CONFERÊNCIAS CONVIDADAS

As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)

 
Imagem de Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online
As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Comissão Organizadora do EVIDOSOL/CILTEC-Online - segunda, 19 nov 2018, 16:19
 

Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)

 

As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos

 

Acompanhe a conferência com os SLIDES disponíveis AQUI
Dê o PLAY no tocador abaixo e ouça a conferência em PODCAST. 

 

 

Resumo: A partir de exemplos empíricos e vivências possibilitadas pela atuação profissional no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nossa fala busca problematizar como noções e usos de tecnologias se atualizam de acordo com práticas de letramento em contextos diferentes e, sobretudo, para além da dicotomia campo-cidade. Notamos que as tecnologias e práticas letradas a elas vinculadas no cotidiano de estudantes e de comunidades em que atuamos podem diferir em relação ao que seria comum em outros contextos como, por exemplo, o de um centro urbano - local em que institutos que fazem pesquisas sobre letramentos costumam estar localizados. A partir disso, questiona-se o quanto os estudos em outros territórios, como o urbano, podem se aplicar com exatidão aos contextos do campo. Assim conhecer esses territórios e seus sujeitos se faz necessário. As experiências e vivências a serem apresentadas referem-se a textos produzidos a partir de aulas dos, projetos de ensino, pesquisa e extensão, ligadas à produção textual para letramentos; preocupados, assim, com uma produção significativa a partir de seus próprios contextos. Os resultados apontam para um projeto de autoria que fomenta a autonomia e os letramentos para além dos limites acadêmicos.

Palavras-chave: tecnologias, produção textual, autoria, autonomia, letramentos.

Mesas: Ana Cristina Ficke Matte (UFMG) e Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite (UFSJ)

 

Minicurrículo de Carlos Henrique Silva de Castro: Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - com período sanduíche na University of California in Santa Barbara - UCSB. Faz estágio pós-doutoral na UFMG com pesquisa acerca de letramentos digitais e educação do campo. Atua no Ensino Superior e na Pós-graduação na Universidade Federal dos Vales do Jequititinhonha e Mucuri – UFVJM. 

Minicurrículo de Luiz Henrique Magnani: Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas no programa de Linguagens e Tecnologias, professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, coordena o núcleo da UFVJM do Projeto Nacional de Formação de Professores “Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas”.

Imagem de Thais Cerqueira Faria
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Thais Cerqueira Faria - segunda, 19 nov 2018, 17:34
 

Boa tarde !

Muito interessante o trabalho de vocês! Parabéns!

Imagem de Mauricio T. Mendes
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Mauricio T. Mendes - segunda, 19 nov 2018, 18:23
 

Tarde, pessoal.

Então, sou aluno dos dois professores, 

Quando eles falam de autonomia e os projetos bacanas que deram certo, fiquei pensando, pois estou em uma escola do campo, nos faltam tantas coisas, mas quando temos exemplos inspiradores como as aulas e didáticas dos dois professores uma sobra de uma árvore vira espaço de aprendizagem.

Quando o Carlos fala de produção textual, fica muito mais interessante para o estudante escrever sobre algo que faz parte de sua trajetória. 

Quando fomos escrever sobre a biografia de um sujeito do campo, uma aluna do Ensino Médio resolveu escrever a história de sua avó, e ela conta que entrevistou sua avó e foi escrevendo tudo que ela contava. A aluna disse ter descobrido muitas coisas da vida de sua avó. Ao chegar em casa a aluna esqueceu seu caderno em cima da mesa, depois de alguns minutos, quando ela voltou para pegar o caderno viu seu pai aos prantos, ela disse que seu pai havia lido a história e se emocionou muito ao lembrar do passado. Segundo a aluna foi a primeira vez que ela viu seu pai chorar.

Ou o caso de outro aluno, que não fazia nada na sala de aula, mas quando fomos escrever do lugar onde vivemos, descobrimos ali um poeta. Ele escreveu sobre seu lar em versos e rimas. Várias pessoas elogiaram muito o poemas daquele aluno, que a partir de então viu que era capaz....

E há vários outros relatos. Sempre aprendemos muito trocando experiencias... Aprendi muito na Licenciatura em Educação do Campo. Obrigado Henrique e Carlos. Minha paixão por vocês é grande, me espelho em vocês.

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - segunda, 19 nov 2018, 18:55
 

É muito saber que vocês estão e estarão pelos Vales e pelo mundo espalhando essas sementes de autonomia e de conhecimento, Mauricio, Karina, Fávia e demais.

É uma honra fazer parte dessa história!

Imagem de Maria Karina Oliveira  Gonçalves
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Maria Karina Oliveira Gonçalves - segunda, 19 nov 2018, 18:33
 
Vocês estão desenvolvendo um ótimo trabalho no curso, a área de linguagens e códigos tem muito a agradecer pela inserção de conhecimento de vocês e as colaborações com projetos bacanas e trabalhos com propósito funcional para nós estudantes. Devo ressaltar que foram riquíssimas experiências desde o material do livro Memórias de Letramento, como as participações em projetos de comunicação comunitária e eventos on-line.
Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - segunda, 19 nov 2018, 18:56
 

Volte sempre, Karina! Estaremos por aqui nos eventos on-line e na universidade após o final do curso. :)

Foto para Perfil
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Flávia Moreira Chaves - segunda, 19 nov 2018, 18:51
 

Em primeiro lugar quero parabenizar ambos os professores pelo trabalho realizado, e dizer que é uma grande satisfação ser aluno de vocês, já na reta final do percusso formativo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), precisadamente na área Linguagens e Códigos, área essa que ambos domina muitíssimo bem.  Enfim, é um belíssimo trabalho e que como sabemos refleti muito bem nos aspectos que vocês vem trabalhando dentro do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC),  nos apontando o quão é importante associarmos as tecnologias nos meios de produção textuais, bem como avaliar esta no processo de ensino/aprendizagem, pois é nítida a necessidade de nos aliarmos a meios tecnológicos que venham favorecer e desenvolver o trabalho realizada tanto pelo educador como pelo estudante, ou seja, aliando-se as tecnologias como meio e suporte para um melhor desenvolvimento. Grata a ambos os professores, ao Carlos Henrique e ao Luiz Henrique pelos conhecimentos passados ao longo de 4 anos de formação. E dizer  a vocês que continue fazendo o diferencial na Educação do Campo, mostrança e apontando que na o é apenas o ensino rigoroso e tradicional que transmite conhecimento, há outras formas, como vocês sabem e vem desenvolvendo com seus alunos na LEC.

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - segunda, 19 nov 2018, 18:59
 

Bom saber que conseguimos despertá-los para essa sensibilidade para com os suportes tecnológicos necessários à construção do conhecimento, da troca de saberes, dos letramentos, Flávia. Estamos dando aos Vales ótimos novos professoras e professores! :)

Imagem de Lucilene Araujo Péres
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Lucilene Araujo Péres - sexta, 23 nov 2018, 20:39
 

Gostaria de parabenizar ambos os professores pelo excelente trabalho!

Imagem de Lucas Capita Quarto
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Lucas Capita Quarto - segunda, 19 nov 2018, 22:20
 

Primeiramente, eu gostaria de parabenizar os professores pelo trabalho. É gratificante poder adquirir tanto conhecimento com profissionais tão capacitados. É extremamente importante aliar as tecnologias com o processo de ensino/aprendizagem, pois estas surgem como uma metodologia de ensino capaz de facilitar e favorecer o trabalho realizado em sala de aula. 


Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - terça, 20 nov 2018, 19:35
 

Certamente as tecnologias são parte importante dos processos de aprendizagem, pois elas estão por aí, por toda a parte, e, então, não há como termos uma aprendizagem significativa se ignorarmos as tecnologias do nossos tempo. Gratos pela participação.

Imagem de Ana Carla Barros Sobreira
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Ana Carla Barros Sobreira - terça, 20 nov 2018, 08:38
 

Primeiro parabens pelo trabalho que vcs realizam, sem duvida deve ser uma experiencia gratificante. Segundo por me fazer refletir sobre o contexto do trabalho que vcs fazem, me refiro a pratica situada da licenciatura. Isso mostra que a academia se aproxima da sociedade e vice versa. Obrigada por compartilhar .

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - terça, 20 nov 2018, 19:34
 

Ana Carla, todo nosso esforço por aqui busca esse diálogo com as comunidades e a sociedade em geral. Às vezes conseguimos, outras nem tanto. Mas ficamos felizes em saber que estamos no caminho. E ficamos amedrontados com os cortes que podem impedir esses trabalhos me um futuro próximo. :(

Imagem de Hemerenciana Maria da Silva
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Hemerenciana Maria da Silva - terça, 20 nov 2018, 09:40
 

Parabéns professores pelo belíssimo trabalho. Inspiro muito no trabalho de vocês.

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - terça, 20 nov 2018, 19:32
 

Vc viu que mostramos o livro de vocês, Hemerenciana? Vocês tb têm um lugarzinho muito especial nos nossos corações. 

Imagem de Angela Moreira
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Angela Moreira - terça, 20 nov 2018, 11:16
 

Muito interessante o trabalho referente a educação no campo.


Angela 

Imagem de Ângela Rita Teixeira
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Ângela Rita Teixeira - terça, 20 nov 2018, 11:42
 

Muito bacana a abordagem feita. Parabenizo os autores, sobretudo porque sei que trata-se de um trabalho que eles fazem com muito respeito pelos povos do campo e enfatizo essa peculiaridade da Educação do Campo como educação que busca dialogar com a realidade das comunidades e construir a partir de tal. Há um diferencial de quem não se impõe,mas constrói junto. Isso ressignifica o processo de mediação do conhecimento.

Nesse contexto está também o uso das tecnologias e essa gama de diversidade existente no campo é que vai condicionar a forma de se lidar com elas para um melhor proveito educacional.

Educar por si só já uma tarefa bastante difícil, sobretudo nos dias de hoje em que somos assolados por mudanças rápidas e acesso a informações de forma cada vez mais veloz. Nesse mecanismo estão inseridas as escolas, debatendo-se fatigadas pelo anseio de buscar novas estratégias de acesso aos estudantes e que sejam mais atraentes e convincentes do que a parafernália tecnológica de comunicação que “domina” o mundo. (TEIXEIRA, 2017, p.03)

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - terça, 20 nov 2018, 19:31
 

Vindo de você essa observação sobre o respeito aos povos do campo, Ângela, eu só agradeço de todo o coração. Nossa tentativa é exatamente essa e sabemos que há muitas limitações, até pessoais nossas, para conseguir esse diálogo. Parece que estamos no caminho certo. 


Imagem de Amanda Figueiredo de Oliveira
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Amanda Figueiredo de Oliveira - terça, 20 nov 2018, 14:23
 

Boa tarde! Que projeto interessante! Eu moro perto do campo e vejo como seria essencial esse projeto na minha cidade! Parabéns pelo trabalho no curso! Tenho certeza que está fazendo total diferença na área que vocês estão focando (campo)! Parabéns novamente! 

Imagem de Tanier santos
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Tanier santos - terça, 20 nov 2018, 15:08
 

Quero parabenizar  os professores pelo trabalho realizado, acredito ser de suma importância esses projetos, pois fazem toda a diferença.



Tanier

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 12:55
 

Nós é que agradecemos sua participação.

Imagem de Joyce Fettermann
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Joyce Fettermann - terça, 20 nov 2018, 21:39
 

Parabéns, Carlos e Luiz Henrique,

Lindo trabalho!

Abraços.

Imagem de Angelo Cardoso Sá
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Angelo Cardoso Sá - terça, 20 nov 2018, 22:12
 

Excelente trabalho! Parabéns, professores!

Imagem de Mhdi Ibrahim Bader Khun
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Mhdi Ibrahim Bader Khun - terça, 20 nov 2018, 23:00
 

Adorei o trabalho, pois fez com que eu confirmasse ainda mais minha certeza de que as tecnologias são importantíssimas, nos dias de hoje, em processos de leitura e produção textual.

Excelente trabalho!

Imagem de JONH ELVIS COSTA MARTINS
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por JONH ELVIS COSTA MARTINS - quarta, 21 nov 2018, 09:23
 

Bom dia. A temática e as experiencias citadas no trabalho são de uma importância fundamental, pois muitas vezes estamos presos ao entendimento de que "tecnologia" se refere somente a um aparato moderno, que nem todos tem acesso e que não faz parte da realidade cotidiana de uma boa parte dos alunos, especialmente em áreas não urbanas. Foi um prazer conhecer este trabalho e alargar minha compreensão sobre a temática desta conferência.

Obrigado.

Abraço.

Imagem de Diego Araujo
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Diego Araujo - quarta, 21 nov 2018, 09:44
 

A formação de educadores por área de conhecimento, na perspectiva da licenciatura em educação no campo, almeja que os docentes contribuam significativamente na superação da disciplinarização dos saberes, ainda hegemônica nos currículos escolares em geral. Para tanto, o licenciado deve vivenciar em seu cotidiano acadêmico a valorização e a produção de conhecimentos e saberes contextualizados no mundo da vida rural, em particular os mundos do trabalho docente e do Campo. 

Achei um trabalho incrível e engrandecedor. Parabéns aos colegas pelo projeto. 

Imagem de Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite - quarta, 21 nov 2018, 10:40
 

Professores Carlos e Luiz,

primeiramente, quero parabenizá-los pelo trabalho robusto e de grande qualidade realizado por vocês. O curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri sempre me fascinou pela proposta de, realmente, levar em consideração o campo, as realidades campesinas, como vocês pontuam, nos ajudando a (re)pensar, a partir do componente territorial, as perspectivas da linguagem. A ideia de abordar as tecnologias de acordo com as possibilidades do lugar é maravilhosa, já que contempla o que já existe em determinado lugar ou comunidade “dialogando com aquela comunidade”, como mencionado no podcast. Pensar primeiro nas necessidades nos alunos, nas suas realidades, “ouvir mais” faz-se profícuo, na medida em que o conhecimento é construído com os alunos e não oferecido de modo top-down.

Entendo a produção do livro “Memórias de Letramentos”, bem como do jornal, como algo crucial para o trabalho de vocês, mas também para a comunidade em geral, uma vez que se pode conhecer um pouco mais as realidades campesinas. Os demais produtos são inspiradores. Muitas vezes pensamos como levar as novas tecnologias à sala de aula, mas sem antes pensar nas tecnologias que nosso aluno dispõe. Se fizermos bom uso delas e não só pensarmos em tecnologias de ponta, que, muitas vezes, estão distantes de nossas comunidades, conseguiremos ótimos resultados, como vocês o fizeram. O site que produziram também pode nos ajudar a pensar em práticas de letramentos para nossas realidades, claro, a partir de um diagnóstico para que conheçamos, a fundo, nosso público.

Enfim, o projeto é maravilhoso e, certamente, tem beneficiado os alunos, desenvolvendo sua autonomia e oferecendo um espaço de aprendizagem privilegiado a todos os envolvidos. Certamente, vou acompanhar a participação dos estudantes no Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre – UEADSL. Obrigada pelo compartilhamento!

Abraços,

Patrícia


Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 21 nov 2018, 21:12
 

Nó sé que agradecemos a atenção e o diálogo. Estamos desenvolvendo processos de ensino nesses contextos pouco valorizados pela pesquisa até a atualidade. Contamos sempre com sugestões e opiniões de vocês que nos dão a honra de nos ouvir. Gratos!

Imagem de Paula Daniele Pavan
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Paula Daniele Pavan - quarta, 21 nov 2018, 11:34
 

Olá,

Que belo trabalho que vocês estão desenvolvendo! Parabéns!!

Essa relação entre letramentos e autoria muito me interessa e pude observar que vocês tratam a autoria como protagonismo e autonomia.

Aí fiquei me perguntando: será que a autoria poderia entrar aí no Projeto como um conceito discursivo? Pensando no gesto de apropriação/interpretação de gêneros textuais/discursivos e na ocorrência de letramentos para a produção de novos/outros sentidos e para a constituição de um lugar de dizer?


Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 12:56
 

Ei, Paula! Acho que autoria deve ser pensado conceitualmente em diálogo com o entendimento do conceito de discurso, em diferentes correntes. Até porque buscamos promover a interação com ambientes de cadeias interativas reais, atentos aos processos de construção de sentido em suas complexidades na medida do que é possível vislumbrar. Creio que esse tipo de trabalho ultrapassa as questões comunicacionais e, portanto, chegam às discursivas. :)


Imagem de Paula Daniele Pavan
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Paula Daniele Pavan - quinta, 22 nov 2018, 17:14
 

Isso! Não é apenas comunicação, mas interlocução discursiva ;)

Imagem de Gerson Bruno Forgiarini de Quadros
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - quarta, 21 nov 2018, 15:11
 

Que baita trabalho! Adorei a abordagem dos autores sobre as propostas de produção textual. É muito legal ver como a comunidade se envolve com grandes projetos como este.

Parabéns aos autores pelo excelente trabalho desenvolvido. Continuem com esta proposta!

Sucesso.

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 21 nov 2018, 21:22
 

Muito obrigado, Gerson. Vamos testando, ampliando, alterando. Esperamos melhorar sempre. :)

Imagem de Anderson Silva
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Anderson Silva - quarta, 21 nov 2018, 15:34
 

Professores Luiz e Carlos, boa tarde!

Parabéns pelo trabalho! O slides e o podcast explicativo foram claros e objetivos, fazendo com que pudéssemos ter um panorama a respeito da contextualização e das peculiaridades do trabalho acadêmico  desenvolvido no norte de Minas.

É sempre uma satisfação ler e ouvir o relato do trabalho desenvolvido por acadêmicos comprometidos com a aprendizagem dos graduandos, considerando todo o contexto. Gostei muito da parte em que falaram a respeito da PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA e gostaria de saber mais detalhes a respeito dela dentro do cronograma semestral da universidade e carga horária do curso.

Abraços e bom evento.

Anderson Silva.

Imagem de Thawane Melo Moussa
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Thawane Melo Moussa - quarta, 21 nov 2018, 17:10
 

Parabéns, galera. Belo trabalho! :)

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 13:03
 

Ei, Anderson!

Resumidamente, nosso curso tem cerca de 3200 horas, o que é do mais do que o MEC exige para os cursos de licenciatura. 80% dessa carga horária é cumprida na universidade, em 6 semanas por semestre onde têm 8 horas de aula por dia de segunda a sábado. Os 20% que restam são feitos nas próprias comunidades com trabalhos diversos de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com os conhecimentos construídos no tempo das aulas na universidade. Nesse período em que estão em suas comunidades, recebem 2 visitas de 2 dias e meio cada por semestre de, pelo menos, um professor que os auxilia a planejar e a por em prática seus projetos. Nosso projeto pedagógico novíssimo ainda não está online, mas o de 2014 pode ser conferido aqui: http://site.ufvjm.edu.br/lec/projeto-pedagogico/.

Grato pela participação.

Imagem de Sandra Moreira da Silva
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Sandra Moreira da Silva - quarta, 21 nov 2018, 19:08
 

Boa tarde!

Primeiramente, quero elogiar os professores Luiz e Carlos pela iniciativa em nos proporcionar atividades interessantes como esta. É a terceira vez que participo deste tipo de evento e os temas abordados são bem relevantes. Ver o produto final de colegas e professores como mostrados aqui, me fazem ver que vale a pena todo o esforço que a gente faz e, além disso, me aponta o tipo de educação que devo também alimentar no meu exercício profissional. Realmente, quanto estudante de Linguagens e Códigos da Licenciatura em Educação do Campo (LEC), pude presenciar muitas discussões e reflexões acerca das realidades campesinas, linguagens e letramentos entre outras,  e, através disso, resgatar memórias e experiências silenciadas ao longo do tempo, muitas vezes, dentro do próprio contexto educacional. Lembro de quando relatei minha parte para compor o livro "Memórias de letramentos- vozes do campo", tem coisas que vivi que eu dificilmente pensaria que pudessem um dia ser parte de um livro e publicado. Na verdade, tem muitas coisas que reconheci e aprendi a valorizar a partir das reflexões nas aulas da Lec e por ouvir experiências dos colegas, como, por exemplo, sobre as linguagens e letramentos. E posso afirmar que é uma sensação muito boa transformar nossas experiências em produções textuais e ver isso dando resultado.


Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 13:04
 

Vocês são um sucesso, Sandra! :)

Imagem de Jaiza Fernandes
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Jaiza Fernandes - quarta, 21 nov 2018, 20:27
 

Olá, Carlos Henrique e Luiz Henrique!

A temática e proposta de trabalho que vocês trazem para discussão nesse evento é bastante relevante, sobretudo, por ser desenvolvido com pessoas do campo que muitas vezes não tem espaço para apresentarem suas experiências, seus relatos. 

Vale salientar que o que vocês propõem  nas experiências com as licenciaturas é o que quase sempre a gente sente falta nos cursos de formação e, por conseguinte, nas práticas de sala de aula, ou seja, autorias, a partir de letramentos para a conquista da autonomia que se objetiva na formação de professores e alunos.

Visitei o site repositório do livro "Memórias de letramentos: vozes do campo" e apesar da simplicidade dos textos, a proposição dessas atividades são de grande valia para formação de alunos autores e autônomos. 

Sucesso! Abraço!

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 13:05
 

Gratos, Jaíza!

Imagem de Marco Antônio Peixoto
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Marco Antônio Peixoto - sexta, 23 nov 2018, 20:09
 

Professores Carlos e Luiz, parabéns! Excelente o trabalho que vocês desenvolvem em prol da Educação do Campo. 

Imagem de Carlos Henrique Silva de Castro
Re: As tecnologias na produção textual na Licenciatura em Educação do Campo: autoria, autonomia e letramentos - Carlos Henrique Silva de Castro (UFVJM/UFMG) e Luiz Henrique Magnani (UFVJM)
por Carlos Henrique Silva de Castro - quarta, 28 nov 2018, 13:05
 

Gratos, Marco! :)