formação de cidadãos capazes de se apropriar do processo geral da dadificacão, visando transformar suas realidades, ou, então, para resistir à visão de que o mundo, e eles mesmos, são entidades computáveis.
Palavras-chave: multimodalidade, dadificação, visualização de dados, letramento de dados, pós-humanismo
Minicurrículo: Marcelo Buzato é Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral realizado na Universidade da Califórnia em San Diego em 2015-2016. Atualmente é Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (2017 - 2019). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente na área de concentração Linguagem e Sociedade; linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada e da revista Trabalhos em Linguística Aplicada entre outras. Participa do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologias e Pós-humanidade/sociedade, do CNPq.
Mesa: Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)