GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS

GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS

 
GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
sábado, 9 nov 2019, 17:39

Autores:Thalyta Nogueira de Araujo; Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga
Resumo:

Reunimos neste trabalho, pesquisas que contemplassem metodologias desenvolvidas no Brasil na área de Geografia e que focassem a adaptação de materiais didáticos para o ensino de pessoas com deficiência visual. Foi realizado um levantamento bibliométrico na base de dados do Google Acadêmico e da Revista Benjamin Constant, de trabalhos indexados em periódicos e anais de congressos nacionais entre os anos de 2011 e 2016. Os resultados apresentados nesta pesquisa apresentarão sugestões de estratégias para professores de Geografia que atendem alunos com deficiência visual em sala de aula elaborarem aulas inclusivas sobre conteúdos geográficos promovendo a participação e interação de toda a turma.

LEIA Artigo Completo em PDF:Documento PDF CILTec.pdf
Trilha Principal:Educação e Tecnologias
Trilha Opcional:
Área do conhecimento (CNPq):
Instituição:Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Palavras-Chave:Palavras-chave: geografia inclusiva; metodologias de ensino; deficientes visuais.
Mesa (1):Geyse Araujo Ferreira
Mesa (2):Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues

Imagem de Hugo Fernandes de Oliveira Barros
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Hugo Fernandes de Oliveira Barros - segunda, 11 nov 2019, 10:07
 

O tema abordado, nos mostra uma interação a matéria especifica que e geografia, adaptando um novo conhecimento de aprendizagem a alunos com deficiência visual, dando-os um novo conceitos a palavra aprendizagem, podendo ter uma nova interação entre colegas e pessoas sem deficiência, adaptando matérias e auxiliando o aluno, uma forma diferente e melhor de ensinar, podendo talvés ser usadas e outras disciplinas.

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - terça, 12 nov 2019, 00:41
 

Agradecemos o seu comentário, Hugo. Realmente, quando optamos por adaptar um conteúdo para alunos com deficiência, devemos ter em vista que todos os demais alunos da classe serão beneficiados. A inclusão não se trata apenas do aluno deficiente, mas de toda a turma envolvida no processo de ensino. Todos ganham!

Imagem de Adriana Oliveira Bernardes
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Adriana Oliveira Bernardes - segunda, 11 nov 2019, 13:47
 

Olá!

Parabéns as autoras! O trabalho ficou muito bom e é extremamente relevante! Para que a inclusão ocorra nas escolas é necessário que o professor trabalhe dentro das especificidades do aluno e para isso é importante que utilize recursos adequados e tais recursos infelizmente nem sempre estão disponíveis.

O número de trabalho na área é pequeno e fazer com que tais informações cheguem aos professores também não é tarefa fácil, nem sempre o material criado pelos pesquisadores é disponibilizado aos professores na escola, eles terão que chegar ao professor através de artigos e a maioria não lê.

Eu gostaria de saber se vocês já tiveram contato com os alunos cegos e buscaram entender suas necessidades para o ensino?

Parabéns!

Adriana

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - terça, 12 nov 2019, 00:47
 

Agradecemos o seu comentário, Adriana. Sim, somos mestras em Cognição e Linguagem e temos pesquisas na área inclusiva, voltadas para o ensino de deficientes visuais (DV). Através de algumas dessas pesquisas foi possível observar que os DV passam por muitos percalços no ambiente de ensino, o professor atualmente diz não ter tempo e/ou recurso para adaptar material e atender as necessidades do aluno, isso acaba privando o estudante do ensino em sua totalidade. É um caminho um tanto árduo, precisamos ter em mente e inserir na mente dos professores que no processo de inclusão todos os alunos saem ganhando, não só os deficientes, pois todos terão acesso ao material, logo, seus conhecimentos serão ampliados. O foco precisa ser no todo!

Imagem de Eliana Brochado
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Eliana Brochado - quarta, 13 nov 2019, 16:49
 

Parabéns pela pesquisa, Thalyta e Mariana. A temática escolhida é muito relevante.

Concordo que, muitas vezes, o professor não têm orientação técnica e didática para lidar com alunos especiais.

Além das obras indicadas no artigo, há outras sugestões de leitura sobre a temática?

Abraços!

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - quarta, 13 nov 2019, 22:18
 

Agradecemos o comentário, Eliana. 

Sugerimos autores como Gerson Mol e Eder Pires de Camargo. Eles desenvolvem trabalhos bem práticos na área inlcusiva.


Sds. 

Imagem de Eliana Brochado
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Eliana Brochado - quinta, 14 nov 2019, 18:06
 

Obrigada pelas indicações...

Abraço!

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - segunda, 18 nov 2019, 19:13
 
Disponha! 
Imagem de Angélica Tommasini
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Angélica Tommasini - quarta, 13 nov 2019, 20:19
 

Parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo grupo! Precisamos debater mais sobre metodologias inclusivas.

Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - quarta, 13 nov 2019, 22:20
 
Agradecemos o comentário, Angélica! 

A inclusão é uma área que necessita de muitos debates. Os nossos alunos precisam receber a atenção devida e cabe a nós pesquisadores fomentarmos essa luta.

Sds.
Imagem de Gustavo Rocha
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Gustavo Rocha - sexta, 15 nov 2019, 14:17
 
Parabéns pelo trabalho, pessoal. 
Inclusão social é palavra de ordem do momento e a proposta de vocês está muito bem articulada e contextualizada. 
Em minha escola, temos alguns alunos especiais e estamos tendo alguns desafios quanto a inclusão deles. 
Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - segunda, 18 nov 2019, 19:12
 

Agradecemos o seu comentário, Gustavo! A inclusão sempre é um desafio, cabe a nós transpormos o mesmo com nossas atitudes voltadas a fornecer novas possibilidades aos alunos.

Sds.

Imagem de Ana Clara de Souza
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Ana Clara de Souza - sábado, 16 nov 2019, 12:29
 
O tema abordado é de extrema importância para a educação brasileira e nos faz ver como é precário  os recursos para a inclusão de alunos com deficiência visual.
Parabéns pelo trabalho meninas!
Imagem de Thalyta Nogueira de Araujo
Re: GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS: METODOLOGIAS INCLUSIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
por Thalyta Nogueira de Araujo - segunda, 18 nov 2019, 19:14
 

Agradecemos o seu comentário, Ana Clara. Ainda hoje existem poucos trabalhos desenvolvidos em determinadas áreas do ensino. Cabe a nós incrementarmos esse quantitativo. 


Sds.