Autor: | Alisson Gutemberg |
Resumo: | De modo geral, o jornalismo online tem sua gênese nos anos 1990 com a transposição de conteúdos do impresso, do rádio e da TV para a web. Ainda assim, ao longo do tempo, o seu desenvolvimento tem se dado de modo gradual. Quanto a isso, por exemplo, autores como |
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Trilha Principal: | Jornalismo na Internet |
Trilha Opcional: | |
Área do conhecimento (CNPq): | |
Instituição: | UFRN |
Palavras-Chave: | jornalismo online; jornalismo móvel; dispositivos móveis |
Mesa (1): | Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares |
Mesa (2): | Ludmila Ferrarezi |
Boa tarde. Sou o autor do texto. Gostaria, primeiramente, de saudar a mesa. Em seguida, me colocar à disposição para sanar qualquer dúvida e / ou questão referente ao trabalho.
Desejo um grande evento!
Olá! Bem-vindos ao XIII Ciltec Online! O texto apresentado nesse fórum é de grande relevância na conjuntura atual marcada por uma revolução midiática. No âmbito do jornalismo da chamada quarta geração, no qual o público deixa de ocupar uma posição passiva, atuando, muitas vezes, como um coautor e não apenas consumidor da notícia, como se aplicam os ideais de credibilidade e veracidade? Quais problemáticas envolvem essa participação do público? Bom evento a todos!
Obrigado. Realmente, toda essa discussão, acerca da produção de informações em meio a um contexto pós-massivo (André Lemos), tem sido uma importante questão na contemporaneidade. Inclusive, referente aos rumos das democracias em meio a um cenário em que a concentração da emissão de conteúdo foi quebrada. De fato, há aspectos significativos nesse processo, como uma maior democratização na produção conteúdo/informação; mas, ao mesmo tempo, diversos pesquisadores têm se debruçado acerca da proliferação das chamadas fake news, por exemplo, em diversos campos da sociedade. E, nesse caso, os dois processos são partes de um mesmo cenário. Por fim, acredito que essa é uma discussão que permanecerá em evidência ainda por um bom tempo ainda.
Olá Alisson, com certeza essa discussão não termina por aqui. Obrigada por apresentá-la no evento!
Ola Alisson
Trabalho interessante!
Gostaria de saber de você... até que ponto acredita que essa ubiquidade é boa para o ensino? o que acredita como perspectiva de futuro para o ensino e o jornalismo com dispositivos móveis na escola?
Att. Gabriel
Boa tarde, Gabriel. Acredito que as novas ferramentas de comunicação se configuram como uma importante ferramenta de aprendizagem. Há potencialidades múltiplas que podem ser exploradas no processo de ensino. No que se refere, em específico, à relação entre jornalismo e escola, vale ressaltar que vivemos uma era de "explosão" informacional, e, dado todo esse contexto, torna-se cada vez mais crucial se entender as linguagens da mídia. E esses aparatos, por exemplo, são ferramentas que favorecem a isso.
Obrigado!
Parabéns pelo trabalho.
Trabalhar com novas tecnologias é essencial em nossa era.
Gostei muito de sua proposta de trabalho com noticias; muito importante para os alunos.
Obrigado, Gustavo
Prezado Alisson,
Seu texto contribui para pensar o jornalismo nos dias de hoje. Parabéns pelo trabalho. A migração do jornalismo tradicional para a web foi bem rápida, considerando outras etapas históricas em que transformações na linguagem, no formato, no público e no suporte ocorreram.
Bem mais rápida foi a migração para os telefones celulares. Agora, após o advento de ferramentas como o Whatsapp novas mudanças já estão ocorrendo. Dá para imaginar que esses novos suportes farão una nova revolução, imediatamente.
Bom dia, Pedro.
É verdade. E uma revolução que perpassa, por exemplo, por novas formas de planejamento do texto jornalístico.